A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp269-291

Palavras-chave:

Gêneros Textuais da Ordem do Argumentar, Sequências Didáticas, Formação Continuada

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre produção de sequências didáticas de gêneros textuais escritos da ordem do argumentar, no contexto de uma formação continuada para professores do Ensino Médio, em um município paraibano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho colaborativo, vinculada ao campo de estudos da Linguística Aplicada, cujo corpus é constituído por uma sequência didática e uma sessão reflexiva realizada com um dos cursistas sobre a relevância de tal instrumento para o contexto de ensino. O eixo teórico desta investigação está representado pelos estudos de Bronckart (1999); Dolz, Noverraz e Shneuwvly (2004), Costa-Hubes e Simioni (2014), entre outros. Os resultados revelaram que, com as contribuições do curso, os professores foram capazes de elaborar uma sequência didática, considerando as dimensões ensináveis do gênero trabalhado e as capacidades de linguagem, bem como compreenderam que o referido instrumento auxilia o docente na organização de suas aulas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Vieira Alves Rocha, UFCG

Mestra em Linguagem e Ensino (POSLE/UFCG). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica (CH/UFCG). Licenciada em Letras/Português (CEDUC/UEPB). Foi professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba, no CCHE, entre 2018 a 2021 e professora substituta da Universidade Federal de Campina Grande entre 2021 a 2023. Atua como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Desenvolve e orienta estudos sobre processo de ensino-aprendizagem de produção textual, Formação Docente e Multiletramentos.

Maria de Fátima Alves , UFCG

Licenciada em Letras (vernáculo) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui Mestrado em Letras por esta mesma instituição, Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde leciona na graduação em Pedagogia (UAED/UFCG) e atua no grupo de pesquisa "Teorias da linguagem e ensino" (UAL/UFCG).

Referências

BRAKLING, K. L. Trabalhando com artigo de opinião: re-visitando o eu no exercício da (re) significação da palavra do outro. In: ROJO, R. (org.). A prática de linguagem em sala de aula-praticando os PCNs. São Paulo: Mercado das Letras, 2000. p. 221-247.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1999.

COSTA-HUBES, T. C.; SIMIONI, C. A. Sequência didática: uma proposta metodológica curricular de trabalho com os gêneros discursivos/textuais. In: BARROS, E. L. D; RIOS-REGISTRO, E. S. (org.). Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 15-39.

DOLZ, J. M.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J. P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières?. Etudes de Linguistique Appliquee, Paris, n. 102, p. 23-37, 1993.

DOLZ, J. M.; NOVERRAZ. M.; SCHNEUWLY. B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In. DOLZ, J. M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita- elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona).

In. DOLZ, J. M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 35-60.

GONÇALVES, A. V.; FERRAZ, M. R. Sequência didática: ferramenta de aprimoramento da prática pedagógica e de desenvolvimento dos saberes discentes. In: BARROS, E. M. D.; RIOS-REGISTRO, E. S. (org.). Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. Campinas: Pontes, 2014. p. 69-96.

GUIMARÃES, A. M. M.; KERSCH, D. F. (org.). Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero no domínio do argumentar. Campinas: Mercado de Letras, 2014.

KOCH, V. S.; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Gêneros textuais do argumentar e expor. Petropólis, RJ: Vozes, 2011.

LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C.; ROMERO, T. R. S. Autobiografia, diário e sessão reflexiva: atividades na formação crítico-reflexiva dos professores. In: BARBARA, L.; RAMOS, R. C. G. (ed.) Reflexões e ações no ensino-aprendizagem de línguas. São Paulo: Mercado das Letras, 2003. p. 131‐165.

MIRANDA, F. Considerações sobre o ensino de gêneros textuais: pesquisa e intervenção. In: LEURQUIN, E.; COUTINHO, M. A.; MIRANDA, F. (org.). Formação docente: textos, teorias e práticas. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 217-240.

OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. 2004. DOLZ, J. M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p.19-34.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

ROCHA, L. V. A.; ALVES , M. de F. A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 269–291, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp269-291. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47144. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz