O gênero notícia em aulas de Português Instrumental de um curso técnico de nível médio: uma experiência interacionista sociodiscursiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n1p84Palavras-chave:
Interacionismo Sociodiscursivo, Gêneros de Texto, Ensino de Língua Portuguesa, Educação ProfissionalResumo
O trabalho a seguir traz os resultados obtidos com a aplicação de uma proposta pedagógica organizada com base em uma progressão de gêneros de texto e em sequências didáticas, realizada no 2º semestre letivo de 2009, em um curso técnico da área da construção civil, no IFMT, Campus Cuiabá. Por ter sido realizada em uma ação cooperativa e participativa dos alunos e professora, a metodologia empregada foi a pesquisa-ação. A proposta pedagógica baseia-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sóciodiscursivo, com ênfase para o trabalho com as ações de linguagem semiotizadas em gêneros de texto (Bronckart, 1999; Dolz e Schneuwly, 2004). Pretendeu-se desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos por meio de atividades de apropriação de gêneros de texto das esferas jornalística, acadêmica e técnica profissional, com vistas ao aprimoramento de práticas de letramento para o exercício da profissão técnica da área da construção civil, bem como para a atuação crítica da cidadania. Este trabalho registra especialmente alguns dados obtidos com a aplicação da sequência didática do gênero notícia, que se configurou como proposta pedagógica inicial da progressão de gêneros. Os resultados comprovaram que o trabalho pedagógico que promove a apropriação de gêneros de texto revela-se adequado e produtivo para a educação profissional, desde que planejado segundo o perfil de formação do curso, com respeito à carga horária estabelecida para a disciplina que envolve o ensino de língua portuguesa.Downloads
Referências
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2.ed. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC. 1999.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. (orgs.) Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio; (trad.) Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio et al. Mercado das Letras: Campinas – SP, 2006.
CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes; NASCIMENTO, Elvira Lopes Gêneros Textuais e Ensino: contribuições do interacionismo sócio-discursivo. In: KARWOSKY, A. M. et alli. (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
DORETTO, Juliana. Brasil sai na frente com o Volp, diz presidente de comissão do MEC. Disponível em http://educacao.uol.com.br/portugues/reformaortografica/2009/02/02/godofredo-volp.jhtm. Acesso em 24 fev 2009.
MARCUSCHI. Luiz Antonio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MEC exige que livros didáticos de 2010 tenham nova ortografia. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular. Acesso em: 3 out. 2009.
NASCIMENTO, Elvira Lopes; GONÇALVES, Adair Vieira; SAITO, Cláudia Lopes Nascimento Saito. Gêneros textuais e ferramentas didáticas para a formação contínua de professores de língua portuguesa. Signum: Estudos de Linguagem, Londrina, v. 10, n. 2, p. 89-113, 2007.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. (Trad. e Org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
VALEZI, Sueli Correia Lemes. Progressão curricular: uma proposta de ensino de língua portuguesa em um curso técnico-profissionalizante. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 12, n. 2, dez. 2009, p. 285-309.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Entretextos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.