Abordagem sociolinguística em coleções aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático

Autores

  • Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk Universidade Estadual de Londrina Universidade Pitágoras Unopar
  • Álida Laryssa Espozettti de Assis Universidade Estadual de Londrina
  • Taciane Marcelle Marques Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p29

Palavras-chave:

Sociolinguística, Pedagogia da variação, Manuais didáticos

Resumo

A heterogeneidade linguística é uma realidade que vem sendo amplamente estudada pela Sociolinguística. O conhecimento de sua importância conduziu alguns dos pesquisadores da área a repensar o ensino da língua portuguesa no Brasil, pois há muitos que consideram apenas a norma-padrão, desprestigiando outras variedades. Esse novo pensamento é relevante para a pedagogia da variação linguística, no entanto, ainda é possível encontrar tanto uma defasagem no ensino quanto a existência do preconceito linguístico, por isso torna-se imprescindível a abordagem da variação em sala de aula, como sugerem os documentos oficiais para o ensino de língua portuguesa. Diante disso, este trabalho objetiva identificar nas obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático, de 2015, se há a menção da variação linguística e como ocorre esta abordagem nas atividades que envolvem o ensino de língua materna. Para tanto, selecionou-se duas coleções de livros didáticos, uma destinada aos anos finais do ensino fundamental – do 6° ao 9° ano – e a outra ao ensino médio – da 1a a 3a série. Como objetivos específicos, delimitam-se: (i) verificar se o Pnld apresenta a orientação da abordagem da variação linguística; (ii) identificar nos objetivos do ensino de língua portuguesa a abordagem da variação linguística em cada ciclo escolar, (iii) analisar as coleções tendo por base os estudos de Lima (2014). A análise demonstrou que já há livros que abordam de maneira adequada a temática da variação, porém ainda há um longo percurso a percorrer, pois a coleção destinada ao ensino médio ainda apresenta lacunas quanto a este assunto.

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Biografia do Autor

Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk, Universidade Estadual de Londrina Universidade Pitágoras Unopar

Pós - Graduação em Estudos da Linguagem com ênfase em Linguagem e Educação - Formação de professores de Língua Portuguesa

Álida Laryssa Espozettti de Assis, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Taciane Marcelle Marques, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

19-11-2017

Como Citar

SEMCZUK, Wéllem Aparecida de Freitas; ASSIS, Álida Laryssa Espozettti de; MARQUES, Taciane Marcelle. Abordagem sociolinguística em coleções aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 29–53, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p29. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29808. Acesso em: 4 nov. 2024.

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