Uma fotografia dos estudos sobre sequências didáticas de gêneros no Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp334-353Palavras-chave:
Pesquisas acadêmicas, sequências didáticas de gêneros, Pesquisas acadêmicas; sequências didáticas de gêneros; Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma fotografia das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (LED), a partir de diferentes cenários de pesquisa sobre sequências didáticas de gêneros. Para cumprir esses objetivos, tecemos considerações terminológicas a respeito de sequências didáticas no ensino de línguas e gêneros textuais, conforme proposto por Dolz (2004), o homenageado neste dossiê. A pesquisa está alicerçada e pode ser caracterizada como qualitativa, de cunho documental (ANDRÉ, 2003; BOGDAN ; BYKLEN, 1994; BURNS, 1999). Conclui-se que, quanto às contribuições que o Grupo trouxe e/ou têm trazido para a Linguística Aplicada brasileira, as pesquisas centram-se em ensino, avaliação e aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, tendo os gêneros, os modelos didáticos e as sequências como importantes instrumentos de mediação. O LED tem contribuído significativamente para a linha de pesquisa ensino e aprendizagem na formação de professores de línguas. Nesse sentido, o grupo já propôs a expansão no conceito de capacidades de linguagens com a proposta das capacidades de significação (CRISTOVÃO; STUTZ, 2011), além de expansões teórico-metodológicas no framework tanto do Interacionismo Sociodiscursivo quanto da Didática de Línguas.
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