, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
-
Entretextos v. 22 n. 3 (2022) - Artigo para volume atemático
Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguística
Resumo PDF -
Entretextos v. 22 n. 4Esp (2022): Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula - Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula
Geossociolinguística e ensino: o grau diminutivo dos substantivos
Resumo PDF -
Entretextos v. 23 n. 2 (2023) - Artigos
Análise de erros ortográficos de alunos do primeiro ano da alfabetização: uma proposta sociolinguística
Resumo PDF -
Entretextos v. 23 n. 4 (2023): Atem´ático - Artigos
Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica
Resumo PDF -
Entretextos v. 23 n. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica - Expediente
Expediente
Resumo PDF -
Entretextos v. 23 n. 4 (2023): Atem´ático - Expediente
Expediente
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 1 (2010) - Artigos
A necessidade do professor reflexivo para o uso crítico dos materiais de apoio ao ensino e à aprendizagem de língua estrangeira
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 1 (2010) - Artigos
“A praça” versus “Dormi na praça”: uma comparação intersemiótica entre duas canções construídas sobre um mesmo tema
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 1 (2010) - Artigos
Crenças: considerações do alunado em relação ao ensino de Língua Portuguesa
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 1 (2010) - Artigos
Estudo de elementos de persuasão em um comercial publicitário das Casas Bahia
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 1 (2010) - Artigos
Os valores semânticos das preposições “a” e “para” em manuscritos dos séculos XVIII e XIX
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 1 (2010) - Artigos
Semiótica e campos lexicais: uma metodologia de abordagem do texto na escola
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 1 (2010) - Expediente
Entretextos, Londrina, v.10, n.1, p.01-309, jan./jun. 2010
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 1 (2010) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
Entretextos v. 11 n. 1 (2011) - Artigos
Incorporación y transcripción del léxico griego al latín en la Época Augústea, a través de las Odas de Horacio
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 2 (2010) - Artigos
A influência da língua árabe no português brasileiro: a contribuição dos escravos africanos e da imigração libanesa
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 2 (2010) - Artigos
Inglês como língua franca: um olhar sobre programas disciplinares de um curso de formação inicial de professores de inglês
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 2 (2010) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
Entretextos v. 10 n. 2 (2010) - Expediente
Expediente
Resumo PDF -
Entretextos v. 11 n. 1 (2011) - Artigos
O gênero notícia em aulas de Português Instrumental de um curso técnico de nível médio: uma experiência interacionista sociodiscursiva
Resumo PDF -
Entretextos v. 11 n. 2 (2011) - Artigos
Modelo de formação continuada do PDE-PR: o diálogo necessário entre escola básica e ensino superior?
Resumo PDF -
Entretextos v. 11 n. 2 (2011) - Artigos
O ensino de língua portuguesa nos cursos de formação de docentes em nível médio: a visão do professor formador
Resumo PDF -
Entretextos v. 11 n. 1 (2011) - Artigos
Marcas da oralidade em textos escolares
Resumo PDF -
Entretextos v. 11 n. 1 (2011) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
Entretextos v. 11 n. 1 (2011) - Expediente
Entretextos, Londrina, v.11, n. 01, p. 01-188, jan./jun. 2011.
Resumo PDF -
Entretextos v. 12 n. 1 (2012) - Artigos
Análise do ensaio “da crueldade”, de Michel de Montaigne, a partir dos estudos em língua falada e interação verbal
Resumo PDF -
Entretextos v. 11 n. 2 (2011) - Expediente
Entretextos, Londrina, v. 11, n. 02, p. 1-199, jul./dez. 2011.
