Poemas na mídia podcast - uma proposta para o trabalho com oralidade nas aulas de língua portuguesa como língua materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p15

Palavras-chave:

Mídia podcast, Poema, Oralidade, Sequência didática

Resumo

Este estudo objetiva apresentar uma proposta de trabalho em Língua Materna por meio de uma Sequência Didática - SD, elaborada com base no gênero poema, mais especificamente, a quadra, a cinquina e o biopoema (ramificações do gênero poema, aos quais denominaremos de subgêneros), em uma interface com a mídia podcast, via declamação dos poemas produzidos, envolvendo temáticas de cunho pessoal, como família e amizade. Para tanto, a pesquisa alicerça-se nos pressupostos teóricos acerca das novas tecnologias e ensino (ROJO, 2012; DIONÍSIO, 2011; PRENSKY, 2001), nas contribuições acerca do podcast enquanto mídia e instrumento pedagógico (FREIRE, 2010, 2013; RIBEIRO, 2009; LEVY, 1999), nas considerações teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo -ISD acerca dos gêneros de textos (BRONCKART, [1999] 2012, 2008) e do ensino com base em gêneros de texto por meio do procedimento SD (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, [2004]2010). No que diz respeito à metodologia empregada, trata-se de um estudo qualitativo-interventivo, visando à elaboração de uma SD que contemple práticas de oralidade alinhadas às práticas de leitura e escrita. Dessa forma, a proposta em questão pretende permitir que os alunos possam falar de si, por meio de práticas sociais efetivas, utilizando-se de recursos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Lopes Pontara, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do PPGEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora de Língua Inglesa – Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED.

Andressa Aparecida Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do PPGEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do curso de Letras – UNOPAR.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Emsantina Galvão G. Pereira. Revisão da tradução Marina Appenzellerl. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. O desenvolvimento da escrita em língua inglesa com o uso de sequências didáticas contextualizadas em um projeto de troca de correspondências. Tese. (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa - 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. 2.ed. Tradução: Anna Raquel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2012.

BRONCKART, Jean Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad. Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; STUTZ, Lídia. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, Paula Tatianne Carréra et al (Orgs.). Linguística Aplicada e Sociedade. Ensino e Aprendizagem de Línguas no Contexto Brasileiro. Campinas, SP. Pontes Editores, 2011.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Para uma expansão do conceito de capacidades de linguagem. In: BUENO, Luzia; LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira.; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. (Org.)Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matêncio. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário et al. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas: Kaygangue, 2011.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequencias didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim .et.al. Gêneros orais e escritos na escola. 2.ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et.al. Gêneros orais e escritos na escola. 2.ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

FERRARA, Sue. What are bio poems? Disponível em: http://education.seattlepi.com/bio-poems-5438.html. Acesso em: 21 jan. 2017.

FERRARINI, Marlene Aparecida. O gênero textual conto de fadas didatizado para o ensino de produção escrita em língua inglesa. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009. Disponível em: http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/cp125679.pdf. Acesso em: 04 mar. 2014.

FREIRE, Eugenio Paccelli Aguiar. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidade e implicações de uma tecnologia da comunicação. Natal, 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013

FREIRE, Eugenio Paccelli Aguiar. Construindo um modelo de referência à participação ativa dos Sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line. Natal, 2010. 214 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

KLEIMAN, Angela Bustos. Linguagem e formação do professor: apontamentos de uma travessia (em ensaio em homenagem a Malu Matêncio). In: BUENO, Luzia; LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. (Org.)Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matêncio. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

LANFERDINI, Priscila Azevedo da Fonseca. O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua inglesa. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

LÉVY, Pierry. A nova relação com o saber. In: LÉVY, Pierry. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. p. 159-170.

MACHADO, Anna Rachel. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Desiree. (Orgs.).Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábolas Editorial, 2005. p. 237-259.

NASCIMENTO, Roseli Gonçalves. do; BEZERRA, Fábio Alexandre Silva; HEBERLE, Viviane Maria. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & ensino, Pelotas, v.14, n. 2, p. 529-552, 2011.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa. Curitiba, 2008.

PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Cultura y Educación, n. 2, p. 31-41, 1996.

PETRECHE, Celia Regina Capellini. A sequência didática nas aulas de língua inglesa do ensino médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2008.

PONTARA, Claudia Lopes. Gêneros textuais e sequência didática propiciando um ensino significativo de análise linguística e expressão escrita em língua inglesa. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

LENHARO, Rayane Isadora. Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2016.

PRENSKY, Mark. Nativos digitais imigrantes digitais. Tradução: Roberta de Moraes Jesus de Souza .Versão original: Digital Natives Digital Immigrants. On the Horizon, NCB University Press, v. 9, n. 5, 2001, p. 1-6.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Para além da emissão sonora: as interacções no podcasting. Intertexto, Porto Alegre, 2005. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/26568. Acesso em: 27 jan. 2016.

RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, Belém, v. 8, n. 1, p. 15-38, 2009.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim.et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras. Ed.2, 2010.

SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. et al. Gêneros orais e escritos na escola. 2.ed. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discursos: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. et al. Gêneros orais e escritos na escola. 2.ed. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16381/1/HenriqueES_T. Acesso em: 13 jan.2017.

SOUSA, Henrique Eduardo de. Letramento literário na escola: o poema na aula de língua portuguesa no ensino médio. 2013. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

STUTZ, Lidia. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, 2012.

VEDOVATO, Luciana. O gênero poema em sala de aula: Uma proposta de estudo e transposição didática. Londrina, 2008.

PERFEITO, Alba Maria ; VEDOVATO, Lúcia. O gênero poema em sala de aula: um estudo na perspectiva bakhtiniana. Línguas & Letras. Cascavel, v. 11 n. 21, p. 241-264, 2011.

RADICH, Sandra Ferrari. Trovas ou quadras. 2013. Disponível em: RADICH, Sandra Ferrari. Trovas ou quadras. 2013. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/trovas/4322414. Acesso em: 20 jan. 2017

Downloads

Publicado

14-07-2018

Como Citar

PONTARA, Claudia Lopes; LOPES, Andressa Aparecida. Poemas na mídia podcast - uma proposta para o trabalho com oralidade nas aulas de língua portuguesa como língua materna. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 15–64, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p15. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33959. Acesso em: 21 nov. 2024.