Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp101-121

Palavras-chave:

Sequência didática de gêneros, Ambiente virtual de aprendizagem, Redação do Enem

Resumo

Uma das muitas importantes contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo é o processo de sistematização do ensino de línguas por meio de sequências didáticas. Contudo, diante do contexto brasileiro, alguns pesquisadores defendem adaptações e transformações no esquema de base, originalmente elaborado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para esta pesquisa, adotamos a proposição de Barros (2020), que, além de incluir o termo “de gêneros” na nomenclatura original do dispositivo - sequência didática de gêneros (SDG) -, amplia o seu escopo, abordando-o, também, como uma metodologia de ensino da língua: metodologia das SDG. . Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar as adaptações realizadas em uma SDG, hospedada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a qual visa ao aprimoramento da prática discursiva da produção de textos, de alunos do último ano do Ensino Médio, do gênero textual redação do ENEM. Os destaques são para as atividades de revisão e reescrita textual, para a elaboração de sinopse da SDG e ainda para os módulos construídos diante da especificidade da SDG estar hospedada em um AVA. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Aparecida Nunes de Souza, SEED PR

Licenciada em Letras-Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Especialista Língua Inglesa e Literatura (FAFIJA). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias Educacionais Digitais (UEL). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN/UENP). Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). 

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciada em Letras-Inglês. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), na graduação em Letras, no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UENP) e no Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN/UENP). Pesquisadora do grupo de Pesquisa DIALE (CNPQ/UENP).

Referências

BARROS, E. M. D.; STRIQUER, M. S. D.; GONÇALVES, A. V. A sequência didática de gêneros como ferramenta de desenvolvimento de letramentos múltiplos In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 325-348.

BARROS, E. M. D. A metodologia das sequências didáticas de gêneros sob a perspectiva do conceito interacionista de ZPD. In: BRANDILEONE, A. P. F. N.; OLIVEIRA, V. S. (org.). Literatura e língua portuguesa na educação básica: ensino e mediações formativas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 127-144.

BARROS, E. M. D.; MAFRA, G. M. A correção textual do professor como instrumento de ensino e aprendizagem na metodologia das sequências didáticas de gêneros. (Con)textos Linguísticos, Vitória, v. 10, n. 17, p. 46-68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14791. Acesso em: 24 nov. 2022

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2009.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 35-60.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 81-108.

MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L. Sequências e projetos didáticos no pacto nacional pela alfabetização na idade certa: uma leitura. Campinas: Pontes, 2018.

RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual interativa. São Paulo: Contexto, 2013.

SERAFINI, M. T. Como escrever textos. 9. ed. São Paulo: Globo, 1998.

SOUZA, C. A. N. Redação do ENEM: uma sequência didática de gêneros hospedada em ambiente virtual de aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2022. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714709. Acesso em: 24 nov. 2022

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes,1991

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

SOUZA, C. A. N. de; STRIQUER, M. dos S. D. Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 101–121, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp101-121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47042. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz