Entre dizeres e fazeres: evidências de um processo de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p331Palavras-chave:
Planejamento pedagógico, Ação de linguagem, Trabalho docenteResumo
O artigo se propõe a apresentar uma análise comparativa entre concepções expressas acerca de língua, texto e trabalho com língua materna e em parte do planejamento pedagógico de professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, participantes de curso de formação continuada. Concebendo o planejamento pedagógico como ação de linguagem constitutiva do agir profissional do docente, a relação entre teoria e prática ou entre as concepções internalizadas e as situações didáticas representadas deixa entrever a constituição identitária do professor expressa pelo seu agir. Evidenciamos o distanciamento de uma prática pedagógica em relação à concepção da língua enquanto realização discursiva, o que se reflete na presença do texto em sala de aula direcionado para a efetivação de um trabalho focado em aspectos estruturais, descontextualizado.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017.
BRONCKART, Jean-Paul. As condições de construção dos conhecimentos humanos. In: BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 175-202.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. Pelos caminhos do ISD na sala de aula de língua materna. Eutomia, Recife, v. 13, n. 1, p. 604-625, jul. 2014.
MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; LIBERALI, Fernanda Coelho. O interacionismo sociodiscursivo em pesquisa com formação de educadores. Calidoscópio, São Leopoldo, RS, v. 2, n. 02, p. 105-111, jul./dez. 2004.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Textualização, ação e atividade: reflexões sobre a abordagem do interacionismo sociodiscursivo. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia. (org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p. 51-63.
MENDONÇA, Márcia. Análise Linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: MENDONÇA, Márcia; BUNZEN, Clécio. Português no ensino e médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 199-226. (Série Estratégias de Ensino, v. 2).
NASCIMENTO, Elvira Lopes; GONÇALVES, Adair Vieira. A perspectiva interacionista sociodiscursiva no trabalho educacional. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (org.). Gêneros (textuais/discursivos): ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2018. v. 1, p. 26-49.
PEREIRA, Luciene Paula Machado; REIS, Regiane Coelho Pereira. Experiência em formação continuada: andaimes da prática docente. Veredas, Juiz de Fora, v. 21, n. 3, 2017. p. 326-337.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.