A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp269-291

Keywords:

Gêneros Textuais da Ordem do Argumentar, Sequências Didáticas, Formação Continuada

Abstract

This study presents the results of a research on the production of didactic sequences based on argumentative text genres, in the context of continuing education for high school teachers, in a small city in Paraíba. This is a qualitative, collaborative research, linked to the field of Applied Linguistics, whose corpus consists of a didactic sequence and a reflective session held with one of the course participants, highlighting the relevance of such an instrument for the teaching context. The theoretical axis of this investigation is based on the studies by Bronckart (1999); Dolz, Noverraz and Shneuwvly (2004), Costa-Hubes and Simioni (2014), among others. The results revealed that, with the contributions of the course, the teachers were able to elaborate a didactic sequence, considering the teachable dimensions of the worked genre and the language skills, as well as understanding that the referred instrument helps the teacher in his class preparation.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Vieira Alves Rocha, UFCG

Mestra em Linguagem e Ensino (POSLE/UFCG). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica (CH/UFCG). Licenciada em Letras/Português (CEDUC/UEPB). Foi professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba, no CCHE, entre 2018 a 2021 e professora substituta da Universidade Federal de Campina Grande entre 2021 a 2023. Atua como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Desenvolve e orienta estudos sobre processo de ensino-aprendizagem de produção textual, Formação Docente e Multiletramentos.

Maria de Fátima Alves , UFCG

Licenciada em Letras (vernáculo) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui Mestrado em Letras por esta mesma instituição, Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde leciona na graduação em Pedagogia (UAED/UFCG) e atua no grupo de pesquisa "Teorias da linguagem e ensino" (UAL/UFCG).

References

BRAKLING, K. L. Trabalhando com artigo de opinião: re-visitando o eu no exercício da (re) significação da palavra do outro. In: ROJO, R. (org.). A prática de linguagem em sala de aula-praticando os PCNs. São Paulo: Mercado das Letras, 2000. p. 221-247.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1999.

COSTA-HUBES, T. C.; SIMIONI, C. A. Sequência didática: uma proposta metodológica curricular de trabalho com os gêneros discursivos/textuais. In: BARROS, E. L. D; RIOS-REGISTRO, E. S. (org.). Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 15-39.

DOLZ, J. M.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J. P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières?. Etudes de Linguistique Appliquee, Paris, n. 102, p. 23-37, 1993.

DOLZ, J. M.; NOVERRAZ. M.; SCHNEUWLY. B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In. DOLZ, J. M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita- elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona).

In. DOLZ, J. M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 35-60.

GONÇALVES, A. V.; FERRAZ, M. R. Sequência didática: ferramenta de aprimoramento da prática pedagógica e de desenvolvimento dos saberes discentes. In: BARROS, E. M. D.; RIOS-REGISTRO, E. S. (org.). Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. Campinas: Pontes, 2014. p. 69-96.

GUIMARÃES, A. M. M.; KERSCH, D. F. (org.). Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero no domínio do argumentar. Campinas: Mercado de Letras, 2014.

KOCH, V. S.; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Gêneros textuais do argumentar e expor. Petropólis, RJ: Vozes, 2011.

LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C.; ROMERO, T. R. S. Autobiografia, diário e sessão reflexiva: atividades na formação crítico-reflexiva dos professores. In: BARBARA, L.; RAMOS, R. C. G. (ed.) Reflexões e ações no ensino-aprendizagem de línguas. São Paulo: Mercado das Letras, 2003. p. 131‐165.

MIRANDA, F. Considerações sobre o ensino de gêneros textuais: pesquisa e intervenção. In: LEURQUIN, E.; COUTINHO, M. A.; MIRANDA, F. (org.). Formação docente: textos, teorias e práticas. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 217-240.

OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. 2004. DOLZ, J. M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p.19-34.

Published

2023-04-14

How to Cite

ROCHA, Luciana Vieira Alves; ALVES , Maria de Fátima. A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 269–291, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp269-291. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47144. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz