Prefácio do Dossiê “Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp01-11

Palavras-chave:

Sequência didática, Gêneros, ISD

Resumo

Prefácio 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Dolz, Universidade de Genebra

Professor e pesquisador em Didática de Línguas e Formação de Professores na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça. Realiza pesquisas sobre o desenvolvimento da linguagem e o ensino-aprendizagem de línguas e dirige o grupo GRAFE-FORENDIF (Recherche pour l’Analyse du Français Enseigné et Formation des Enseignants en Didactique du Français).

Referências

ABREU-TARDELLI, L. S.; LIMA, F. S.; SOUZA, R. R.; AMORIM, N. R. V.; FREITAS, J. P. M. Gêneros, instrumento e desenvolvimento humano: revisitando a proposta didática do Interacionismo Sociodiscursivo. In: CRISTOVÀO, V. L. L. Gêneros (textuais/discursivos): ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas (org.). Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 215-246.

ADATI, F. S. ; FERREIRA, F. T. ; CRISTOVÃO, V. L. L. O Uso de Gêneros da esfera digital em contextos de vulnerabilidade social: duas propostas de sequência didática. In: EL KADRI, M. S.; ORTENZI, D. I. G.; RAMOS, S. M. (org.). Tecnologias digitais no ensino de línguas e na formação de professores. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 123-149.

BARRICELLI, E.; KARLO-GOMES, G.; DOLZ, J. (org.). Sequências didáticas na escola e na universidade: planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020.

BARROS, E. M. D. de. A metodologia das sequências didáticas de gêneros sob a perspectiva do conceito interacionista de ZPD. In: A. P. F. N. BRANDILEONE; V. da S. OLIVEIRA (org.). Literatura e língua portuguesa na educação básica: ensino e mediações formativas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 127-144.

BARROS, E. M. D.; OHUSCHI, M. C. G.; DOLZ, J. Das sequências didáticas aos itinerários: adaptação do caderno de poemas da Olímpiada de língua portuguesa. In: KRAEMER, M. A. D. et al. (org.). Línguas e literaturas na fronteira sul: reflexões linguísticas e diálogos na educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2022. p. 93-126.

BARROS, E. M. D.; STRIQUER, M. D. Sequência didática de gêneros: ferramenta de desenvolvimento de projetos de letramentos múltiplos no ensino da língua portuguesa. In: BARRICELLI E.; KARLO-GOMES, G.; DOLZ, J. (org.). Sequências didáticas na escola e na universidade: planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020. p. 109-132.

CRISTOVÃO, V. L. L. O gênero quarta capa no ensino de inglês. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editora, 2010. p. 105-116.

CRISTOVÃO, V. L. L. O uso do meio virtual em práticas sociais de leitura e escrita na educação (inicial e continuada) de professores de línguas. In: NASCIMENTO, E. L.; ROJO, R. R. (org.). Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 315-336.

DOLZ, J.; LIMA, G.; ZANI, J. B. Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Textura, v. 22 n. 52, p. 250-274, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5956

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. (org.). S'exprimer en français: séquences didactiques pour l'oral et pour l'écrit. 2. ed. Bruxelles: De Boeck, 2001. Disponível em: https://archive-ouverte.unige.ch/unige:34882. Acesso em: 8 março 2023.

GUIMARÃES, A. M. de M.; CARNIN, A.; KERSCH, D. F. (org.). Caminhos da construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. Campinas: Mercado das Letras, 2015.

JACOB, A. E.; BUENO, L. A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 18, p. 87-103, 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.05

LENHARO, R. I.; CRISTOVÃO, V. L. L. Multiletramentos no ensino de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 21, p. 367-402, 2018.

LEURQUIN, E. V. L. F.; BEZERRA, R. U. A leitura de fábulas na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Leitura, Maceió, n. 67, set./dez. 2020, p. 83-98.

LOUSADA, E. G. Gênero exposé oral na graduação em Letras-Francês: formando os estudantes para a produção de um texto oral formal. Veredas - revista de estudos linguísticos, Juiz de Fora, v. 26, p. 247-260, 2022. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.38951

MAGALHÃES, T. G.; BARBOSA, G. O. O gênero entrevista: uma experiência de transposição didática no Ensino Fundamental. In: BARROS, E. M. D.; STORTO, L. J. (org.). Gêneros do jornal e ensino: práticas de letramentos na contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2017. p. 95-118.

NASCIMENTO, E. L.; GRANDE, P. B. Sequências didáticas e multiletramentos: novos desafios para a inovação das práticas docentes. In: NASCIMENTO, E. L.; VCRISTOVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. (org.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas (SP): Pontes Editores, 2019. p. 15-45.

PEREIRA, R. C. M. (org.). Nas trilhas do ISD: práticas de ensino-aprendizagem da escrita. Campinas: Pontes Editores, 2012.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

DOLZ, Joaquim. Prefácio do Dossiê “Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz”. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 01–11, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp01-11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47882. Acesso em: 21 nov. 2024.