Leitura em infográfico web: multimodalidade em sala de aula

Autores

  • Bruna Caroline Barbosa Universidade Estadual de Londrina
  • Monique Susan Morara Lavisio Universidade Estadual de Londrina
  • Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p65

Palavras-chave:

Gênero Infográfico Web, Leitura, Multiletramentos

Resumo

Os avanços trazidos pela tecnologia têm ocasionado o emergir de novos gêneros pautados em novos suportes. Sendo o infográfico web um novo gênero emergido dessa ascensão multimodal, procuramos propor aos docentes uma nova ferramenta para o ensino de leitura. Ao considerar a circulação de infográficos web em exames nacionais e vestibulares, acreditamos que eles não têm sido frequentemente explorados em sala de aula. Por isso, pretendemos apresentar uma proposta de ensino com gênero infográfico web voltado ao alunado do Ensino Médio. Pautados em aportes teóricos como Bronckart (2006); Shepherd e Watters (1999); Marcuschi (2005), Pinheiro (2010), Dionísio (2011), Kato (1995), Solé (1998), Paiva (1998), entre outros, buscamos ampliar a capacidade leitora do aluno, letrando-o no gênero em questão, e preparando-o para atuar em diferentes esferas, assim como nos exames nacionais. Como medida, buscamos com esta proposta de ensino dar suporte ao trabalho docente.

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Biografia do Autor

Bruna Caroline Barbosa, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Estudos da Linguagem e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina – PPGEL/UEL. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

Monique Susan Morara Lavisio, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina – PPGEL/UEL. Professora no município de Londrina.

Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Estudos da Linguagem e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina – PPGEL/UEL. Professora na Universidade Pitágoras Unopar .

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Publicado

14-07-2018

Como Citar

BARBOSA, Bruna Caroline; LAVISIO, Monique Susan Morara; SEMCZUK, Wéllem Aparecida de Freitas. Leitura em infográfico web: multimodalidade em sala de aula. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 65–97, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p65. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33957. Acesso em: 4 nov. 2024.

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