BNCC de Língua Portuguesa: um olhar comparativo entre as fases do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p78

Palavras-chave:

BNCC, Gêneros textuais, Ensino da Língua Portuguesa

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento prescritivo que norteia processos de ensino e aprendizagem quanto aos conteúdos e habilidades tidas como essenciais aos alunos em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Diante de sua importância, essa pesquisa visa confrontar seções do documento que tratam da área da Linguagem e do componente Língua Portuguesa na fase final do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A interpretação dos dados, com apoio de uma análise documental de conteúdo, busca respaldo na noção de gêneros textuais/discursivos como objetos do letramento escolar e em conceitos basilares para a compreensão do texto da BNCC, como práticas de linguagem, competência e habilidade e campos da atuação. Os resultados apontam, entre outros aspectos, que a BNCC do Ensino Médio busca, em relação ao Ensino Fundamental, aprofundar aspectos políticos, sociais e culturais relacionados aos gêneros de referência social para o ensino, a partir de uma abordagem mais crítica e autônoma, dando ênfase à inserção de gêneros próprios dos letramentos digitais contemporâneos.

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Biografia do Autor

Natália Prado Xiriqueira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Eliana Merlin Deganutti Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora adjunta da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio.

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

XIRIQUEIRA, N. P.; BARROS, E. M. D. BNCC de Língua Portuguesa: um olhar comparativo entre as fases do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 2, p. 78–95, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n2p78. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/41675. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos