Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp101-121Keywords:
Sequência didática de gêneros, Ambiente virtual de aprendizagem, Redação do EnemAbstract
One of the many important contributions of Sociodiscursive Interactionism is the systematization process of language teaching, through didactic sequences. However, given the Brazilian context, some researchers defend adaptations and transformations in the base scheme, originally elaborated by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). Emphasizing the understanding that the procedures, in essence, constitute a methodology, consequently adopting the denomination didactic sequence of genres (DSG) (BARROS, STRIQUER, GONÇALVES, 2019; BARROS, 2020). Thus, this work aims to present the adaptations made in a DSG, hosted in a learning management system (LMS), which aims to improve the discursive practice of the textual genre ENEM essay text production from students in the last year of high school. Highlights are given for textual review and rewriting activities; for the elaboration of DSG synopsis; modules built in view of the specificity of the DSG being hosted in an LMS.
Downloads
References
BARROS, E. M. D.; STRIQUER, M. S. D.; GONÇALVES, A. V. A sequência didática de gêneros como ferramenta de desenvolvimento de letramentos múltiplos In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 325-348.
BARROS, E. M. D. A metodologia das sequências didáticas de gêneros sob a perspectiva do conceito interacionista de ZPD. In: BRANDILEONE, A. P. F. N.; OLIVEIRA, V. S. (org.). Literatura e língua portuguesa na educação básica: ensino e mediações formativas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 127-144.
BARROS, E. M. D.; MAFRA, G. M. A correção textual do professor como instrumento de ensino e aprendizagem na metodologia das sequências didáticas de gêneros. (Con)textos Linguísticos, Vitória, v. 10, n. 17, p. 46-68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14791. Acesso em: 24 nov. 2022
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2009.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 35-60.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 81-108.
MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L. Sequências e projetos didáticos no pacto nacional pela alfabetização na idade certa: uma leitura. Campinas: Pontes, 2018.
RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual interativa. São Paulo: Contexto, 2013.
SERAFINI, M. T. Como escrever textos. 9. ed. São Paulo: Globo, 1998.
SOUZA, C. A. N. Redação do ENEM: uma sequência didática de gêneros hospedada em ambiente virtual de aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2022. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714709. Acesso em: 24 nov. 2022
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes,1991
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Carla Aparecida Nunes de Souza, Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.