Uso de porque – causais e explicativas: Uma Análise Gramático-funcional

Autores

  • Cristina Lopomo Defendi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP https://orcid.org/0000-0001-9743-7097
  • Flávio Biasutti Valadares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n2p140

Palavras-chave:

Funcionalismo, Gramática normativa, Classe gramatical, Conjunções

Resumo

O artigo aborda o uso das conjunções causais e das explicativas em contextos de editoriais e artigos de opinião de jornais impressos. Apresenta conceitos e exemplos de gramáticas da língua portuguesa e tem como objetivo explicitar as diversas visões sobre as conjunções, em perspectiva tradicional e funcional. A análise e discussão têm como corpus de pesquisa 100 textos jornalísticos dos quais foram selecionadas todas as ocorrências com a conjunção porque. A partir de uma metodologia que visa à classificação dos dados em orações causal e explicativa e suas análises, conclui-se que, artificialmente, usando critérios da gramática normativa, é possível fazer essa distinção, porém, na língua em uso, percebe-se uma indistinção em grande parte dos dados.

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Biografia do Autor

Cristina Lopomo Defendi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 

Flávio Biasutti Valadares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Pós-Doutorando em Estudos Lusófonos (UPM). Doutor em Língua Portuguesa/PUC-SP. Professor no IFSP/Campus São Paulo.

 

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Publicado

27-04-2015

Como Citar

DEFENDI, Cristina Lopomo; VALADARES, Flávio Biasutti. Uso de porque – causais e explicativas: Uma Análise Gramático-funcional. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 2, p. 140–159, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n2p140. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18247. Acesso em: 25 dez. 2024.

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