Políticas

Política de Acesso Livre

A Entretextos oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Entretextos tem um conselho editorial formado por pesquisadores doutores de diversas universidades públicas do país, com trabalhos desenvolvidos nas duas áreas de concentração do Programa: Linguagem e Significação e Linguagem e Educação.
O processo de seleção de artigos para publicação envolve a avaliação por membros do Conselho Editorial, por membros da Comissão Editorial e por especialistas ad hoc, caso necessário.
No processo de avaliação por pares, de acordo com a especificidade do tema, os conselheiros assumem o papel de pareceristas com poder de veto na decisão editorial.
Os originais submetidos à revista passam por apreciação de dois conselheiros, amparados por formulário próprio da revista num processo de avaliação double blind peer review, indicando 1 entre os três pareceres:
1 – Rejeitar (desfavorável à publicação)
2- Favorável (artigo aceito para publicação)
3 – Parcialmente favorável (aceitar para publicação desde que as correções indicadas sejam feitas)
Caso haja dois pareceres negativos, o artigo é recusado. Caso um parecer seja negativo e outro positivo, o artigo é encaminhado para um terceiro parecerista.

Direitos Autorais

Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es). Em caso de republicação parcial ou total do conteúdo inicialmente publicado, pedimos aos autores que mencionem a publicação original no periódico

Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material. Atribuição - deve-se atribuir o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.

Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Arquivamento Digital

Este periódico é preservado digitalmente na Rede Cariniana do Ibict, por meio do Sistema Lockss, desenvolvido pela Universidade de Stanford. Também está arquivado e preservado digitalmente em nuvem.

Prevenção de Plágio e Integridade

Entretextos adota ações de valorização e integridade acadêmica e dos artigos publicados, e consente as diretrizes do Code of Conduc and Best Practice Guidelines for Journal Editors Committee on Publication Ethics . O conteúdo dos artigos científicos será avaliado para identificar qualquer tipo de plágio, dupla submissão e possível fraude na pesquisa. Em seguida, os editores e o conselho editorial decidem se o manuscrito será enviado para revisão por pares, quando os pareceristas também farão suas próprias avaliações.

A Revista   publica apenas trabalhos com a garantia, por parte dos respectivos autores, da originalidade de seus trabalhos, por meio de citações adequadas, indicação de fontes com detalhamento correto, conforme as normas, consulta preliminar a software antiplágio e apresentação de relatório antiplágio.

As suposições de plágio são:

a) apresentar trabalhos de outros como seu;

b) adotar palavras ou ideias de outros sem a devida citação;

c) não usar aspas em uma citação literal;

d) usar paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;

e) usar paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:

a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;

b) publicação duplicada;

c) conflitos de autoria.

Dessa forma, só serão aceitos trabalhos que apresentem, já no ato da submissão, uma declaração confirmando a originalidade do trabalho e a ausência de qualquer forma de plágio.

Além disso, solicitamos a inclusão de relatório de um programa de detecção de plágio, que comprove a verificação prévia realizada pelo(s) autor(es) antes da submissão.

Recomenda-se a utilização de softwares reconhecidos no meio acadêmico, como Turnitin, Copyscape, Copyspider, Plagscan, entre outros.

Taxas de Publicação

Entretextos não cobra do(a)s autore(a)s nenhuma taxa ou contribuição financeira pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou qualquer outro tipo de texto que venha a ser publicado.