A reconstituição dos sentidos do jingle político por meio da semiótica

Autores/as

  • Keity Cassiana Seco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p86

Palabras clave:

Semiótica, Sincréticos, Verbal, Sonoro musical

Resumen

Esta pesquisa objetiva analisar, por meio da teoria semiótica greimasiana, o percursogerativo de sentido do Jingle Lula-lá, utilizado durante as campanhas eleitorais do presidenteLula. Esse estilo musical faz parte do gênero canção, o qual contempla os textos sincréticosmusicais compostos pelos planos de expressão verbal e sonoro musical. A concepção semióticaconstitui-se de três níveis: Fundamental, Narrativo e Discursivo, os quais são distintos, masinter-relacionados entre si. Realiza-se, posteriormente, uma comparação intersemiótica entre osresultados obtidos através da investigação dos conteúdos significativos presentes nessas duaslinguagens. É verificada, dessa forma, a intertextualidade e o nível argumentativo existente emambas. Procura-se, portanto, comprovar que diferentes estilos unificados reforçam as estratégiasde manipulação, e isso torna o texto sincrético altamente persuasivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Keity Cassiana Seco, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina

Citas

BARROS, D. L. P. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo: Ática, 2003.

CHEDIAK, A. Harmonia & Improvisação. Cascadura: Lumiar, 1986.

CURIA, W. Harmonia Moderna e Improvisação. São Paulo: Fermata do Brasil, 1990.

DIETRICH, P. Araçá Azul: uma análise semiótica. 2003. 197 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. São Paulo, 2003.

ERNANI, T; NICOLA, J. Gramática Literatura e Produção de Textos para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2002.

FIORIN, J. L. Elementos da Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2003.

GREIMAS A. J.; COURTÉS J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.

LÍMOLI, l.; GIACHINI N. Semiolingüística e leitura do texto literário. Boletim do CCH, Londrina, n. 41, p. 151-166, jul/dez. 2001.

MONTEIRO, C. R. As muitas vozes da canção: uma análise de Yesterday. In: LOPES; HERNANDES (org.). Semiótica (objetos e práticas). São Paulo: Contexto, 2005.

TATIT, L. Musicando a semiótica. Ensaios. São Paulo: Annablume, 1998.

Publicado

2006-01-01

Cómo citar

SECO, Keity Cassiana. A reconstituição dos sentidos do jingle político por meio da semiótica. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 86–105, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p86. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14092. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.