A reconstituição dos sentidos do jingle político por meio da semiótica

Autores

  • Keity Cassiana Seco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p86

Palavras-chave:

Semiótica, Sincréticos, Verbal, Sonoro musical

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar, por meio da teoria semiótica greimasiana, o percursogerativo de sentido do Jingle Lula-lá, utilizado durante as campanhas eleitorais do presidenteLula. Esse estilo musical faz parte do gênero canção, o qual contempla os textos sincréticosmusicais compostos pelos planos de expressão verbal e sonoro musical. A concepção semióticaconstitui-se de três níveis: Fundamental, Narrativo e Discursivo, os quais são distintos, masinter-relacionados entre si. Realiza-se, posteriormente, uma comparação intersemiótica entre osresultados obtidos através da investigação dos conteúdos significativos presentes nessas duaslinguagens. É verificada, dessa forma, a intertextualidade e o nível argumentativo existente emambas. Procura-se, portanto, comprovar que diferentes estilos unificados reforçam as estratégiasde manipulação, e isso torna o texto sincrético altamente persuasivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keity Cassiana Seco, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina

Referências

BARROS, D. L. P. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo: Ática, 2003.

CHEDIAK, A. Harmonia & Improvisação. Cascadura: Lumiar, 1986.

CURIA, W. Harmonia Moderna e Improvisação. São Paulo: Fermata do Brasil, 1990.

DIETRICH, P. Araçá Azul: uma análise semiótica. 2003. 197 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. São Paulo, 2003.

ERNANI, T; NICOLA, J. Gramática Literatura e Produção de Textos para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2002.

FIORIN, J. L. Elementos da Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2003.

GREIMAS A. J.; COURTÉS J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.

LÍMOLI, l.; GIACHINI N. Semiolingüística e leitura do texto literário. Boletim do CCH, Londrina, n. 41, p. 151-166, jul/dez. 2001.

MONTEIRO, C. R. As muitas vozes da canção: uma análise de Yesterday. In: LOPES; HERNANDES (org.). Semiótica (objetos e práticas). São Paulo: Contexto, 2005.

TATIT, L. Musicando a semiótica. Ensaios. São Paulo: Annablume, 1998.

Downloads

Publicado

01-01-2006

Como Citar

SECO, Keity Cassiana. A reconstituição dos sentidos do jingle político por meio da semiótica. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 86–105, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p86. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14092. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos