Chevrolet e público feminino: a hibridização na propaganda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p171

Palavras-chave:

Hibridização, Argumentatividade, Propaganda

Resumo

Este trabalho realiza um estudo a respeito da hibridização encontrada quando o gênero propaganda é revestido no gênero reportagem. Confirmando o caráter persuasivo-ideológico da propaganda, verificamos, nesta linguagem, um vasto campo de estudo para a argumentação, primordialmente, quando identificamos a apropriação de um gênero, com sua linguagem específica, suas características, seus arranjos, em outro. O procedimento metodológico incorpora guias de macro e microanálise enunciadas por Bonini (2003) ao estudo da argumentatividade expressa pelas palavras, com a qual se veicula a ideologia, responsável pela propagação de valores aceitos por determinada comunidade. Dessa forma, comprovamos a afirmação do linguista francês Oswald Ducrot, segundo a qual a argumentatividade está inscrita na própria língua, dependendo, sobretudo, do texto utilizado pelo produtor e com qual finalidade ele o utiliza, ao priorizar a interação.

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Biografia do Autor

Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

03-09-2013

Como Citar

OLIVEIRA, Lolyane Cristina Guerreiro de. Chevrolet e público feminino: a hibridização na propaganda. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 171–191, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p171. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15174. Acesso em: 21 nov. 2024.

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