Estudo de elementos de persuasão em um comercial publicitário das Casas Bahia

Autores

  • Larissa Crepaldi Trindade Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n1p156

Palavras-chave:

Publicidade, Linguagem, Texto, Comunicação

Resumo

O presente trabalho analisa os elementos textuais de um anúncio televisivo das Casas Bahia. Considerando ser esta na atualidade o maior anunciante varejista de móveis e eletrodomésticos brasileiro, torna-se de interesse social analisar seu formato de comunicação e a linguagem destinada ao seu leitor prototípico. O objetivo desse estudo é verificar os recursos expressivos da linguagem, a partir de aspectos da língua falada e da referenciação que geram interação e persuasão com o leitor, conduzindo-o ao convencimento e, posteriormente, ao consumo. O discurso publicitário televisivo possui um modo de produção pautado na língua escrita e o modo de execução na língua falada. A interação e persuasão foram verificadas através das características da oralidade apresentadas no filme publicitário que podem ser representadas da seguinte forma: a) recursos linguísticos da língua falada e escrita – vocabulário, figuras de linguagem, marcadores conversacionais; b) recursos audiovisuais – imagem, som e recursos de expressividade; c) não linguísticos - atividades não verbais da comunicação que acompanham o comportamento. O método de pesquisa foi o hipotético-dedutivo baseado na hipótese de que a linguagem empregada por esse anunciante gera um efeito de atração e persuasão, principalmente porque utiliza determinadas características voltadas ao seu interlocutor alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Crepaldi Trindade, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem – UEL/Londrina. 

Referências

CASTILHO, Ataliba Teixeira. Para estudo das unidades discursivas no português falado. In: Português culto falado no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP,1989.

GRACIOSO, Francisco. As novas arenas da comunicação com o mercado. São Paulo. Ed. Atlas, 2008.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à lingüística textual: trajetória e grandes temas. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Marcadores conversacionais do português brasileiro: formas, posições e funções”. In: CASTILHO, A. T (org) Português culto falado no Brasil: Campinas: Ed da UNICAMP, 1989.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização – 2. Ed. – São Paulo: Cortez, 2001.

PEASE, Allan. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Tradução Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

SPRITZER, Nelson. Ler pessoas: O que as pessoas dizem sem falar. Porto Alegre: Dolphin Tech, 2006.

URBANO, Hudnilson. “Marcadores Conversacionais”. In: PRETI, Dino (org). Análise de textos orais. São Paulo: FFLCHUSP, p. 81-101, 1993.

Downloads

Como Citar

TRINDADE, Larissa Crepaldi. Estudo de elementos de persuasão em um comercial publicitário das Casas Bahia. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 1, p. 156–175, 2010. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n1p156. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/5493. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos