Crenças: considerações do alunado em relação ao ensino de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n1p123

Palavras-chave:

Crenças, Ensino, Língua portuguesa

Resumo

O presente trabalho discute os resultados de uma pesquisa realizada com alunos da rede pública de ensino, quanto às crenças (valoração positiva ou negativa) em relação ao ensino de língua portuguesa. Baseando-se em preceitos de Wallace Lambert (1972), com relação à psicologia da linguagem, busca-se analisar as crenças e eventuais atitudes dos alunos em relação ao ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, foram aplicados questionários com oito questões a dez estudantes (ambos os sexos, na faixa etária de 15 a 16 anos) do segundo ano do ensino médio de um tradicional colégio na região central de Londrina – PR. Os resultados geraram cinco gráficos para auxílio da visualização das respostas dos entrevistados. Concluiu-se que: (i) as crenças negativas se encontram mais atreladas ao professor; (ii) os alunos não conseguem estabelecer uma relação entre o ensino de língua portuguesa e sua aplicação na vida profissional, pelo distanciamento dos métodos de ensino de sua realidade social; (iii) as alunas apresentam maior desenvoltura no uso da linguagem ao responder o questionário do que os alunos.

Biografia do Autor

Greize Alves da Silva-Poreli, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.

Vanessa Yida, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.

Vanderci de Andrade Aguilera, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

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Como Citar

SILVA-PORELI, Greize Alves da; YIDA, Vanessa; AGUILERA, Vanderci de Andrade. Crenças: considerações do alunado em relação ao ensino de Língua Portuguesa. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 1, p. 123–139, 2010. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n1p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/5490. Acesso em: 22 jul. 2024.

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Artigos