Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p111-132Palavras-chave:
Rubricas, Divulgação científica, Leitura em língua inglesaResumo
Ao ingressarem na universidade, estudantes entram em contato com diversos gêneros e atividades que requerem diferentes tipos de letramentos. Na área da biologia, uma delas refere-se à leitura de textos de divulgação científica (TDC) em língua inglesa. Assim, ofertamos uma oficina a estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL abordando esta atividade. Fundamentado em estudos sobre o gênero TDC e rubricas, este trabalho visa mapear necessidades de estudantes quanto à leitura em língua inglesa e analisar o efeito do uso de rubricas na leitura de TDC. A natureza desta pesquisa é de método misto, sendo os dados gerados por meio de um questionário de análise de necessidades, avaliação inicial (pré-teste) e final (pós-teste) de leitura de TDC em língua inglesa. No pré-teste, a maioria dos estudantes obteve um saldo positivo entre respostas satisfatórias e não satisfatórias. Já no pós-teste, é possível perceber uma considerável melhora no desempenho. Sendo assim, a rubrica utilizada na oficina pode ter contribuído para uma melhor leitura de TDC.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Sheila de Almeida Matias; CORREIA, Simone. Avaliação de expressão escrita em língua estrangeira. Cadernos do CNLF, vol. XXI, n. 3. Rio de Janeiro. 2017. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xxi_cnlf/cnlf/tomo2/0121.pdf. Acesso em: 01 abr. 2023.
BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; MAIA, Valéria de Fátima Roncon. O gênero “Reportagem de Divulgação Científica” e seus subgêneros. Veredas, Juiz de Fora, v. 21, n. Especial, p. 116-136, 2017. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.27997 Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/27997. Acesso em: 01 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.27997
BEZERRA, Benedito. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/zDHwLv4hn3BHrx986d4NZBt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-150104-1014
BIAGIOTTI, LCB. Conhecendo e aplicando rubricas em avaliações. In: Congresso Brasileiro de Educação a Distância. 2005. p. 1-9. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4406681/mod_resource/content/1/Rubricas%20na%20EaD_introduc%CC%A7a%CC%83o.pdf. Acesso em: 01 abr. 2023.
CARLINO, Paula. Escribir, leer, y aprender en la universidad. Una introducción a la alfabetización académica. Fondo de cultura económica: Ciudad de México, 2005.
CATALDI, C. A divulgação da ciência na mídia impressa: um enfoque discursivo. In: GOMES, M. C. A.; MELO, M. S. de S.; CATALDI, C. (Org.). Gênero discursivo, mídia e identidade. Viçosa: Ed. UFV, 2007, p.155-164.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; VIGNOLI, Jacqueline Sanches. Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos: práticas e demandas. Horizontes, Belo Horizonte, v. 38, n. 1, p. 020012, 2020. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.869. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/869. Acesso em: 01 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.869
DELLA ROSA, Stéfanie. Análise das reflexões estabelecidas por pesquisadores entre conhecimento de língua inglesa e desempenho acadêmico. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5759. Acesso em: 01 abr. 2023
DELLA ROSA, Stéfanie Fernanda Pistoni; KAWACHI-FURLAN, Cláudia Jotto; AUGUSTO-NAVARRO, Eliane Hércules. Inglês para propósitos específicos (IPE): características e tendências atuais de ensino. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 25-40, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6193391. Acesso em: 01 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8408
GIL, Beatriz; ARANHA, Solange. Um estudo do gênero abstract na disciplina de Antropologia: a heterogeneidade da (s) área (s). DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 33, p. 843-871, 2017. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502017000300843&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 22 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-445090396888115541
GRILLO, Sheila Vieira de Camargo; GIERING, Maria Eduarda; MOTTA-ROTH, Désirée. Discourse Perspectives of Science Divulgation/Popularization. Bakhtiniana, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 3-13, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/PNk5xJk8JJMBYhy6PXtL9rx/?lang=en. Acesso em: 01 abr. 2023 DOI: https://doi.org/10.1590/2176-457327166
MACHADO, Anna Rachel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, 2010. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/349. Acesso em: 01 abr. 2023
MOTTA-ROTH, Désirée; SCHERER, Anelise Scotti. Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo. Bakhtiniana, São Paulo, v. 11, p. 164-189, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/6g4PjKM8Y4kFQLSGfmT88sq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2176-457323671
NANTES, Eliza A. Sheuer; LUPPI, Sandra Elaine. As “vozes” presentes no gênero divulgação científica. Anais do Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Caxias do Sul, p. 1-19, 2009. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/tplSiget/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/textos_autor/arquivos/as_vozes_presentes_no_genero_divulgacao_cientifica.pdf. Acesso em: 01 abr. 2023.
SALDAÑA, Johnny. The coding manual for qualitative researchers. London: SAGE Publications Ltd, v. 3, 2009. Disponível em: https://www.torrossa.com/en/resources/an/5018667. Acesso em: 01 abr. 2023
VIEIRA, Bruna Gabriela Augusto Marçal; ARANHA, Solange. O primeiro passo na trajetória da elaboração de um curso de EAP para pós-graduandos em Ciência da Computação: análise de necessidades. Entretextos, Londrina, v. 15, n. 2, p. 139-171, 2015. DOI:10.5433/1519-5392.2015v15n2p139. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n2p139
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Entretextos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.