Reflexões sobre a abordagem comunicativa no ensino de línguas estrangeiras

Autores

  • Claudecy Campos Nunes Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1p219

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Ensino-aprendizagem, Competência comunicativa.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão teórica direcionada para a questão do processo de ensino de línguas estrangeiras à luz da abordagem comunicativa. Objetiva evidenciar a relevância da abordagem comunicativa no processo de ensino-aprendizagem de um novo idioma. Na realização deste trabalho, foram elaboradas uma pesquisa bibliográfica e uma análise qualitativa sobre a questão levantada, abordando o ensino moderno de línguas estrangeiras como uma noção de competência comunicativa. A pesquisa se fundamenta nas contribuições teóricas de Almeida Filho (1986, 2013), Brown (2000, 2001), Hymes (1972), Krashen (1982, 1983), Larsen-Freeman (2000), Littlewood (1981), Richards (2006), Richards e Rodgers (2001), Widdowson (1978), entre outros, que discutem a abordagem comunicativa no ensino de língua estrangeira. Conclui-se a partir do aporte teórico que uma comunicação significativa, em uma língua estrangeira, resulta da interação entre conteúdos inseridos em contextos reais de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudecy Campos Nunes, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU 

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 7. ed. Campinas: Pontes, 2013.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Fundamentação e crítica da abordagem comunicativa de ensino das línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 8, p. 85-91, 1986.

BROWN, H. Douglas. Principles of language learning and teaching. 4. ed. New York: Longman, 2000.

BROWN, H. Douglas. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 2. ed. New York: Longman, 2001.

CHOMSKY, Noam. Aspects of the theory of syntax. Cambridge: The Massachusetts Institute of Technology, 1965.

CORRÊA, Letícia Maria Sicuro. Conciliando processamento linguístico e teoria de língua no estudo da aquisição da linguagem. In: CORRÊA, Letícia Maria Sicuro (Org.). Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento linguístico. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2006. p. 21-78.

ELLIS, Rod. Understanding second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985. GRIFFIN, Kim. Lingüística aplicada a la enseñanza del español como 2/L. 2. ed. Madrid: Arco Libros, 2011.

HYMES, Dell H. On communicative competence. In: PRIDE, John B.; HOLMES, Janet (Ed.). Sociolinguistics: selected readings. Baltimore: Penguin Books, 1972. p. 269-293.

KRASHEN, Stephen D. Principles and practice in second language acquisition. New York: Pergamon Press, 1982.

KRASHEN, Stephen D.; TERREL, Tracy D. The natural approach: language acquisition in the classroom. Hayward: The Alemany Press, 1983.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and principles in language teaching. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2000.

LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN, Hilário I.; VANDRESEN, Paulino. Tópicos em linguística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. UFSC, 1988. p. 211-236. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Metodologia_ensino_linguas.pdf. Acesso em: 10 ago. 2016.

LEWIS, Michael. The lexical approach: the state of ELT and a way forward. London: Language Teaching Publications, 1993.

LITTLEWOOD, William. Communicative language teaching: an introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.

OXFORD, Rebecca L. Language learning strategies: what every teacher should know. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1990.

PAULSTON, Christina Bratt. Linguistic and communicative competence: topics in ESL. Philadelphia: Multilingual Matters, 1992.

QUAST, Karin. Discurso interior e o processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. 2009. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2009.

RICHARDS, Jack C. O ensino comunicativo de línguas estrangeiras. Tradução de Rosana S. R. Cruz Gouveia. São Paulo: SBS, 2006.

RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S. Approaches and methods in language teaching. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

SAVIGNON, Sandra J. Communicative competence: theory and classroom practice. Amsterdam: Addison-Wesley Publishing Company, 1983.

WIDDOWSON, H. G. Teaching language as communication. Oxford: Oxford University Press, 1978. WILKINS, D. A. Notional syllabuses. Oxford: Oxford University Press, 1976.

WILLIAMS, Marion; BURDEN, Robert L. Psychology for language teachers: a social constructivist approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

Downloads

Publicado

11-03-2019

Como Citar

NUNES, Claudecy Campos. Reflexões sobre a abordagem comunicativa no ensino de línguas estrangeiras. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1, p. 219–241, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1p219. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/32675. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos