A reconstituição dos sentidos do jingle político por meio da semiótica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p86Palabras clave:
Semiótica, Sincréticos, Verbal, Sonoro musicalResumen
Esta pesquisa objetiva analisar, por meio da teoria semiótica greimasiana, o percursogerativo de sentido do Jingle Lula-lá, utilizado durante as campanhas eleitorais do presidenteLula. Esse estilo musical faz parte do gênero canção, o qual contempla os textos sincréticosmusicais compostos pelos planos de expressão verbal e sonoro musical. A concepção semióticaconstitui-se de três níveis: Fundamental, Narrativo e Discursivo, os quais são distintos, masinter-relacionados entre si. Realiza-se, posteriormente, uma comparação intersemiótica entre osresultados obtidos através da investigação dos conteúdos significativos presentes nessas duaslinguagens. É verificada, dessa forma, a intertextualidade e o nível argumentativo existente emambas. Procura-se, portanto, comprovar que diferentes estilos unificados reforçam as estratégiasde manipulação, e isso torna o texto sincrético altamente persuasivo.Descargas
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