v. 23 n. 1Esp (2023): Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz

					Visualizar v. 23 n. 1Esp (2023): Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz
Publicado: 14-04-2023

Edição completa

Prefácio

Ensaio de apresentação do dossiê

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz

  • Prática de análise linguística e construção de contos populares: da recepção à produção do gênero

    Rafaela Oppermann Miranda, Ana Cecilia Teixeira Gonçalves
    34-53
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp34-53
  • A sequência didática em contexto: potencialidades para o fortalecimento da autoria docente

    Maria Beatriz Pinto, Carolina Alves Fonseca
    54-76
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp54-76
  • Sequência didática do gênero carta de reclamação: validação com foco na transposição didática externa

    Eliana Merlin Deganutti Barros, Samandra de Andrade Corrêa
    77-100
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp77-100
  • Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem

    Carla Aparecida Nunes de Souza, Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
    101-121
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp101-121
  • A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral

    Luane Guerra Vitorino, Luciane Carlan da Silveira, Gil Roberto Costa Negreiros
    122-143
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp122-143
  • A produção do artigo de opinião por meio de sequência didática em aulas de língua portuguesa

    José Jilsemar da Silva, Joseilda Alves de Oliveira, José Cezinaldo Rocha Bessa
    144-165
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp144-165
  • Escrita/ reescrita de textos: o gênero dissertação escolar e a metodologia da sequência didática

    Antonia Luziane Silva de Castro, Paulo da Silva Lima
    166-188
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp166-188
  • Uma sequência didática para leitura e escrita do gênero artigo de opinião no ensino médio

    Maria Izabel Rodrigues Tognato, Marcia Cristina de Aquino de Paula
    189-212
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp189-212
  • O booktube no ensino médio: uma proposta de Sequência Didática de Gêneros no contexto remoto

    Geam Karlo-Gomes, Maiara Coelho Rodrigues , Gustavo Justino Pamplona
    213-233
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp213-233
  • Letramento acadêmico crítico por meio de fichamentos: uma sequência didática à luz do interacionismo sociodiscursivo

    Victoria Barboza de Castro Cunha, Ana Paula Kuczmynda da Silveira
    234-253
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp234-253
  • Reflexões de licenciandas em Letras sobre a elaboração de sequências didáticas na formação para a docência

    Fernanda Pereira de Melo, Gustavo Lima
    254-268
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp254-268
  • A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente

    Luciana Vieira Alves Rocha, Maria de Fátima Alves
    269-291
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp269-291
  • Sequências Didáticas – da formação inicial à sala de aula: experiências didáticas de uma professora-pesquisadora

    Alessandra Magda de Miranda, Regina Celi Mendes Pereira
    292-313
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp292-313
  • O contributo das sequências didáticas para o desenvolvimento da escrita acadêmica: uma experiência on-line

    Maria Ilza Zirondi, Diene Eire de Mello
    314-333
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp314-333
  • Uma fotografia dos estudos sobre sequências didáticas de gêneros no Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação

    Kleber Aparecido da Silva, Paula Cobucci
    334-353
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp334-353

Resenhas