Poemas na mídia podcast - uma proposta para o trabalho com oralidade nas aulas de língua portuguesa como língua materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p15

Palavras-chave:

Mídia podcast, Poema, Oralidade, Sequência didática

Resumo

Este estudo objetiva apresentar uma proposta de trabalho em Língua Materna por meio de uma Sequência Didática - SD, elaborada com base no gênero poema, mais especificamente, a quadra, a cinquina e o biopoema (ramificações do gênero poema, aos quais denominaremos de subgêneros), em uma interface com a mídia podcast, via declamação dos poemas produzidos, envolvendo temáticas de cunho pessoal, como família e amizade. Para tanto, a pesquisa alicerça-se nos pressupostos teóricos acerca das novas tecnologias e ensino (ROJO, 2012; DIONÍSIO, 2011; PRENSKY, 2001), nas contribuições acerca do podcast enquanto mídia e instrumento pedagógico (FREIRE, 2010, 2013; RIBEIRO, 2009; LEVY, 1999), nas considerações teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo -ISD acerca dos gêneros de textos (BRONCKART, [1999] 2012, 2008) e do ensino com base em gêneros de texto por meio do procedimento SD (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, [2004]2010). No que diz respeito à metodologia empregada, trata-se de um estudo qualitativo-interventivo, visando à elaboração de uma SD que contemple práticas de oralidade alinhadas às práticas de leitura e escrita. Dessa forma, a proposta em questão pretende permitir que os alunos possam falar de si, por meio de práticas sociais efetivas, utilizando-se de recursos tecnológicos.

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Biografia do Autor

Claudia Lopes Pontara, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do PPGEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora de Língua Inglesa – Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED.

Andressa Aparecida Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do PPGEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do curso de Letras – UNOPAR.

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Publicado

14-07-2018

Como Citar

PONTARA, C. L.; LOPES, A. A. Poemas na mídia podcast - uma proposta para o trabalho com oralidade nas aulas de língua portuguesa como língua materna. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 15–64, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p15. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33959. Acesso em: 28 abr. 2024.