Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p111-132

Palavras-chave:

Rubricas, Divulgação científica, Leitura em língua inglesa

Resumo

Ao ingressarem na universidade, estudantes entram em contato com diversos gêneros e atividades que requerem diferentes tipos de letramentos. Na área da biologia, uma delas refere-se à leitura de textos de divulgação científica (TDC) em língua inglesa. Assim, ofertamos uma oficina a estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL abordando esta atividade. Fundamentado em estudos sobre o gênero TDC e rubricas, este trabalho visa mapear necessidades de estudantes quanto à leitura em língua inglesa e analisar o efeito do uso de rubricas na leitura de TDC. A natureza desta pesquisa é de método misto, sendo os dados gerados por meio de um questionário de análise de necessidades, avaliação inicial (pré-teste) e final (pós-teste) de leitura de TDC em língua inglesa. No pré-teste, a maioria dos estudantes obteve um saldo positivo entre respostas satisfatórias e não satisfatórias. Já no pós-teste, é possível perceber uma considerável melhora no desempenho. Sendo assim, a rubrica utilizada na oficina pode ter contribuído para uma melhor leitura de TDC.

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

LOPES, C. A.; CRISTOVÃO, V. L. L. Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 3, p. 111–132, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n3p111-132. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45240. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigo para volume atemático