A Photograph of the studies on didactic sequences of genres in the Language and Education Research Group

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp334-353

Keywords:

Academic research; Didactic sequences of genres; Language and Education Research Group.

Abstract

The objective of this work is to take a picture of the research carried out by the Language and Education Research Group (GPLE), based on different research scenarios on didactic sequences of genres. To fulfill these objectives, we make terminological considerations about didactic sequences in the teaching of languages ​​and textual genres, as proposed by DOLZ (2004), the person honored in this dossier. The research is grounded and can be characterized as qualitative, documentary in nature (André, 2003; Bogdan and Byklen, 1994; Burns, 1999; and others). It is concluded that, regarding the contributions that the Group has brought and/or to Brazilian Applied Linguistics, research is centered on language teaching, assessment and learning, training of language teachers, considering genres, didactic models and sequences as important mediation tools. The GPLE has contributed significantly to the teaching and learning line of research in the training of language teachers. In this sense, the group has already proposed expanding the concept of language capabilities with the proposal of meaning capabilities (CRISTOVÃO and STUTZ, 2019).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista. Realizou seus estudos de pós-doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, no Instituto de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina; e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, EUA. 

Paula Cobucci, Universidade de Brasília

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília – UnB. 

References

ANDRÉ, M. E. D. A Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2003.

BAIN, D.; SCHNEUWLY, B. Por une evaluation formative intégrée dans la pédagogie du français: de la nécessité et de l´utilité de modèles de référence. In: PERRENOUD, P.; BAIN, D.; ALLAL, L. Évaluation formative et didactique du français. Lausanne: Delauchaux et Niestlé, 1993.

BEATO-CANATO, A. P. M. Trocas de correspondência pen pal e sequências didáticas para ensino de língua inglesa. 2009. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

BEATO-CANATO, A. P. M.; CRISTOVÃO, V. L. L. O trabalho com uma sequência didática de receitas em língua inglesa em uma escola pública. Horizontes, Dourados, v. 32, p. 57-72, 2014. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i1.90

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BORK, A. V. B. Da produção oral para o texto escrito: a construção de uma proposta pedagógica com o gênero textual resumé. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

BRONCKART, J. P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes M. Matencio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

BURNS, A. Analysing action research data. In: BURNS, A. (ed.). Collaborative research for english language teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 152-180.

CRISTOVÃO, V. L. L.; ANJOS-SANTOS, L. M. Designing digitally-based didactic proposals for English teacher education programs: an analysis of a Brazilian experience with podcasts - See more at: http://www.bloomsbury.com/us/worldcall-sustainability-and-computer-assisted-language-learning-978147424. In: Ana Maria Gimeno Sanz; Mike Levy; Françoise Blin; David Barr. (Org.). WorldCALL: Sustainability and Computer-Assisted Language Learning. Sydney: Bloomsbury, 2015, v. 1, p. 23-28.

CRISTOVÃO, V. L. L.; ARTEMEVA, N. Towards a hybrid approach to genre teaching: comparing the swiss and brazilian schools of socio-discursive interactionism and rhetorical genre studies. Diálogo das Letras, v. 7, p. 101-120, 2018. DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3208

CRISTOVÃO, V. L. L.; BEATO-CANATO, A. P. M.; PETRECHE, C. R. C.; FERRARINI, M.; ANJOS-SANTOS, L. M. Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras (UFSM), v. 20, p. 191-215, 2010. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148512152

CRISTOVÃO, V. L. L.; STUTZ, L. Sequências Didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, P. T.C. et al (Org.). Linguística Aplicada e Sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 17-40.

CRISTOVÃO, V. L. L. A Genre-Based Approach Underlying Didatic Sequences for the Teaching of Languages. In: Natasha Artemeva; Aviva Freedman. (Org.). Genre Studies Around the Globe: beyond the three traditions. .San Bernardino, CA: Inkshed Publications, 2015, v. 1, p. 403-452.

CRISTOVÃO, V. L. L. O uso do meio virtual em práticas sociais de leitura e escrita na educação (inicial e continuada) de professores de línguas. In: NASCIMENTO, E. L.; ROJO, R. H. R. (Org.). Gênero de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 301-321.

CRISTOVÃO, V. L. L. Para uma expansão do conceito de capacidades de linguagem. In: BUENO, L.; LOPES, M. A. P. T.; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.). Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matêncio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. p. 357-383.

CRISTOVÃO, V. L. L. Sequências Didáticas para Ensino de Línguas. In: Renildes Dias; Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). O Livro Didático de Língua Estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009, v. 1, p. 305-344.

