Análise dos recursos argumentativos de uma propaganda da Natura Ekos

Autores

  • Paula Tatiana Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p113

Palavras-chave:

Argumentação, Ecopropaganda, Natura Ekos

Resumo

Neste trabalho, analisamos os recursos semântico-argumentativos  e o comprometimento socioambiental da empresa Natura em um texto publicitário impresso, da Natura Ekos.  Com base na Semântica Argumentativa, desenvolvida por Oswald Ducrot, para o qual a argumentação está na língua, destacamos os seguintes recursos: personificação, adjetivação, operador argumentativo, elemento dêitico, modalizador, intensificador e argumento por autoridade. Esses elementos corroboram para chamar a atenção do público-alvo e levá-lo não só à aquisição do produto anunciado, mas também a aderir aos valores transmitidos pelo locutor do anúncio. Além disso, o texto verbal, em conjunto com o texto não verbal, mostra-se persuasivo por meio da imagem que representa as comunidades tradicionais beneficiadas pelas iniciativas socioambientais da Natura. Por meio deste estudo, pretendemos contribuir com a formação de leitores mais críticos e também com as pesquisas que analisam o discurso e os efeitos de sentido que se estabelecem nos anúncios publicitários.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Tatiana Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Estudos da Linguagem, Estudo do texto/discurso.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. B

ENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Trad. Eduardo Guimarães. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.

BÍBLIA. Português. 2007. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Trad. portuguesa da versão francesa dos originais grego, hebraico e aramaico, traduzidos pelos Monges Beneditinos de Maredsous. 174. ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2007.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Trad. Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1987.

DUCROT, Oswald. Argumentação e ‘topoi’ argumentativos. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). História e Sentido na linguagem. Trad. Eduardo Guimarães Campinas, SP: Pontes, 1989.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. Um nome de teoria estabilizado, sentidos em movimento: a semântica argumentativa na história. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss de língua portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A inter-ação pela linguagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1995.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Trad. Vera Whately. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

MALHEIROS, Iraci de Jesus Barros. Aspectos estilísticos na colocação do adjetivo. São Luís (MA): UFMA, 1982.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel. SALGADO, Luciana. (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11- 29.

NEGRI, Marina Aparecida Espinosa. Contribuições da língua portuguesa para a redação publicitária. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

SANDMANN, Antônio. A linguagem da propaganda. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

SILVA, Paula Tatiana da. Discurso argumentativo: biodiversidade e preservação ambiental na propaganda da Natura Ekos. 2009. Dissertação (Programa de PósGraduação em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

VESTERGAARD, Torben. SCHRÖDER, Kim. A linguagem da propaganda. Trad. João Alves dos Santos. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

02-04-2013

Como Citar

SILVA, Paula Tatiana. Análise dos recursos argumentativos de uma propaganda da Natura Ekos. Entretextos, Londrina, v. 12, n. 2, p. 113–132, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2012v12n2p113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/13344. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos