Reflexões sobre a abordagem comunicativa no ensino de línguas estrangeiras

Autores

  • Claudecy Campos Nunes Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1p219

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Ensino-aprendizagem, Competência comunicativa.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão teórica direcionada para a questão do processo de ensino de línguas estrangeiras à luz da abordagem comunicativa. Objetiva evidenciar a relevância da abordagem comunicativa no processo de ensino-aprendizagem de um novo idioma. Na realização deste trabalho, foram elaboradas uma pesquisa bibliográfica e uma análise qualitativa sobre a questão levantada, abordando o ensino moderno de línguas estrangeiras como uma noção de competência comunicativa. A pesquisa se fundamenta nas contribuições teóricas de Almeida Filho (1986, 2013), Brown (2000, 2001), Hymes (1972), Krashen (1982, 1983), Larsen-Freeman (2000), Littlewood (1981), Richards (2006), Richards e Rodgers (2001), Widdowson (1978), entre outros, que discutem a abordagem comunicativa no ensino de língua estrangeira. Conclui-se a partir do aporte teórico que uma comunicação significativa, em uma língua estrangeira, resulta da interação entre conteúdos inseridos em contextos reais de comunicação.

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Biografia do Autor

Claudecy Campos Nunes, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU 

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Publicado

11-03-2019

Como Citar

NUNES, C. C. Reflexões sobre a abordagem comunicativa no ensino de línguas estrangeiras. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1, p. 219–241, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1p219. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/32675. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos