Prefácio do Dossiê “Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz”
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp01-11Palavras-chave:
Sequência didática, Gêneros, ISDResumo
Prefácio
Downloads
Referências
ABREU-TARDELLI, L. S.; LIMA, F. S.; SOUZA, R. R.; AMORIM, N. R. V.; FREITAS, J. P. M. Gêneros, instrumento e desenvolvimento humano: revisitando a proposta didática do Interacionismo Sociodiscursivo. In: CRISTOVÀO, V. L. L. Gêneros (textuais/discursivos): ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas (org.). Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 215-246.
ADATI, F. S. ; FERREIRA, F. T. ; CRISTOVÃO, V. L. L. O Uso de Gêneros da esfera digital em contextos de vulnerabilidade social: duas propostas de sequência didática. In: EL KADRI, M. S.; ORTENZI, D. I. G.; RAMOS, S. M. (org.). Tecnologias digitais no ensino de línguas e na formação de professores. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 123-149.
BARRICELLI, E.; KARLO-GOMES, G.; DOLZ, J. (org.). Sequências didáticas na escola e na universidade: planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020.
BARROS, E. M. D. de. A metodologia das sequências didáticas de gêneros sob a perspectiva do conceito interacionista de ZPD. In: A. P. F. N. BRANDILEONE; V. da S. OLIVEIRA (org.). Literatura e língua portuguesa na educação básica: ensino e mediações formativas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 127-144.
BARROS, E. M. D.; OHUSCHI, M. C. G.; DOLZ, J. Das sequências didáticas aos itinerários: adaptação do caderno de poemas da Olímpiada de língua portuguesa. In: KRAEMER, M. A. D. et al. (org.). Línguas e literaturas na fronteira sul: reflexões linguísticas e diálogos na educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2022. p. 93-126.
BARROS, E. M. D.; STRIQUER, M. D. Sequência didática de gêneros: ferramenta de desenvolvimento de projetos de letramentos múltiplos no ensino da língua portuguesa. In: BARRICELLI E.; KARLO-GOMES, G.; DOLZ, J. (org.). Sequências didáticas na escola e na universidade: planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020. p. 109-132.
CRISTOVÃO, V. L. L. O gênero quarta capa no ensino de inglês. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editora, 2010. p. 105-116.
CRISTOVÃO, V. L. L. O uso do meio virtual em práticas sociais de leitura e escrita na educação (inicial e continuada) de professores de línguas. In: NASCIMENTO, E. L.; ROJO, R. R. (org.). Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 315-336.
DOLZ, J.; LIMA, G.; ZANI, J. B. Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Textura, v. 22 n. 52, p. 250-274, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5956
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. (org.). S'exprimer en français: séquences didactiques pour l'oral et pour l'écrit. 2. ed. Bruxelles: De Boeck, 2001. Disponível em: https://archive-ouverte.unige.ch/unige:34882. Acesso em: 8 março 2023.
GUIMARÃES, A. M. de M.; CARNIN, A.; KERSCH, D. F. (org.). Caminhos da construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. Campinas: Mercado das Letras, 2015.
JACOB, A. E.; BUENO, L. A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 18, p. 87-103, 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.05
LENHARO, R. I.; CRISTOVÃO, V. L. L. Multiletramentos no ensino de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 21, p. 367-402, 2018.
LEURQUIN, E. V. L. F.; BEZERRA, R. U. A leitura de fábulas na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Leitura, Maceió, n. 67, set./dez. 2020, p. 83-98.
LOUSADA, E. G. Gênero exposé oral na graduação em Letras-Francês: formando os estudantes para a produção de um texto oral formal. Veredas - revista de estudos linguísticos, Juiz de Fora, v. 26, p. 247-260, 2022. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.38951
MAGALHÃES, T. G.; BARBOSA, G. O. O gênero entrevista: uma experiência de transposição didática no Ensino Fundamental. In: BARROS, E. M. D.; STORTO, L. J. (org.). Gêneros do jornal e ensino: práticas de letramentos na contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2017. p. 95-118.
NASCIMENTO, E. L.; GRANDE, P. B. Sequências didáticas e multiletramentos: novos desafios para a inovação das práticas docentes. In: NASCIMENTO, E. L.; VCRISTOVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. (org.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas (SP): Pontes Editores, 2019. p. 15-45.
PEREIRA, R. C. M. (org.). Nas trilhas do ISD: práticas de ensino-aprendizagem da escrita. Campinas: Pontes Editores, 2012.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joaquim Dolz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.