A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp269-291

Palabras clave:

Gêneros Textuais da Ordem do Argumentar, Sequências Didáticas, Formação Continuada

Resumen

Este trabajo presenta resultados de una investigación sobre producción de secuencias didácticas de géneros textuales escritos del orden del argumentar, en el contexto de una formación continua para profesores de la Enseñanza Mediana, en una ciudad del Estado de Paraíba. Se trata de una investigación cualitativa, colaborativa, vinculada a los estudios de la Lingüística Aplicada, cuyo corpus se constituye por una secuencia didáctica y una sesión reflexiva, llevada a cabo con uno de los estudiantes del curso, sobre la importancia de esta herramienta para el contexto de enseñanza. El eje teórico se fundamenta en estudios de Bronckart (1999); Dolz, Noverraz y Shneuwvly (2004), Costa-Hubes y Simioni (2014), entre otros. Los resultados revelan que, a partir de las contribuciones del curso, los profesores fueron capaces de elaborar una secuencia didáctica, considerando las dimensiones enseñables del género trabajado y las capacidades de lenguaje, así como han comprendido que este instrumento auxilia el profesor en la organización de sus clases.

 

Biografía del autor/a

Luciana Vieira Alves Rocha, UFCG

Mestra em Linguagem e Ensino (POSLE/UFCG). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica (CH/UFCG). Licenciada em Letras/Português (CEDUC/UEPB). Foi professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba, no CCHE, entre 2018 a 2021 e professora substituta da Universidade Federal de Campina Grande entre 2021 a 2023. Atua como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Desenvolve e orienta estudos sobre processo de ensino-aprendizagem de produção textual, Formação Docente e Multiletramentos.

Maria de Fátima Alves , UFCG

Licenciada em Letras (vernáculo) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui Mestrado em Letras por esta mesma instituição, Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde leciona na graduação em Pedagogia (UAED/UFCG) e atua no grupo de pesquisa "Teorias da linguagem e ensino" (UAL/UFCG).

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Publicado

2023-04-14

Cómo citar

ROCHA, Luciana Vieira Alves; ALVES , Maria de Fátima. A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 269–291, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp269-291. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47144. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz

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