Resumo PDF -
Entretextos v. 13 n. 1 (2013) - Artigos
O ensino de línguas via gêneros: possíveis abordagens teórico-metodológicas
Resumo PDF -
Entretextos v. 12 n. 1 (2012) - Artigos
A linguagem como expressão do agir no ambiente de trabalho
Resumo PDF -
Entretextos v. 11 n. 2 (2011) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
Entretextos v. 12 n. 2 (2012) - Artigos
Análise dos recursos argumentativos de uma propaganda da Natura Ekos
Resumo PDF -
Entretextos v. 12 n. 2 (2012) - Artigos
O índio no TV Xuxa: uma análise semiótica
Resumo PDF -
Entretextos v. 12 n. 1 (2012) - Artigos
Marcadores discursivos de língua inglesa empregados em conversação digital via skipe
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
A produção, o desenvolvimento e os resultados de trabalho com uma sequência didática de cartas para pen pal
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
O discurso do presidente Lula sob a ótica da variação linguística
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
Grupo de estudos: a visão dos professores em relação ao ensino de língua portuguesa
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
O fator idade e o processo de aprendizagem de língua estrangeira
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
Revisitando o livro didático: a variação lingüística e o ensino de língua
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
Perspectivas teóricas no processo de formação de professores: da racionalidade técnica às contribuições do interacionismo sociodiscursivo
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
O que dizem os blogs sobre a formação de professores de línguas estrangeiras
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
O gênero história em quadrinhos no livro didático: leitura-fruição ou apropriação?
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
A reconstituição dos sentidos do jingle político por meio da semiótica
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
Os relatos míticos indígenas: um instrumento para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
Um debate sobre a produção textual sugerida no ENEM e as atividades de linguagem praticadas na escola
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
Funções pragmáticas da duplicação de clíticos: mostras no gênero HQ
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Resenhas
Documentos I - Os primeiros passos de um Atlas Lingüístico Nacional
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Expediente
Entretextos, Londrina, v. 06, n. 01, jan./dez. 2006.
Resumo PDF -
Entretextos v. 16 n. 1 (2016) - Artigos
Observação da macro e microestrutura e análise da unidade léxica "Deus" no dicionário Aurélio
Resumo PDF -
Entretextos v. 12 n. 2 (2012) - Artigos
Procedimentos de manutenção de tópico na sustentação oral em defesa de Cesare Battisti no Supremo Tribunal Federal
Resumo PDF -
Entretextos v. 13 n. 1 (2013) - Artigos
Coordenação na língua kaingang
Resumo PDF -
Entretextos v. 13 n. 1 (2013) - Artigos
O humor nas “tiras abençoadas”: em busca dos sentidos
Resumo PDF -
Entretextos v. 13 n. 1 (2013) - Artigos
Algumas mudanças ortográficas do português no Brasil observadas e discutidas a partir de uma crônica de 1932
Resumo PDF -
Entretextos v. 12 n. 2 (2012) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
Entretextos v. 13 n. 1 (2013) - Artigos
A variação estilística na fala dos moradores castrenses e londrinenses: em busca do diminutivo –inho
Resumo PDF -
Entretextos v. 13 n. 1 (2013) - Artigos
Chevrolet e público feminino: a hibridização na propaganda
Resumo PDF -
Entretextos v. 14 n. 1 (2014) - Artigos
Língua estrangeira no ensino fundamental: uma experiência baseada no trabalho com gênero textual
Resumo PDF -
Entretextos v. 13 n. 2 (2013) - Artigos
Concepções de linguagem: gramática de língua portuguesa e ensino de língua materna
Resumo PDF -
Entretextos v. 13 n. 2 (2013) - Artigos
Da dissertação ao ensaio escolar: uma nota sobre essa transformação
Resumo PDF -
Entretextos v. 13 n. 2 (2013) - Artigos
Balanço crítico da Geolinguística brasileira e a proposição de uma divisão
Resumo PDF -