CRISTOVÃO, V. L. L. The Use of Didactic Sequences and the Teaching of L1: an analysis of an institutional program of teaching writing at school. L1 Educational Studies in Languages and Literature. v. 9, p. 5-25, 2009. DOI: https://doi.org/10.17239/L1ESLL-2009.09.02.05

DAWSON, J. A. Qualitative research findings: what do we d/o to improve and estimate their validity?. Nova York: [s. n.], 1982.

DENARDI, D. A. C. Establishing Bridges between a Genre-based Approach to English Language Writing Instruction and Teacher Education. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina.

DOLZ, J. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. D.E.L.T.A., Genebra, v. 32, n.1, p. 237-260, 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/delta/v32n1/0102-4450-delta-32-01-00237.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4450321726287520541

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DEC NDIO, F. R. Uma disciplina emergente: a didática das línguas. In: NASCIMENTO, E. L. (org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Paulo: Claraluz, 2009.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. de Roxane Rojo e Glaís Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J-P. L’acquisition des discours: emergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Études de Linguistique Appliquée, 1993. p.23-37.

FERRARINI, M. A. O gênero textual conto de fadas para o ensino de produção escrita em língua inglesa. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2009.

FERREIRA, F. T. Diversidade sexual e de gênero nas aulas de inglês: a formação de cidadãos críticos em contexto de vulnerabilidade social. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2020.

FRANCESCON, P. K. Desenvolvimento de Capacidades Docentes na Prática de Ensino de Língua Inglesa. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2019.

FREITAS, L. M. G. de. Portfólio tradutório: os papéis da atividade tradutória no processo de ensino, aprendizagem e avaliação. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2021.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Campinas: Educ, 2002.

LANFERDINI, P. A. da F. O trabalho de planejamento e elaboração de sequências didáticas: instrumento de formação no contexto do programa PIBID. 2019. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2019.

LANFERDINI, P. A. F. O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua inglesa. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

LENHARO, R. I. Participação Social por Meio da Música e da Aprendizagem de Língua Inglesa em um Contexto de Vulnerabilidade Social. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2016.

LUZ, A. C. C. C. de S. Proposta de um quadro referencial de educação linguística para justiça social na formação inicial de professores de língua inglesa. 2021. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2021.

MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 6, p. 9, 2006.

MAGALHAES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L. Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma leitura. Campinas: Pontes Editores, 2018.

MIQUELANTE, M. O ensino e aprendizagem com base em gêneros de texto: possíveis (re)construções do agir docente no processo de formação inicial. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2019.

PENA, D. C. M. Ação de linguagem anti-sexista e ensino de língua inglesa com base em gêneros textuais: uma análise documental. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2021.

PETRECHE, C. R. C. A sequência didática nas aulas de língua inglesa do ensino médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2008.

PONTARA, C. L. Formação continuada crítico-transformadora: inter-relações com saberes e capacidades docentes. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2021.

PONTARA, C. L. O trabalho com gêneros textuais na aula de Língua Inglesa do CELEM através da utilização do artefato Sequência Didática: uma análise da ação docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2015.

QUIVY, R.; CAMPENHOUT, L. V. Manual de investigação em ciências sociais. 3. ed. Lisboa: Gradiva, 2003.

REGISTRO, E. S. R. O conto na interface língua, literatura de língua inglesa e formação do professor de língua inglesa. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2013.

SANTOS, L. M. dos A. Gêneros Digitais na Educação Inicial do Professor de Língua Inglesa como Instrumentos de (Trans)formação. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2012.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. ROJO, R.; CORDEIRO, S. G. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SOUZA, E. G. G. de. Sequência didática do gênero seminário acadêmico como instrumento de intervenção em um curso de letras inglês no Paraná: estudo de caso. 2020. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.

STUTZ, L. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2012.

STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. Autoconfrontação na formação inicial de professores: um instrumento para reconfigurar saberes docentes. Fólio - Revista de Letras, Salvador, v. 11, p. 625-649, 2019. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5114

TONELLI, J. R. A. Histórias Infantis no Ensino da Língua Inglesa para Crianças. 2005.Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2005.

TREVISAN, F. F. Diversidade sexual e de gênero nas aulas de inglês: a formação de cidadãos críticos em contexto de vulnerabilidade social. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.

TUCKMAN, B. Manual de investigação em educação: como conceber e realizar o processo de investigação em educação. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

Published

2023-04-14

How to Cite

SILVA, Kleber Aparecido da; COBUCCI, Paula. A Photograph of the studies on didactic sequences of genres in the Language and Education Research Group. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 334–353, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp334-353. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47136. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz