Reflexões de licenciandas em Letras sobre a elaboração de sequências didáticas na formação para a docência
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp254-268Keywords:
Ensino de gêneros, sequência didática, formação docenteAbstract
In school language practices, it is already possible to find movements that points to changes in language teaching. In this context, the planning of activities through the didactic sequence emerges as a methodological strategy that enables the implementation of a socio-interactionist conception of language in the classroom context. This article aims to discuss, from the perspective of undergraduates in Letras, the implications of an experience involving the elaboration of didactic sequences for the teaching of genres in teacher education. As a theoretical contribution, we used Bakhtin (2003), Marcuschi (2002/2008), Schneuwly and Dolz (2004), XXXX (2016) among other collaborators. From a methodological point of view, semi-structured interviews were carried out with two undergraduate students who participated in an experience involving the elaboration of didactic sequences within the scope of a discipline of the degree course in Letras at a federal public university. The students' verbalizations pointed to possibilities of a prospective didactic action (XXXX, 2016) as Portuguese language teachers.
Downloads
References
BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
DINIZ, L.; LIMA, G.; SOBRAL JÚNIOR, M. A. C. Formação inicial de professores e produção de material didático para o ensino de gêneros: uma experiência com o gênero “regra de jogo”. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 4, n. 2, p. 59-70, 2021. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43352 . Acesso em: 11 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p59
DIONISIO, A. P. Análise da conversação. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. v. 2, p. 69-99.
DOLZ, J.; LIMA, G.; ZANI, J. B. Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Revista Textura, Canoas, v. 22, n. 52, p. 250-274, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5956. Acesso em: 12 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5956
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, L. B. A. Orientações sobre o ensino de gêneros discursivos na base curricular comum de Pernambuco e no livro didático de língua portuguesa: encontros e desencontros. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
LIMA, G. H. S. O que eu ensino quando ensino gêneros? um estudo sobre as ressignificações do agir didático do professor de língua portuguesa. 2016. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
LIMA, G.; MARIANO, R. C. S.; XAVIER, W. P. Produção de material didático para o ensino do oral: desafios e possibilidades na formação inicial de professores. In: MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L.; COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. São Paulo: Pontes, 2021. p. 199-219.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.
MACHADO, A. R. Ensino de gêneros textuais para o desenvolvimento do professor e de seu trabalho. In: SERRANI, S. (org.). Letramento, discurso e trabalho docente. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010. p. 160-171.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. (org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p.19-36.
SCHNEUWLY, B. Le travail enseignant. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Des objets enseignés en classe de français: le travail de l’enseignant sur la rédaction de textes argumentatifs et sur la subordonnée relative. Genève: Presses Universitaires de Rennes, 2009. p. 29-43.
SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 109-124. (Coleção As Faces da Linguística Aplicada).
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 71-91.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fernanda Pereira de Melo, Gustavo Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.