Entretextos v. 13 n. 2 (2013) - Artigos
A argumentatividade da cor-informação na mensagem publicitária do Banco Itaú
Resumo PDF -
Entretextos v. 7 n. 1 (2007) - Artigos
A semiótica da imagem em “Provérbios flamengos”, de Bruegel
Resumo PDF -
Entretextos v. 7 n. 1 (2007) - Artigos
Reflexões sobre a influência da língua materna Kaingang no aprendizado do Português como segunda língua
Resumo PDF -
Entretextos v. 7 n. 1 (2007) - Artigos
A preservação da face no texto falado: os procedimentos de atenuação enquanto estratégias sócio-interacionais
Resumo PDF -
Entretextos v. 16 n. 1 (2016) - Artigos
Atitudes linguísticas em relação ao falante não-nativo nos Estados Unidos
Resumo PDF (English) -
Entretextos v. 14 n. 1 (2014) - Artigos
A hibridização e os efeitos de sentido na propaganda
Resumo PDF -
Entretextos v. 17 n. 1 (2017) - Artigos
Leitura crítica de texto multimodal em língua inglesa: uma proposta didática
Resumo PDF -
Entretextos v. 17 n. 1 (2017) - Artigos
O cordel como um gênero do discurso presente em materiais didáticos em uma perspectiva da variação linguística
Resumo PDF -
Entretextos v. 17 n. 1 (2017) - Artigos
Estilística Léxica e o Discurso Jurídico nas Sentenças da Vara Maria da Penha no Combate à Violência Doméstica Contra a Mulher
Resumo PDF -
Entretextos v. 18 n. 2 (2018) - Artigos
Variação linguística e a construção de identidade de jovens indígenas no MS
Resumo PDF -
Entretextos v. 18 n. 1Supl. (2018): Dossiê: tecnologias digitais e práticas de ensino de línguas: materna e adicionais/estrangeiras - Artigos
Leitura em infográfico web: multimodalidade em sala de aula
Resumo PDF -
Entretextos v. 18 n. 1Supl. (2018): Dossiê: tecnologias digitais e práticas de ensino de línguas: materna e adicionais/estrangeiras - Artigos
Narrativas sequenciais em destaque: um estudo sobre o gênero HQtrônica e sua dinâmica em sala de aula
Resumo PDF -
Entretextos v. 18 n. 1Supl. (2018): Dossiê: tecnologias digitais e práticas de ensino de línguas: materna e adicionais/estrangeiras - Artigos
Poemas na mídia podcast - uma proposta para o trabalho com oralidade nas aulas de língua portuguesa como língua materna
Resumo PDF -
Entretextos v. 18 n. 1Supl. (2018): Dossiê: tecnologias digitais e práticas de ensino de línguas: materna e adicionais/estrangeiras - Artigos
Da leitura literária ao leitor plural: caminhos possíveis a partir dos multiletramentos
Resumo PDF -
Entretextos v. 18 n. 1Supl. (2018): Dossiê: tecnologias digitais e práticas de ensino de línguas: materna e adicionais/estrangeiras - Artigos
Letramento digital e literatura: saberes literários no mundo digital
Resumo PDF -
Entretextos v. 18 n. 1Supl. (2018): Dossiê: tecnologias digitais e práticas de ensino de línguas: materna e adicionais/estrangeiras - Artigos
É o que está acontecendo: proposição didática para o desenvolvimento do letramento em língua estrangeira a partir do gênero tweet
Resumo PDF -
Entretextos v. 18 n. 1Supl. (2018): Dossiê: tecnologias digitais e práticas de ensino de línguas: materna e adicionais/estrangeiras - Artigos
Leitura e produção de textos digitais: uma abordagem multimidiática do gênero meme
Resumo PDF -
Entretextos v. 18 n. 1Supl. (2018): Dossiê: tecnologias digitais e práticas de ensino de línguas: materna e adicionais/estrangeiras - Artigos
O uso de objetos de aprendizagem para o ensino de espanhol como língua estrangeira: análise e propostas didáticas
Resumo PDF -
Entretextos v. 18 n. 2 (2018) - Artigos
Linguagem, memória e processo na dramaturgia de Nelson Rodrigues
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 2 (2019) - Artigos
A argumentação no discurso político de Donald Trump sobre imigração
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 1 (2019): Dossiê:“O agir educacional na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo: dos objetos de ensino às atividades didáticas” - Artigos
A Parábola como instrumento linguístico mediador na pedagogia de Jesus acerca do Reino
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 1 (2019): Dossiê:“O agir educacional na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo: dos objetos de ensino às atividades didáticas” - Artigos
