BNCC de Língua Portuguesa: um olhar comparativo entre as fases do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p78

Palavras-chave:

BNCC, Gêneros textuais, Ensino da Língua Portuguesa

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento prescritivo que norteia processos de ensino e aprendizagem quanto aos conteúdos e habilidades tidas como essenciais aos alunos em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Diante de sua importância, essa pesquisa visa confrontar seções do documento que tratam da área da Linguagem e do componente Língua Portuguesa na fase final do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A interpretação dos dados, com apoio de uma análise documental de conteúdo, busca respaldo na noção de gêneros textuais/discursivos como objetos do letramento escolar e em conceitos basilares para a compreensão do texto da BNCC, como práticas de linguagem, competência e habilidade e campos da atuação. Os resultados apontam, entre outros aspectos, que a BNCC do Ensino Médio busca, em relação ao Ensino Fundamental, aprofundar aspectos políticos, sociais e culturais relacionados aos gêneros de referência social para o ensino, a partir de uma abordagem mais crítica e autônoma, dando ênfase à inserção de gêneros próprios dos letramentos digitais contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Prado Xiriqueira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Eliana Merlin Deganutti Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora adjunta da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio.

Referências

BAKHTIN, Mikhtin. Gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhtin. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Gêneros textuais e práticas de letramento: a temporalidade verbal no gênero crítica cinematográfica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 177-200, 2009.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012. 359 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/7._Orienta%C3%A7%C3%B5es_aos_Conselhos.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino médio inovador. Brasília, DF: MEC, [2020]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13439:ensino-medio-inovador. Acesso em: 16 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ROJO, Roxane. Novos multiletramentos e protótipos de ensino: por um Web-Currículo. In: CORDEIRO, Glais Sales; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; GONÇALVES, Adair Vieira (org.). Letramentos, objetos e instrumentos de ensino: Gêneros textuais, sequências e gestos didáticos. Campinas, SP: Pontes, 2017. p. 189-216.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

XIRIQUEIRA, Natália Prado; BARROS, Eliana Merlin Deganutti. BNCC de Língua Portuguesa: um olhar comparativo entre as fases do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 2, p. 78–95, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n2p78. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/41675. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos