Produção de sequência didática com base no gênero infográfico em língua inglesa: um olhar para o processo de transposição didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p241

Palavras-chave:

Sequência didática, Gênero de texto, Infográfico, Transposição didática, Desenvolvimento profissional

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutoramento cujo objetivo geral consiste em investigar se e em que medida acontece o desenvolvimento de professores de Língua Inglesa da Rede Pública do Estado do Paraná ao participarem de uma Sequência de Formação - SF, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD, no ensino de línguas por meio de gêneros de texto e no procedimento Sequência Didática - SD.  Neste artigo, traçamos um paralelo entre a SD elaborada por uma professora participante da SF e as dimensões ensináveis do gênero de texto infográfico, com vistas a analisar como se deu o processo de transposição didática externa do referido gênero e quais indícios de desenvolvimento podem ser percebidos nesse processo de produção docente. Os resultados destacam a importância de que o professor conheça profundamente o gênero de texto com o qual irá trabalhar, para que possa realizar adequadamente o processo de transposição didática. Para tanto, o modelo didático do gênero, bem como a SD com a qual irá conduzir o processo de ensino e aprendizagem são elementos mediadores que podem colaborar com esse processo de entendimento do professor, especialmente, quando ele mesmo os elabora. Essa ação de elaboração de material didático, em nosso caso a SD, sendo constitutiva de um processo mais amplo de formação – a SF pode contribuir para a criação de novas zonas de desenvolvimento proximal no professor participante – fator essencial rumo ao desenvolvimento profissional do docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Lopes Pontara, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do PPGEL- programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem- Universidade Estadual de Londrina.

Referências

AL HOSNI, Jokha. The power of image in English language teaching. The Journal of Teaching English for Specific and Academic Purposes, Serbia, v. 4, n. 1, p. 229, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3jl7jR0. Acesso em: 15 ago. 2018.

ASSUNÇÃO, Fábio Nunes. Estratégias de leitura em língua inglesa: um estudo de infográficos em uma perspectiva multimodal. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3txJNVF. Acesso em: 15 ago. 2018.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Londrina, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3cDYa4W. Acesso em: 3 fev. 2015.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2007.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Raquel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, Ed. 2, 2012.

BRONCKART, Jean-Paul. Interacionismo sócio-discursivo: uma entrevista com Jean Paul Bronckart. Tradução de Cassiano Ricardo Haag e Gabriel de Ávila Othero. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, [S. l.], v. 4, n. 6, mar. 2006. Disponível em: https://bit.ly/2LsSr6U. Acesso em: 14 out. 2013.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

BRONCKART, Jean-Paul. Um retorno necessário à questão do desenvolvimento. In: BUENO, Luzia; LOPES, Maria Ângela Paulino Teixeira; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes (org.). Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matêncio. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 85-107.

CHEVALLARD, Yves. On didactic transposition theory: some introductory notes. 1989. Disponível em: https://bit.ly/2MDsJwP. Acesso em: 17 jan. 2015.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: UEL, 2007.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Para uma expansão do conceito de capacidades de linguagem. In: BUENO, Luzia; LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (org.). Gêneros textuais e formação inicial:homenagem à Malu Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 357-383.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 191–215, jan./jun. 2010. Disponível em: https://bit.ly/3cKsevO. Acesso em: 13 set. 2013.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; STUTZ, Lidia. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; ARAUJO, Júlio Cezar; NICOLAIDES, Christiane Siqueira; SILVA, Kleber Aparecido (org.). Linguística aplicada e sociedade. ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011.

DIONÍSIO, Angela Paiva (org.). Verbetes enciclopédicos: gráfico e infográfico. Recife: Pipa Comunicação, 2013. Disponível em: https://bit.ly/36KyL5A. Acesso em: 30 jul. 2018.

DOLZ, Joaquim. Os cincos novos desafios para o ensino da Língua Portuguesa: parte 2. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESCREVENDO O FUTURO, 2015, São Paulo. Palestra proferida... São Paulo: Espaço APAS, 2015. 1 vídeo (43:05 min). Disponível em: https://bit.ly/3pSxjG4. Acesso em: 21 ago. 2018.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequencias didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, Ed.2, 2010.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, Ed.2, 2010. p. 44-64.

GONÇALVES, Letícia Aparecida de Araújo; ROSOLEM, Loretta Derbli Durães da Luz. Infográfico: uma proposta de modelo didático do gênero. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (org.). Gêneros: (textuais /discursivos), ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. Campinas, Mercado de Letras, 2018. p. 541-558.

KANNO, Mário. Infográfico: como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. Edição eletrônica. São Paulo: Infolide, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3pMNB3b. Acesso em: 26 ago. 2018.

LENHARO, Rayane Isadora. Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

MACHADO, Anna Rachel. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábolas Editorial, 2005. p. 237-259.

MACHADO, Anna Rachel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006. Disponível em https://bit.ly/3oSoYAE. Acesso em: 15 out. 2014.

NASCIMENTO, Elvira Lopes. Práticas de letramento, gênero e interação social: o saber e o fazer dos professores do ensino fundamental. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS ELITERÁRIOS – CIELLI, 1., 2010, Maringá. Anais [...]. Maringá: UEM, PLE, 2010. Disponível em: http://anais.cielli.com.br/artigos. Acesso em: 12 fev. 2015.

OLIVEIRA, Marta Kohl. A mediação simbólica; o uso de instrumentos, o uso de signos e o processo de internalização. In: OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

PONTARA, Claudia Lopes; CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes. Sequência de formação para professores de língua inglesa: estabelecendo relações com os saberes e capacidades docentes. Signum; estudos da linguagem, Londrina, v. 21, n. 2, 2018.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

STETSENKO, Anna. The transformative mind: expanding Vygotsky’s perspective on development and education. New York: Cambridge University Press, 2016.

STUTZ, Lidia. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 2012. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3rpjxef. Acesso em: 13 jan. 2015.

TEIXEIRA, Tattiana. Infografia e jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20642. Acesso em: 2 ago. 2018.

VIANNA, Eduardo; STETSENKO, Anna. Embracing history through transforming it: contrasting Piagetian versus Vygotskian (activity) theories of learning and development to expand constructivism within a dialectical view of history. Theory & Psychology, London, v. 16, n. 1, p. 81-108, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0959354306060108. Acesso em: 22 jan. 2019.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

PONTARA, Claudia Lopes. Produção de sequência didática com base no gênero infográfico em língua inglesa: um olhar para o processo de transposição didática. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 241–284, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p241. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37044. Acesso em: 21 nov. 2024.