Língua estrangeira no ensino fundamental: uma experiência baseada no trabalho com gênero textual

Autores

  • Juliana Orsini da Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p43

Palavras-chave:

Gênero Textual. Sequência didática. Ensino de língua inglesa.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a aplicação de uma sequência didática em uma turma de 8º ano, bem como trazer os resultados que foram observados durante a realização do trabalho e estabelecer uma comparação entre a proposta de ensino baseada na abordagem de gêneros e SD e a abordagem prevista pelo apostilado da escola que traz gênero textual. Os pressupostos teóricos que subjazem à pesquisa são os do interacionismo sociodiscursivo. Com a elaboração e aplicação, pudemos perceber que o trabalho com gêneros textuais se apresenta como uma alternativa significativa para o ensino/aprendizagem de língua inglesa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Orsini da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem - UEL

Referências

ARNOLD, S.B.T. Produção escrita, pluralidade cultural: língua estrangeira no ensino fundamental. In: Centro de referência virtual do professor –SEE-MG, 2005. Disponível http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/documentos/op/ef/linguaestrangeir a/2010-08/op-ef-le-36.pdf. Acesso junho/2011.

AZEVEDO, I.M; CORDEIRO, G.S. O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com sequências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagem. In: CALIDOSCÓPIO. Vol. 2, n.2, jul/dez 2004. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. In: MACHADO, A. R.; MATÊNCIO, M. (Org.). Trad. A. R. Machado et. al. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. A. R. Machado & P. Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LIBERALLI, F. C. As linguagens da reflexão. In: MAGALHÃES, M. C. M. (Org). A formação do professor como um profissional reflexivo. São Paulo: EDUC, 2005. (Coleção Faces da Linguística Aplicada)

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da rede pública de Educação Básica do Estado do Paraná. Curitiba, 2006.

RODRIGUES, R.H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem. In: MEURER, J.L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 152-183.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SZUNDY, P.T.C.; CRISTOVÃO, V.L.L. Projetos de formação pré-serviço do professor de língua inglesa: sequências didáticas como instrumento no ensinoaprendizagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.8, n.1, 2008.

Downloads

Publicado

23-10-2014

Como Citar

ORSINI DA SILVA, J. Língua estrangeira no ensino fundamental: uma experiência baseada no trabalho com gênero textual. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 43–61, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15981. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.