A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp269-291Palabras clave:
Gêneros Textuais da Ordem do Argumentar, Sequências Didáticas, Formação ContinuadaResumen
Este trabajo presenta resultados de una investigación sobre producción de secuencias didácticas de géneros textuales escritos del orden del argumentar, en el contexto de una formación continua para profesores de la Enseñanza Mediana, en una ciudad del Estado de Paraíba. Se trata de una investigación cualitativa, colaborativa, vinculada a los estudios de la Lingüística Aplicada, cuyo corpus se constituye por una secuencia didáctica y una sesión reflexiva, llevada a cabo con uno de los estudiantes del curso, sobre la importancia de esta herramienta para el contexto de enseñanza. El eje teórico se fundamenta en estudios de Bronckart (1999); Dolz, Noverraz y Shneuwvly (2004), Costa-Hubes y Simioni (2014), entre otros. Los resultados revelan que, a partir de las contribuciones del curso, los profesores fueron capaces de elaborar una secuencia didáctica, considerando las dimensiones enseñables del género trabajado y las capacidades de lenguaje, así como han comprendido que este instrumento auxilia el profesor en la organización de sus clases.
Descargas
Citas
BRAKLING, K. L. Trabalhando com artigo de opinião: re-visitando o eu no exercício da (re) significação da palavra do outro. In: ROJO, R. (org.). A prática de linguagem em sala de aula-praticando os PCNs. São Paulo: Mercado das Letras, 2000. p. 221-247.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1999.
COSTA-HUBES, T. C.; SIMIONI, C. A. Sequência didática: uma proposta metodológica curricular de trabalho com os gêneros discursivos/textuais. In: BARROS, E. L. D; RIOS-REGISTRO, E. S. (org.). Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 15-39.
DOLZ, J. M.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J. P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières?. Etudes de Linguistique Appliquee, Paris, n. 102, p. 23-37, 1993.
DOLZ, J. M.; NOVERRAZ. M.; SCHNEUWLY. B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In. DOLZ, J. M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita- elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona).
In. DOLZ, J. M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 35-60.
GONÇALVES, A. V.; FERRAZ, M. R. Sequência didática: ferramenta de aprimoramento da prática pedagógica e de desenvolvimento dos saberes discentes. In: BARROS, E. M. D.; RIOS-REGISTRO, E. S. (org.). Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. Campinas: Pontes, 2014. p. 69-96.
GUIMARÃES, A. M. M.; KERSCH, D. F. (org.). Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero no domínio do argumentar. Campinas: Mercado de Letras, 2014.
KOCH, V. S.; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Gêneros textuais do argumentar e expor. Petropólis, RJ: Vozes, 2011.
LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C.; ROMERO, T. R. S. Autobiografia, diário e sessão reflexiva: atividades na formação crítico-reflexiva dos professores. In: BARBARA, L.; RAMOS, R. C. G. (ed.) Reflexões e ações no ensino-aprendizagem de línguas. São Paulo: Mercado das Letras, 2003. p. 131‐165.
MIRANDA, F. Considerações sobre o ensino de gêneros textuais: pesquisa e intervenção. In: LEURQUIN, E.; COUTINHO, M. A.; MIRANDA, F. (org.). Formação docente: textos, teorias e práticas. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 217-240.
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. 2004. DOLZ, J. M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p.19-34.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Senhora Luciana Vieira , Senhora Fátima Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.