Produção de sequência didática com base no gênero infográfico em língua inglesa: um olhar para o processo de transposição didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p241

Palavras-chave:

Sequência didática, Gênero de texto, Infográfico, Transposição didática, Desenvolvimento profissional

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutoramento cujo objetivo geral consiste em investigar se e em que medida acontece o desenvolvimento de professores de Língua Inglesa da Rede Pública do Estado do Paraná ao participarem de uma Sequência de Formação - SF, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD, no ensino de línguas por meio de gêneros de texto e no procedimento Sequência Didática - SD.  Neste artigo, traçamos um paralelo entre a SD elaborada por uma professora participante da SF e as dimensões ensináveis do gênero de texto infográfico, com vistas a analisar como se deu o processo de transposição didática externa do referido gênero e quais indícios de desenvolvimento podem ser percebidos nesse processo de produção docente. Os resultados destacam a importância de que o professor conheça profundamente o gênero de texto com o qual irá trabalhar, para que possa realizar adequadamente o processo de transposição didática. Para tanto, o modelo didático do gênero, bem como a SD com a qual irá conduzir o processo de ensino e aprendizagem são elementos mediadores que podem colaborar com esse processo de entendimento do professor, especialmente, quando ele mesmo os elabora. Essa ação de elaboração de material didático, em nosso caso a SD, sendo constitutiva de um processo mais amplo de formação – a SF pode contribuir para a criação de novas zonas de desenvolvimento proximal no professor participante – fator essencial rumo ao desenvolvimento profissional do docente.

 

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Biografia do Autor

Claudia Lopes Pontara, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do PPGEL- programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem- Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

PONTARA, Claudia Lopes. Produção de sequência didática com base no gênero infográfico em língua inglesa: um olhar para o processo de transposição didática. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 241–284, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p241. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37044. Acesso em: 4 nov. 2024.