Uma fotografia dos estudos sobre sequências didáticas de gêneros no Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp334-353

Palavras-chave:

Pesquisas acadêmicas, sequências didáticas de gêneros, Pesquisas acadêmicas; sequências didáticas de gêneros; Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma fotografia das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (LED), a partir de diferentes cenários de pesquisa sobre sequências didáticas de gêneros. Para cumprir esses objetivos, tecemos considerações terminológicas a respeito de sequências didáticas no ensino de línguas e gêneros textuais, conforme proposto por Dolz (2004), o homenageado neste dossiê. A pesquisa está alicerçada e pode ser caracterizada como qualitativa, de cunho documental (ANDRÉ, 2003; BOGDAN ; BYKLEN, 1994; BURNS, 1999). Conclui-se que, quanto às contribuições que o Grupo trouxe e/ou têm trazido para a Linguística Aplicada brasileira, as pesquisas centram-se em ensino, avaliação e aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, tendo os gêneros, os modelos didáticos e as sequências como importantes instrumentos de mediação. O LED tem contribuído significativamente para a linha de pesquisa ensino e aprendizagem na formação de professores de línguas. Nesse sentido, o grupo já propôs a expansão no conceito de capacidades de linguagens com a proposta das capacidades de significação (CRISTOVÃO; STUTZ, 2011), além de expansões teórico-metodológicas no framework tanto do Interacionismo Sociodiscursivo quanto da Didática de Línguas.

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Biografia do Autor

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista. Realizou seus estudos de pós-doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, no Instituto de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina; e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, EUA. 

Paula Cobucci, Universidade de Brasília

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília – UnB. 

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

SILVA, K. A. da; COBUCCI, P. Uma fotografia dos estudos sobre sequências didáticas de gêneros no Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 334–353, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp334-353. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47136. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz