Entre dizeres e fazeres: evidências de um processo de formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p331

Palavras-chave:

Planejamento pedagógico, Ação de linguagem, Trabalho docente

Resumo

O artigo se propõe a apresentar uma análise comparativa entre concepções expressas acerca de língua, texto e trabalho com língua materna e em parte do planejamento pedagógico de professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, participantes de curso de formação continuada. Concebendo o planejamento pedagógico como ação de linguagem constitutiva do agir profissional do docente, a relação entre teoria e prática ou entre as concepções internalizadas e as situações didáticas representadas deixa entrever a constituição identitária do professor expressa pelo seu agir. Evidenciamos o distanciamento de uma prática pedagógica em relação à concepção da língua enquanto realização discursiva, o que se reflete na presença do texto em sala de aula direcionado para a efetivação de um trabalho focado em aspectos estruturais, descontextualizado.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Paula Machado Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017.

BRONCKART, Jean-Paul. As condições de construção dos conhecimentos humanos. In: BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 175-202.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.

GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. Pelos caminhos do ISD na sala de aula de língua materna. Eutomia, Recife, v. 13, n. 1, p. 604-625, jul. 2014.

MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; LIBERALI, Fernanda Coelho. O interacionismo sociodiscursivo em pesquisa com formação de educadores. Calidoscópio, São Leopoldo, RS, v. 2, n. 02, p. 105-111, jul./dez. 2004.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Textualização, ação e atividade: reflexões sobre a abordagem do interacionismo sociodiscursivo. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia. (org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p. 51-63.

MENDONÇA, Márcia. Análise Linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: MENDONÇA, Márcia; BUNZEN, Clécio. Português no ensino e médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 199-226. (Série Estratégias de Ensino, v. 2).

NASCIMENTO, Elvira Lopes; GONÇALVES, Adair Vieira. A perspectiva interacionista sociodiscursiva no trabalho educacional. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (org.). Gêneros (textuais/discursivos): ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2018. v. 1, p. 26-49.

PEREIRA, Luciene Paula Machado; REIS, Regiane Coelho Pereira. Experiência em formação continuada: andaimes da prática docente. Veredas, Juiz de Fora, v. 21, n. 3, 2017. p. 326-337.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

MACHADO PEREIRA, Luciene Paula. Entre dizeres e fazeres: evidências de um processo de formação continuada. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 331–346, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p331. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37052. Acesso em: 23 nov. 2024.