Perspectivas teóricas no processo de formação de professores: da racionalidade técnica às contribuições do interacionismo sociodiscursivo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p63Palavras-chave:
Formação de professores, Interacionismo sociodiscursivoResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma breve descrição de algumas perspectivasteóricas adotadas em processos de formação de professores e refletir sobre a relação existenteentre estes processos de formação e o constructo teórico-metodológico do InteracionismoSociodiscursivo (ISD), como discutido pelo grupo de Genebra (BRONCKART, 1993, 1997; DOLZe SCHNEUWLY, 1998), bem como, no Brasil, por (MAGALHÃES, 2004; MACHADO, 2002;LIBERALI, 2004), cujas pesquisas têm sido de grande importância para reflexões acerca dequestões relacionadas à educação, à formação de professores, entre outras. Para verificarmostais implicações recorremos aos autores supracitados e realizamos diversas leituras na disciplinaAnálise do Discurso na Formação de Professores, ofertada pelo Programa de Pós-graduaçãoem Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina e ministrada pela Profª. Drª.Vera Lúcia Lopes Cristóvão. Os estudos apresentados são essencialmente teóricos e compõemparte da fundamentação de uma proposta de trabalho com formação de professores das sériesiniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do norte do estado do Paraná. Acreditamos,portanto, que eles apresentam uma possibilidade de reflexão sobre a formação de professores apartir de um constructo teórico-metodológico – o ISD – compartilhado e ampliado por um grandenúmero de pesquisadores da área dos Estudos da Linguagem.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais no método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BOLÍVAR, A. Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru: EDUSC, 2002.
BRONCKART, J. P. Aspects génériques, typiques et singuliers de l’organization textuelle: des actions aux discours. Texto apresentado no Colóquio: “Texte et Compréhension”. Madrid, 1993.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo socio-discursivo. São Paulo, EDUC, 1999.
BRUSCHINI, C.; AMADO, T. Estudos sobre mulher e educação: algumas questões sobre o magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.64, p.4-13, 1988.
DEWEY, J. Como pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Pour un enseignement de l’oral. Initiation aux genres formels à l’école. Paris: ESF Editeur, 1998.
FAZENDA, I. C. A. (org.) Didática e interdisciplinaridade. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2003.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1999. FREIRE, P. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, C. R. et all. O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GARRIDO, E.; MOURA, M. l. ;PIMENTA, S. G. Pesquisa colaborativa na escola: uma maneira de facilitar o desenvolvimento profissional dos professores. In: MARIN, A. J. (org). Formação Continuada. Campinas: Papirus, 2000.
GIROUX, H. A. Paulo Freire e a Política do Pós-Colonialismo. Pátio, v. 1,, n.2, p. 15-19, Ago./Out. 1997.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 1997.
GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
GOODSON, I. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.
MACHADO, A. R. Análises discursivas: o trabalho planificado e o trabalho real na formação de professores. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO: DISCURSO, AÇÃO E SOCIEDADE, 2., 2002, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2002.
MAGALHÃES, M. C. C.; LIBERALI, F. C. O interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores. Calidoscópio, v. 2, n. 2, p. 105- 111, jul/dez. 2004.
MEIRIEU, P. A pedagogia entre o dizer e o fazer: A coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
PERRENOUD, P. et al. (org.) Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, I. C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2003.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1991.
SEVERINO, A. J. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, I. C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. 8ª ed. São Paulo: Papirus, 2003.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.