Prevenção de Plágio e Integridade

Entretextos adota ações de valorização e integridade acadêmica e dos artigos publicados, e consente as diretrizes do Code of Conduc and Best Practice Guidelines for Journal Editors Committee on Publication Ethics . O conteúdo dos artigos científicos será avaliado para identificar qualquer tipo de plágio, dupla submissão e possível fraude na pesquisa. Em seguida, os editores e o conselho editorial decidem se o manuscrito será enviado para revisão por pares, quando os pareceristas também farão suas próprias avaliações.

A Revista   publica apenas trabalhos com a garantia, por parte dos respectivos autores, da originalidade de seus trabalhos, por meio de citações adequadas, indicação de fontes com detalhamento correto, conforme as normas, consulta preliminar a software antiplágio e apresentação de relatório antiplágio.

As suposições de plágio são:

a) apresentar trabalhos de outros como seu;

b) adotar palavras ou ideias de outros sem a devida citação;

c) não usar aspas em uma citação literal;

d) usar paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;

e) usar paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:

a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;

b) publicação duplicada;

c) conflitos de autoria.

Dessa forma, só serão aceitos trabalhos que apresentem, já no ato da submissão, uma declaração confirmando a originalidade do trabalho e a ausência de qualquer forma de plágio.

Além disso, solicitamos a inclusão de relatório de um programa de detecção de plágio, que comprove a verificação prévia realizada pelo(s) autor(es) antes da submissão.

Recomenda-se a utilização de softwares reconhecidos no meio acadêmico, como Turnitin, Copyscape, Copyspider, Plagscan, entre outros.