Análise dos recursos argumentativos de uma propaganda da Natura Ekos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p113Palavras-chave:
Argumentação, Ecopropaganda, Natura EkosResumo
Neste trabalho, analisamos os recursos semântico-argumentativos e o comprometimento socioambiental da empresa Natura em um texto publicitário impresso, da Natura Ekos. Com base na Semântica Argumentativa, desenvolvida por Oswald Ducrot, para o qual a argumentação está na língua, destacamos os seguintes recursos: personificação, adjetivação, operador argumentativo, elemento dêitico, modalizador, intensificador e argumento por autoridade. Esses elementos corroboram para chamar a atenção do público-alvo e levá-lo não só à aquisição do produto anunciado, mas também a aderir aos valores transmitidos pelo locutor do anúncio. Além disso, o texto verbal, em conjunto com o texto não verbal, mostra-se persuasivo por meio da imagem que representa as comunidades tradicionais beneficiadas pelas iniciativas socioambientais da Natura. Por meio deste estudo, pretendemos contribuir com a formação de leitores mais críticos e também com as pesquisas que analisam o discurso e os efeitos de sentido que se estabelecem nos anúncios publicitários.
Downloads
Referências
ENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Trad. Eduardo Guimarães. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
BÍBLIA. Português. 2007. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Trad. portuguesa da versão francesa dos originais grego, hebraico e aramaico, traduzidos pelos Monges Beneditinos de Maredsous. 174. ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2007.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Trad. Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1987.
DUCROT, Oswald. Argumentação e ‘topoi’ argumentativos. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). História e Sentido na linguagem. Trad. Eduardo Guimarães Campinas, SP: Pontes, 1989.
FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. Um nome de teoria estabilizado, sentidos em movimento: a semântica argumentativa na história. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss de língua portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A inter-ação pela linguagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1995.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Trad. Vera Whately. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
MALHEIROS, Iraci de Jesus Barros. Aspectos estilísticos na colocação do adjetivo. São Luís (MA): UFMA, 1982.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel. SALGADO, Luciana. (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11- 29.
NEGRI, Marina Aparecida Espinosa. Contribuições da língua portuguesa para a redação publicitária. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
SANDMANN, Antônio. A linguagem da propaganda. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
SILVA, Paula Tatiana da. Discurso argumentativo: biodiversidade e preservação ambiental na propaganda da Natura Ekos. 2009. Dissertação (Programa de PósGraduação em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.
VESTERGAARD, Torben. SCHRÖDER, Kim. A linguagem da propaganda. Trad. João Alves dos Santos. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.