Os gêneros textuais e o vestibular da UEM: entre o que é prescrito nos documentos oficiais e o que é cobrado dos candidatos
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 1 (2019): Dossiê:“O agir educacional na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo: dos objetos de ensino às atividades didáticas” - Artigos
O gênero micronarrativa em contexto digital pela perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 1 (2019): Dossiê:“O agir educacional na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo: dos objetos de ensino às atividades didáticas” - Artigos
Estilo e tipos de discurso na reportagem do gênero revista eletrônica
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 1 (2019): Dossiê:“O agir educacional na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo: dos objetos de ensino às atividades didáticas” - Artigos
A realização da sequência narrativa no cordel
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 1 (2019): Dossiê:“O agir educacional na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo: dos objetos de ensino às atividades didáticas” - Artigos
Produção de sequência didática com base no gênero infográfico em língua inglesa: um olhar para o processo de transposição didática
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 1 (2019): Dossiê:“O agir educacional na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo: dos objetos de ensino às atividades didáticas” - Artigos
Da normatividade à subjetividade: nuances do agir-prescritivo educacional na EaD
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 1 (2019): Dossiê:“O agir educacional na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo: dos objetos de ensino às atividades didáticas” - Artigos
Entre dizeres e fazeres: evidências de um processo de formação continuada
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 1 (2019): Dossiê:“O agir educacional na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo: dos objetos de ensino às atividades didáticas” - Artigos
Análise de “campaignposters”: um repensar sobre a educação ambiental
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 1 (2019): Dossiê:“O agir educacional na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo: dos objetos de ensino às atividades didáticas” - Artigos
Entre o trabalho planificado e o realizado: configurações do agir docente de uma professora de Inglês para crianças no estágio supervisionado
Resumo PDF -
Entretextos v. 19 n. 2 (2019) - Artigos
Representações de alunos do Ensino Médio sobre Língua Inglesa
Resumo PDF -
Entretextos v. 22 n. 3 (2022) - Artigo para volume atemático
Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia
Resumo PDF -
Entretextos v. 21 n. 2 (2021) - Expediente
Expediente
Resumo PDF -
Entretextos v. 21 n. 3Esp. (2021): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Formação de Professores de Português como língua estrangeira (PLE): um panorama atual - Expediente
Expediente
Resumo PDF -
Entretextos v. 22 n. 1 (2022) - Expediente
Expediente
Resumo Expediente -
Entretextos v. 23 n. 1Esp (2023): Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz - Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz
O contributo das sequências didáticas para o desenvolvimento da escrita acadêmica: uma experiência on-line
Resumo PDF -
Entretextos v. 12 n. 1 (2012) - Artigos
O uso da reformulação retórica e da hesitação na conquista da audiência em Reality shows
Resumo PDF -
Entretextos v. 6 n. 1 (2006) - Artigos
Dificultades enfrentadas por professores no processo de ensino e aprendizagem da lingua espanhola
Resumo PDF -
Entretextos v. 13 n. 1 (2013) - Artigos
Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio
Resumo PDF -
Entretextos v. 17 n. 2 (2017) - Artigos
Abordagem sociolinguística em coleções aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático
Resumo PDF -
Entretextos v. 18 n. 1Supl. (2018): Dossiê: tecnologias digitais e práticas de ensino de línguas: materna e adicionais/estrangeiras - Artigos
Leitura imagética de um curta-metragem: o uso das novas tecnologias no ensino de língua inglesa
Resumo PDF