Abordagem sociolinguística em coleções aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático

Autores

  • Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk Universidade Estadual de Londrina Universidade Pitágoras Unopar
  • Álida Laryssa Espozettti de Assis Universidade Estadual de Londrina
  • Taciane Marcelle Marques Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p29

Palavras-chave:

Sociolinguística, Pedagogia da variação, Manuais didáticos

Resumo

A heterogeneidade linguística é uma realidade que vem sendo amplamente estudada pela Sociolinguística. O conhecimento de sua importância conduziu alguns dos pesquisadores da área a repensar o ensino da língua portuguesa no Brasil, pois há muitos que consideram apenas a norma-padrão, desprestigiando outras variedades. Esse novo pensamento é relevante para a pedagogia da variação linguística, no entanto, ainda é possível encontrar tanto uma defasagem no ensino quanto a existência do preconceito linguístico, por isso torna-se imprescindível a abordagem da variação em sala de aula, como sugerem os documentos oficiais para o ensino de língua portuguesa. Diante disso, este trabalho objetiva identificar nas obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático, de 2015, se há a menção da variação linguística e como ocorre esta abordagem nas atividades que envolvem o ensino de língua materna. Para tanto, selecionou-se duas coleções de livros didáticos, uma destinada aos anos finais do ensino fundamental – do 6° ao 9° ano – e a outra ao ensino médio – da 1a a 3a série. Como objetivos específicos, delimitam-se: (i) verificar se o Pnld apresenta a orientação da abordagem da variação linguística; (ii) identificar nos objetivos do ensino de língua portuguesa a abordagem da variação linguística em cada ciclo escolar, (iii) analisar as coleções tendo por base os estudos de Lima (2014). A análise demonstrou que já há livros que abordam de maneira adequada a temática da variação, porém ainda há um longo percurso a percorrer, pois a coleção destinada ao ensino médio ainda apresenta lacunas quanto a este assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk, Universidade Estadual de Londrina Universidade Pitágoras Unopar

Pós - Graduação em Estudos da Linguagem com ênfase em Linguagem e Educação - Formação de professores de Língua Portuguesa

Álida Laryssa Espozettti de Assis, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Taciane Marcelle Marques, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. 238 p.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2006. 186 p.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004. 110 p.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola e agora?: Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005. 263 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Guia de livros didáticos: PNLD 2015: língua portuguesa: ensino médio. Brasília, 2014. 104p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: Língua Portuguesa: ensino fundamental: anos finais. Brasília, 2013. 120p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. 106p.

BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2000. 71p.

CAMACHO, Roberto G. A variação linguística. In: SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Subsídios à proposta curricular de língua portuguesa para o 1º e 2º graus. São Paulo: SE/CENP, 1988. p. 29-413. (Coletânea de Textos, v. I).

CASTILHO, Ataliba T. Nova gramática do português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

CASTILHO, Ataliba T. Variação dialetal e ensino institucionalizado da língua portuguesa. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. p. 27–36.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Nova minigramática da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

CYRANKA, Lucia F. Mendonça. A pedagogia da variação linguística é possível? In: ZILLES, Ana Maria Stahl; FARACO, Carlos Alberto (Org.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015. p. 31-51.

ERICKSON, Frederick. Transformation and school success: the politics and culture of educational achievement. Anthropology and Education Quarterly, Washington, v. 18, n. 4, p. 335-356, Dec. 1987.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 205 p.

FARACO, Carlos Alberto. Norma-padrão brasileira: desembaraçando alguns nós. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. p. 37-61.

LIMA, R. J. Variação linguística e os livros didáticos de português. In: MARTINS, M. A. Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 115-131.

Downloads

Publicado

19-11-2017

Como Citar

SEMCZUK, Wéllem Aparecida de Freitas; ASSIS, Álida Laryssa Espozettti de; MARQUES, Taciane Marcelle. Abordagem sociolinguística em coleções aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 29–53, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p29. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29808. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)