Produção de sequência didática com base no gênero infográfico em língua inglesa: um olhar para o processo de transposição didática
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p241Palavras-chave:
Sequência didática, Gênero de texto, Infográfico, Transposição didática, Desenvolvimento profissionalResumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutoramento cujo objetivo geral consiste em investigar se e em que medida acontece o desenvolvimento de professores de Língua Inglesa da Rede Pública do Estado do Paraná ao participarem de uma Sequência de Formação - SF, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD, no ensino de línguas por meio de gêneros de texto e no procedimento Sequência Didática - SD. Neste artigo, traçamos um paralelo entre a SD elaborada por uma professora participante da SF e as dimensões ensináveis do gênero de texto infográfico, com vistas a analisar como se deu o processo de transposição didática externa do referido gênero e quais indícios de desenvolvimento podem ser percebidos nesse processo de produção docente. Os resultados destacam a importância de que o professor conheça profundamente o gênero de texto com o qual irá trabalhar, para que possa realizar adequadamente o processo de transposição didática. Para tanto, o modelo didático do gênero, bem como a SD com a qual irá conduzir o processo de ensino e aprendizagem são elementos mediadores que podem colaborar com esse processo de entendimento do professor, especialmente, quando ele mesmo os elabora. Essa ação de elaboração de material didático, em nosso caso a SD, sendo constitutiva de um processo mais amplo de formação – a SF pode contribuir para a criação de novas zonas de desenvolvimento proximal no professor participante – fator essencial rumo ao desenvolvimento profissional do docente.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO, Fábio Nunes. Estratégias de leitura em língua inglesa: um estudo de infográficos em uma perspectiva multimodal. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3txJNVF. Acesso em: 15 ago. 2018.
BARROS, Eliana Merlin Deganutti. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Londrina, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3cDYa4W. Acesso em: 3 fev. 2015.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2007.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Raquel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, Ed. 2, 2012.
BRONCKART, Jean-Paul. Interacionismo sócio-discursivo: uma entrevista com Jean Paul Bronckart. Tradução de Cassiano Ricardo Haag e Gabriel de Ávila Othero. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, [S. l.], v. 4, n. 6, mar. 2006. Disponível em: https://bit.ly/2LsSr6U. Acesso em: 14 out. 2013.
BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado das Letras, 2008.
BRONCKART, Jean-Paul. Um retorno necessário à questão do desenvolvimento. In: BUENO, Luzia; LOPES, Maria Ângela Paulino Teixeira; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes (org.). Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matêncio. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 85-107.
CHEVALLARD, Yves. On didactic transposition theory: some introductory notes. 1989. Disponível em: https://bit.ly/2MDsJwP. Acesso em: 17 jan. 2015.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: UEL, 2007.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Para uma expansão do conceito de capacidades de linguagem. In: BUENO, Luzia; LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (org.). Gêneros textuais e formação inicial:homenagem à Malu Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 357-383.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 191–215, jan./jun. 2010. Disponível em: https://bit.ly/3cKsevO. Acesso em: 13 set. 2013.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; STUTZ, Lidia. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; ARAUJO, Júlio Cezar; NICOLAIDES, Christiane Siqueira; SILVA, Kleber Aparecido (org.). Linguística aplicada e sociedade. ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011.
DIONÍSIO, Angela Paiva (org.). Verbetes enciclopédicos: gráfico e infográfico. Recife: Pipa Comunicação, 2013. Disponível em: https://bit.ly/36KyL5A. Acesso em: 30 jul. 2018.
DOLZ, Joaquim. Os cincos novos desafios para o ensino da Língua Portuguesa: parte 2. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESCREVENDO O FUTURO, 2015, São Paulo. Palestra proferida... São Paulo: Espaço APAS, 2015. 1 vídeo (43:05 min). Disponível em: https://bit.ly/3pSxjG4. Acesso em: 21 ago. 2018.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequencias didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, Ed.2, 2010.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, Ed.2, 2010. p. 44-64.
GONÇALVES, Letícia Aparecida de Araújo; ROSOLEM, Loretta Derbli Durães da Luz. Infográfico: uma proposta de modelo didático do gênero. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (org.). Gêneros: (textuais /discursivos), ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. Campinas, Mercado de Letras, 2018. p. 541-558.
KANNO, Mário. Infográfico: como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. Edição eletrônica. São Paulo: Infolide, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3pMNB3b. Acesso em: 26 ago. 2018.
LENHARO, Rayane Isadora. Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
MACHADO, Anna Rachel. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábolas Editorial, 2005. p. 237-259.
MACHADO, Anna Rachel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006. Disponível em https://bit.ly/3oSoYAE. Acesso em: 15 out. 2014.
NASCIMENTO, Elvira Lopes. Práticas de letramento, gênero e interação social: o saber e o fazer dos professores do ensino fundamental. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS ELITERÁRIOS – CIELLI, 1., 2010, Maringá. Anais [...]. Maringá: UEM, PLE, 2010. Disponível em: http://anais.cielli.com.br/artigos. Acesso em: 12 fev. 2015.
OLIVEIRA, Marta Kohl. A mediação simbólica; o uso de instrumentos, o uso de signos e o processo de internalização. In: OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
PONTARA, Claudia Lopes; CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes. Sequência de formação para professores de língua inglesa: estabelecendo relações com os saberes e capacidades docentes. Signum; estudos da linguagem, Londrina, v. 21, n. 2, 2018.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2010.
STETSENKO, Anna. The transformative mind: expanding Vygotsky’s perspective on development and education. New York: Cambridge University Press, 2016.
STUTZ, Lidia. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 2012. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3rpjxef. Acesso em: 13 jan. 2015.
TEIXEIRA, Tattiana. Infografia e jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20642. Acesso em: 2 ago. 2018.
VIANNA, Eduardo; STETSENKO, Anna. Embracing history through transforming it: contrasting Piagetian versus Vygotskian (activity) theories of learning and development to expand constructivism within a dialectical view of history. Theory & Psychology, London, v. 16, n. 1, p. 81-108, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0959354306060108. Acesso em: 22 jan. 2019.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.