Seleção lexical em atividades de análise linguística de livro didático de português do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p97-117Palavras-chave:
seleção lexical, análise linguística, livro didático de portuguêsResumo
Considerando a problemática ligada ao sistema lexical no ensino de português e sua abordagem nos materiais didáticos, neste estudo, objetivamos refletir sobre as concepções de léxico e as perspectivas de análise linguística envolvidas em atividades que tratam da seleção de palavras. Para isso, fundamentamos nossas observações na Lexicologia Pedagógica (Antunes, 2012; Cardoso, 2015) e em autores que tratam da análise linguística (Bezerra; Reinaldo, 2020; Mendonça, 2022). Nossa metodologia é de base descritivo-explicativa, com abordagem qualitativa e de caráter documental, valendo-se de atividades de dois livros didáticos destinados ao Ensino Médio. As análises foram feitas considerando a relação entre os objetos do conhecimento ligados à seleção lexical e as habilidades envolvidas em cada ocorrência. As conclusões obtidas neste trabalho apontam para melhorias no trabalho com o léxico, baseado em práticas produtivas de análise linguística, embora ainda não haja uma sistemática dessa abordagem nos materiais didáticos, sempre com a necessidade de intervenção do professor.
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