Leitura em infográfico web: multimodalidade em sala de aula

Autores

  • Bruna Caroline Barbosa Universidade Estadual de Londrina
  • Monique Susan Morara Lavisio Universidade Estadual de Londrina
  • Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p65

Palavras-chave:

Gênero Infográfico Web, Leitura, Multiletramentos

Resumo

Os avanços trazidos pela tecnologia têm ocasionado o emergir de novos gêneros pautados em novos suportes. Sendo o infográfico web um novo gênero emergido dessa ascensão multimodal, procuramos propor aos docentes uma nova ferramenta para o ensino de leitura. Ao considerar a circulação de infográficos web em exames nacionais e vestibulares, acreditamos que eles não têm sido frequentemente explorados em sala de aula. Por isso, pretendemos apresentar uma proposta de ensino com gênero infográfico web voltado ao alunado do Ensino Médio. Pautados em aportes teóricos como Bronckart (2006); Shepherd e Watters (1999); Marcuschi (2005), Pinheiro (2010), Dionísio (2011), Kato (1995), Solé (1998), Paiva (1998), entre outros, buscamos ampliar a capacidade leitora do aluno, letrando-o no gênero em questão, e preparando-o para atuar em diferentes esferas, assim como nos exames nacionais. Como medida, buscamos com esta proposta de ensino dar suporte ao trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Caroline Barbosa, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Estudos da Linguagem e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina – PPGEL/UEL. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

Monique Susan Morara Lavisio, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina – PPGEL/UEL. Professora no município de Londrina.

Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Estudos da Linguagem e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina – PPGEL/UEL. Professora na Universidade Pitágoras Unopar .

Referências

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. A interação verbal. In: BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995. p. 110-127.

BRONCKART, Jean Paul. As condições de produção dos textos. In: Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.

BRONCKART, Jean Paul. Os tipos de discurso. In: Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

DIONISIO, Ângela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In.: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA; BRITO, Karin Slebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. pp. 137-152.

G1.Operação Lava Jato. Disponível em: http://especiais.g1.globo.com/videos-interativos/#!/politica/operacao-lava-jato. Acesso em: 22 out. 2015

KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo Van. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Bloomsbury Academic, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 13-31.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: dinamicidade, configuração, circulação. In.: KARWOSKI, A. M. GAYDECZKA, Beatriz, BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. União da Vitória – PR, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MPF combate a corrupção. Entenda o caso - Caso Lava Jato. Disponível em: http://lavajato.mpf.mp.br/entenda-o-caso. Acesso em: 22 out. 2015.

NASCIMENTO, Roseli Gonçalves do; BEZERRA, Fábio Alexandre Silva; HEBERLE, Viviane Maria. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n.2, p. 529-552, jul./dez. 2011.

OLIVEIRA, Derli Machado. Gêneros multimodais e multiletramentos: novas práticas de leitura na sala de aula. In: FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES II CONGRESSO NACIONAL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 4., Itabaiana/SE, 2013. Anais... Itabaiana/SE: UFS, 2013.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis- )curso. v. 3, 2011, p. 87-101.

PAIVA, Francis Arthuso. A Leitura de Infográficos da Revista Superinteressante: procedimentos de leitura e compreensão. 2009. 204 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

PINHEIRO, Petrilson Alan. Gêneros (digitais) em foco: por uma discussão sóciohistórica. Alfa: Revista de Linguística 54.1 (2010): 33+. Academic OneFile. Web. 10 set. 2015. p.33-58.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola.São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SHEPHERD, Michael; WATTERS, Carolyn.The Functionality Attribute of Cybergenres. Proceedings of the 32nd Hawaii International Conference on System Sciences – 1999.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

14-07-2018

Como Citar

BARBOSA, Bruna Caroline; LAVISIO, Monique Susan Morara; SEMCZUK, Wéllem Aparecida de Freitas. Leitura em infográfico web: multimodalidade em sala de aula. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 65–97, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p65. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33957. Acesso em: 25 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)