Leitura em infográfico web: multimodalidade em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p65Palavras-chave:
Gênero Infográfico Web, Leitura, MultiletramentosResumo
Os avanços trazidos pela tecnologia têm ocasionado o emergir de novos gêneros pautados em novos suportes. Sendo o infográfico web um novo gênero emergido dessa ascensão multimodal, procuramos propor aos docentes uma nova ferramenta para o ensino de leitura. Ao considerar a circulação de infográficos web em exames nacionais e vestibulares, acreditamos que eles não têm sido frequentemente explorados em sala de aula. Por isso, pretendemos apresentar uma proposta de ensino com gênero infográfico web voltado ao alunado do Ensino Médio. Pautados em aportes teóricos como Bronckart (2006); Shepherd e Watters (1999); Marcuschi (2005), Pinheiro (2010), Dionísio (2011), Kato (1995), Solé (1998), Paiva (1998), entre outros, buscamos ampliar a capacidade leitora do aluno, letrando-o no gênero em questão, e preparando-o para atuar em diferentes esferas, assim como nos exames nacionais. Como medida, buscamos com esta proposta de ensino dar suporte ao trabalho docente.Downloads
Referências
BRONCKART, Jean Paul. As condições de produção dos textos. In: Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.
BRONCKART, Jean Paul. Os tipos de discurso. In: Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
DIONISIO, Ângela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In.: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA; BRITO, Karin Slebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. pp. 137-152.
G1.Operação Lava Jato. Disponível em: http://especiais.g1.globo.com/videos-interativos/#!/politica/operacao-lava-jato. Acesso em: 22 out. 2015
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo Van. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Bloomsbury Academic, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 13-31.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: dinamicidade, configuração, circulação. In.: KARWOSKI, A. M. GAYDECZKA, Beatriz, BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. União da Vitória – PR, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MPF combate a corrupção. Entenda o caso - Caso Lava Jato. Disponível em: http://lavajato.mpf.mp.br/entenda-o-caso. Acesso em: 22 out. 2015.
NASCIMENTO, Roseli Gonçalves do; BEZERRA, Fábio Alexandre Silva; HEBERLE, Viviane Maria. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n.2, p. 529-552, jul./dez. 2011.
OLIVEIRA, Derli Machado. Gêneros multimodais e multiletramentos: novas práticas de leitura na sala de aula. In: FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES II CONGRESSO NACIONAL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 4., Itabaiana/SE, 2013. Anais... Itabaiana/SE: UFS, 2013.
PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis- )curso. v. 3, 2011, p. 87-101.
PAIVA, Francis Arthuso. A Leitura de Infográficos da Revista Superinteressante: procedimentos de leitura e compreensão. 2009. 204 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
PINHEIRO, Petrilson Alan. Gêneros (digitais) em foco: por uma discussão sóciohistórica. Alfa: Revista de Linguística 54.1 (2010): 33+. Academic OneFile. Web. 10 set. 2015. p.33-58.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola.São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SHEPHERD, Michael; WATTERS, Carolyn.The Functionality Attribute of Cybergenres. Proceedings of the 32nd Hawaii International Conference on System Sciences – 1999.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.