Seleção lexical em atividades de análise linguística de livro didático de português do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p97-117

Palavras-chave:

seleção lexical, análise linguística, livro didático de português

Resumo

Considerando a problemática ligada ao sistema lexical no ensino de português e sua abordagem nos materiais didáticos, neste estudo, objetivamos refletir sobre as concepções de léxico e as perspectivas de análise linguística envolvidas em atividades que tratam da seleção de palavras. Para isso, fundamentamos nossas observações na Lexicologia Pedagógica (Antunes, 2012; Cardoso, 2015) e em autores que tratam da análise linguística (Bezerra; Reinaldo, 2020; Mendonça, 2022). Nossa metodologia é de base descritivo-explicativa, com abordagem qualitativa e de caráter documental, valendo-se de atividades de dois livros didáticos destinados ao Ensino Médio. As análises foram feitas considerando a relação entre os objetos do conhecimento ligados à seleção lexical e as habilidades envolvidas em cada ocorrência. As conclusões obtidas neste trabalho apontam para melhorias no trabalho com o léxico, baseado em práticas produtivas de análise linguística, embora ainda não haja uma sistemática dessa abordagem nos materiais didáticos, sempre com a necessidade de intervenção do professor.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Linguagem e Ensino, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG), mestre em Linguagem e Ensino pelo referido programa, graduado em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. Membro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFCG) e professor da rede estadual de Pernambuco (SEDUC/PE).

Herbertt Neves, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Letras (Linguística) pela UFPE. Professor de Língua Portuguesa e Linguística da UFPE e da UFCG, na Graduação e na Pós-Graduação.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

SILVA, Carlos Roberto Gonçalves da; NEVES, Herbertt. Seleção lexical em atividades de análise linguística de livro didático de português do Ensino Médio. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 3, p. 97–117, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n3p97-117. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50750. Acesso em: 22 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos