Políticas

Política de Acesso Livre

A Entretextos oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Entretextos tem um conselho editorial formado por pesquisadores doutores de diversas universidades públicas do país, com trabalhos desenvolvidos nas duas áreas de concentração do Programa: Linguagem e Significação e Linguagem e Educação.
O processo de seleção de artigos para publicação envolve a avaliação por membros do Conselho Editorial, por membros da Comissão Editorial e por especialistas ad hoc, caso necessário.
No processo de avaliação por pares, de acordo com a especificidade do tema, os conselheiros assumem o papel de pareceristas com poder de veto na decisão editorial.
Os originais submetidos à revista passam por apreciação de dois conselheiros, amparados por formulário próprio da revista num processo de avaliação double blind peer review, indicando 1 entre os três pareceres:
1 – Rejeitar (desfavorável à publicação)
2- Favorável (artigo aceito para publicação)
3 – Parcialmente favorável (aceitar para publicação desde que as correções indicadas sejam feitas)
Caso haja dois pareceres negativos, o artigo é recusado. Caso um parecer seja negativo e outro positivo, o artigo é encaminhado para um terceiro parecerista.

Direitos Autorais

A Entretextos oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Entretextos o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Arquivamento Digital

Este periódico é preservado digitalmente na Rede Cariniana do Ibict, por meio do Sistema Lockss, desenvolvido pela Universidade de Stanford. Também está arquivado e preservado digitalmente em nuvem.

Prevenção de Plágio e Integridade

Entretextos adota ações de valorização e integridade acadêmica e dos artigos publicados, e consente as diretrizes do Code of Conduc and Best Practice Guidelines for Journal Editors Committee on Publication Ethics . O conteúdo dos artigos científicos será avaliado para identificar qualquer tipo de plágio, dupla submissão e possível fraude na pesquisa. Em seguida, os editores e o conselho editorial decidem se o manuscrito será enviado para revisão por pares, quando os pareceristas também farão suas próprias avaliações.

A Revista   publica apenas trabalhos com a garantia, por parte dos respectivos autores, da originalidade de seus trabalhos, por meio de citações adequadas, indicação de fontes com detalhamento correto, conforme as normas, consulta preliminar a software antiplágio e apresentação de relatório antiplágio.

As suposições de plágio são:

a) apresentar trabalhos de outros como seu;

b) adotar palavras ou ideias de outros sem a devida citação;

c) não usar aspas em uma citação literal;

d) usar paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;

e) usar paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:

a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;

b) publicação duplicada;

c) conflitos de autoria.

Dessa forma, só serão aceitos trabalhos que apresentem, já no ato da submissão, uma declaração confirmando a originalidade do trabalho e a ausência de qualquer forma de plágio.

Além disso, solicitamos a inclusão de relatório de um programa de detecção de plágio, que comprove a verificação prévia realizada pelo(s) autor(es) antes da submissão.

Recomenda-se a utilização de softwares reconhecidos no meio acadêmico, como Turnitin, Copyscape, Copyspider, Plagscan, entre outros.

Taxas de Publicação

Entretextos não cobra do(a)s autore(a)s nenhuma taxa ou contribuição financeira pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou qualquer outro tipo de texto que venha a ser publicado.