Multiletramentos plurilíngues na educação básica: perspectivas contemporâneas anticoloniais e emancipatórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p01-22

Palavras-chave:

Educação linguística, multiletramentos, perspectivas anticoloniais e emancipatórias

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a linguagem e seus aspectos contemporâneos na era digital globalizada, com ênfase na educação bi/multi/plurilíngue no contexto brasileiro. Partindo das implicações da globalização nas relações sociais contemporâneas em interface com uma política linguística brasileira para as línguas estrangeiras altamente limitada, destacaremos documentos oficiais brasileiros relevantes para este cenário. Levantaremos questionamentos sobre a relevância do ensino de línguas adicionais/estrangeiras na educação básica pública em contraste com o setor privado, o qual tem assumido uma posição proativa para as demandas bi/multi/plurilíngues na atualidade, embora motivado por uma série de razões econômicas. Discutiremos os conceitos de bilinguismo português-inglês e de multiletramentos (NLG, 1996; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), além de centrar uma breve discussão sobre a histórica cultura colonial dos saberes no ensino de inglês em nosso país. Posteriormente, analisaremos e teceremos reflexões sobre abordagens emancipatórias para a aprendizagem da língua inglesa com ênfase em temas locais relevantes para o engajamento e agência dos aprendizes, como preconizado pelo The New London Group, NLG (1996).

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Biografia do Autor

Sabrina de Oliveira Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisadora e mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG. Há mais de 20 anos atua como professora de língua inglesa na educação básica na rede privada de Minas Gerais. Seus interesses e áreas de pesquisas estão relacionadas à linguagem e tecnologias digitais, multiletramentos e multimodalidade, bem como educação bilíngue e currículo integrado. 

Reinildes Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora associada da Faculdade de Letras da UFMG na graduação e no programa de pós-graduação em estudos linguísticos. Suas pesquisas são relacionadas a estes temas: linguagem e tecnologias digitais e formação de professores. Doutora em Tecnologia Educacional pela Montreal Concordia University do Canadá e Mestrado em Inglês pela UFMG. Realizou estudos de pós-doutorado sobre tecnologias digitais e ensino de inglês (PUC-SP) e sobre multimodalidade no livro didático de inglês (UNIFESP-SP). Atuou, por vários anos, como consultora da Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG) e da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Sua Proposta Curricular de Língua Estrangeira do Estado de Minas Gerais e respectivo Currículo Básico Comum (CBC) vigoraram por mais de 20 anos.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

MELO, Sabrina de Oliveira; DIAS, Reinildes. Multiletramentos plurilíngues na educação básica: perspectivas contemporâneas anticoloniais e emancipatórias . Entretextos, Londrina, v. 24, n. 3, p. 01–22, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n3p01-22. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50481. Acesso em: 22 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos