Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp101-121

Keywords:

Sequência didática de gêneros, Ambiente virtual de aprendizagem, Redação do Enem

Abstract

One of the many important contributions of Sociodiscursive Interactionism is the systematization process of language teaching, through didactic sequences. However, given the Brazilian context, some researchers defend adaptations and transformations in the base scheme, originally elaborated by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). Emphasizing the understanding that the procedures, in essence, constitute a methodology, consequently adopting the denomination didactic sequence of genres (DSG) (BARROS, STRIQUER, GONÇALVES, 2019; BARROS, 2020). Thus, this work aims to present the adaptations made in a DSG, hosted in a learning management system (LMS), which aims to improve the discursive practice of the textual genre ENEM essay text production from students in the last year of high school. Highlights are given for textual review and rewriting activities; for the elaboration of DSG synopsis; modules built in view of the specificity of the DSG being hosted in an LMS.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carla Aparecida Nunes de Souza, SEED PR

Licenciada em Letras-Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Especialista Língua Inglesa e Literatura (FAFIJA). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias Educacionais Digitais (UEL). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN/UENP). Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). 

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciada em Letras-Inglês. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), na graduação em Letras, no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UENP) e no Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN/UENP). Pesquisadora do grupo de Pesquisa DIALE (CNPQ/UENP).

References

BARROS, E. M. D.; STRIQUER, M. S. D.; GONÇALVES, A. V. A sequência didática de gêneros como ferramenta de desenvolvimento de letramentos múltiplos In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 325-348.

BARROS, E. M. D. A metodologia das sequências didáticas de gêneros sob a perspectiva do conceito interacionista de ZPD. In: BRANDILEONE, A. P. F. N.; OLIVEIRA, V. S. (org.). Literatura e língua portuguesa na educação básica: ensino e mediações formativas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 127-144.

BARROS, E. M. D.; MAFRA, G. M. A correção textual do professor como instrumento de ensino e aprendizagem na metodologia das sequências didáticas de gêneros. (Con)textos Linguísticos, Vitória, v. 10, n. 17, p. 46-68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14791. Acesso em: 24 nov. 2022

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2009.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 35-60.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 81-108.

MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L. Sequências e projetos didáticos no pacto nacional pela alfabetização na idade certa: uma leitura. Campinas: Pontes, 2018.

RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual interativa. São Paulo: Contexto, 2013.

SERAFINI, M. T. Como escrever textos. 9. ed. São Paulo: Globo, 1998.

SOUZA, C. A. N. Redação do ENEM: uma sequência didática de gêneros hospedada em ambiente virtual de aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2022. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714709. Acesso em: 24 nov. 2022

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes,1991

Published

2023-04-14

How to Cite

SOUZA, Carla Aparecida Nunes de; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 101–121, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp101-121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47042. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz