Leitura e produção de textos digitais: uma abordagem multimidiática do gênero meme

Autores

  • Danielly de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Tuanny Gomes Siqueira Amaral Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p193

Palavras-chave:

Meme, Sequência didática, Multiletramentos.

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta didática para o trabalho com o gênero meme, numa perspectiva multimidiática. Tal estudo se faz necessário devido ao impacto que o gênero causa em redes sociais, dentre as quais destacamos o Facebook como foco de nossa pesquisa. Dentro dessa perspectiva, propomos o trabalho com o gênero meme para o ensino de língua inglesa e, por meio de estratégias baseadas em estudos do letramento digital e dos multiletramentos, juntamente à vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, elaboramos uma Sequência didática que permita explorar as características do gênero para sua leitura e produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Estudos da Linguagem pelo PPGEL-UEL – Universidade Estadual de Londrina. Professora de língua inglesa/ SEED-PR.

Tuanny Gomes Siqueira Amaral, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Estudos da Linguagem pelo PPGEL-UEL – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora de oficinas de letramento – SESC - Cornélio Procópio.

Referências

BAKHTIN, Michael. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e pesquisa. São Paulo, v.29, jul./dez. 2003. p. 271-286.

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BRAGA, Denise Bertoli. Uma breve reflexão sobre a história da escrita. In:BRAGA, D.B. Ambientes digitais reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez, 2013.

BRONCKART, Jean Paul. Atividades de linguagens e discursos: por um interacionismo socio-discursivo. São Paulo: EDUC, 2009.

COSCARELLI, Carla Viana; NOVAIS, Ana Elisa. Leitura: Um processo cada vez mais complexo. Letras de Hoje, Porto Alegre: v.45, n.3, p. 35-42, jul./set. 2010.

DAWKINS, Richard. O Gene egoísta. Coleção O Homem e a ciência, v.7. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; e SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

GUNDERS, John; BROWN, Damon. The complete idiot’s guide to memes. New York: Alpha, 2010.

HACHMAN, Mark. Facebook now totals 901 millions users, profit slip. Disponível em: http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2403410,00.asp. Acesso em: 26 set. 2015.

LEMKE. Jay L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, v.49. n.2. p. 455-479. jul./dez. 2010.

LEMOS, André. A cibercultura-remix. In: Seminário Sentidos e processos da mostra Cinético Digital. São Paulo: Itaú Cultural, 2005.

MACHADO, Anna Raquel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v.6, n.3, set./dez. 2006. p. 547- 573.

MACIEL, Ruberval Franco; TAKAKI, Nara Hiroko. Novos letramentos pelos memes: muito além de ensino de línguas. In: JESUS, D. M. de.; MACIEL, R. F. (Org.). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. Vol. 44. Campinas: Pontes Editores, 2015.

NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social features. Harvard Educational Review; Spring 1996, p. 60-91.

RECUERO, Raquel da Cunha. Memes e dinâmicas sociais em weblogs: informação, capital social e interação em redes sociais na internet. Intexto. Porto Alegre: UFRGS, v.2, n.15, p. 1-16, jul./dez. 2006.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SCHULER, Carly; WINTERS, Niall; WEST, Mark. The future of mobile learning: implications for policy makers and planners. UNESCO. Paris, 2013.

SILVA, Marco. Indicadores de interatividade para o professor presencial e online. Diálogo Educacional. Curitiba, v.4,n.12, p.93-109, maio/ago. 2004.

Downloads

Publicado

14-07-2018

Como Citar

ALMEIDA, Danielly de; AMARAL, Tuanny Gomes Siqueira. Leitura e produção de textos digitais: uma abordagem multimidiática do gênero meme. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 193–214, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p193. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33969. Acesso em: 21 nov. 2024.