Reflexões de licenciandas em Letras sobre a elaboração de sequências didáticas na formação para a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp254-268

Palavras-chave:

Ensino de gêneros, sequência didática, formação docente

Resumo

Os gêneros textuais já são constitutivos das práticas de linguagem escolares, mas o que se questiona é “como” tais artefatos são didatizados. Desse modo, o planejamento de atividades através da sequência didática surge como uma alternativa metodológica que possibilita a implementação de um ensino sistemático do gênero pautado em uma concepção sociointeracionista da linguagem. Este artigo objetiva discutir, a partir da perspectiva de duas licenciandas em Letras, as implicações de uma experiência envolvendo a elaboração de sequências didáticas para o ensino de gêneros na formação para a docência. Como aporte teórico, utilizamos Marcuschi (2002), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lima (2016) entre outros colaboradores. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas entrevistas semiestruturadas on-line com duas licenciandas que participaram de uma experiência envolvendo a elaboração de sequências didáticas no âmbito de uma disciplina do curso de Licenciatura em Letras de uma universidade pública federal. As verbalizações das discentes apontaram para possibilidades de um agir didático prospectivo (LIMA, 2016) enquanto docentes de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Fernanda Pereira de Melo, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

 Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), onde também atuou como Monitora da Disciplina de Didática e Avaliação da Aprendizagem. É professora da Educação Básica no Estado de Pernambuco.

Gustavo Lima, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Doutor em Letras/Linguística pela UFPE (2016)

Professor Adjunto III na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Vice-líder do Grupo de Pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA/CNPq)
Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq)

Pesquisador do Grupo de Estudos sobre a Historicidade dos Textos e Ensino de Língua (HISTEL/UFRPECNPq)

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

MELO, F. P. de; LIMA, G. Reflexões de licenciandas em Letras sobre a elaboração de sequências didáticas na formação para a docência. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 254–268, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp254-268. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47131. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz

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