Análise dos recursos argumentativos de uma propaganda da Natura Ekos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p113Palabras clave:
Argumentação, Ecopropaganda, Natura EkosResumen
Neste trabalho, analisamos os recursos semântico-argumentativos e o comprometimento socioambiental da empresa Natura em um texto publicitário impresso, da Natura Ekos. Com base na Semântica Argumentativa, desenvolvida por Oswald Ducrot, para o qual a argumentação está na língua, destacamos os seguintes recursos: personificação, adjetivação, operador argumentativo, elemento dêitico, modalizador, intensificador e argumento por autoridade. Esses elementos corroboram para chamar a atenção do público-alvo e levá-lo não só à aquisição do produto anunciado, mas também a aderir aos valores transmitidos pelo locutor do anúncio. Além disso, o texto verbal, em conjunto com o texto não verbal, mostra-se persuasivo por meio da imagem que representa as comunidades tradicionais beneficiadas pelas iniciativas socioambientais da Natura. Por meio deste estudo, pretendemos contribuir com a formação de leitores mais críticos e também com as pesquisas que analisam o discurso e os efeitos de sentido que se estabelecem nos anúncios publicitários.
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