Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp101-121

Palabras clave:

Sequência didática de gêneros, Ambiente virtual de aprendizagem, Redação do Enem

Resumen

Una de las muchas e importantes contribuciones del Interaccionismo Sociodiscursivo es el proceso de sistematización de enseñanza de lenguas, a través de secuencias didácticas. Sin embargo, frente al contexto brasileño, algunos investigadores defienden que adaptaciones y transformaciones en el esquema base, originalmente, elaborado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Con destaque para la comprensión de que los procedimientos, en esencial, constituyen una metodología, resultando en la denominación “secuencias didácticas de género” (SDG) (BARROS, STIQUER, GONÇALVES, 2019; BARROS, 2020). Así, este trabajo tiene la finalidad de presentar las adaptaciones realizadas en una SDG, hospedada en un ambiente virtual de aprendizaje (AVA), a la cual destina al aprimoramento de la práctica discursiva de la producción de textos, de alumnos del último año de la secundaria, de género textual redacción do ENEM. Los destaques son para las actividades de revisión y reescritura textual; para la elaboración de la sinopsis de la SDG; módulos construidos frente a la especificidad de la SDG estar hospedada en un AVA.

Biografía del autor/a

Carla Aparecida Nunes de Souza, SEED PR

Licenciada em Letras-Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Especialista Língua Inglesa e Literatura (FAFIJA). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias Educacionais Digitais (UEL). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN/UENP). Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). 

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciada em Letras-Inglês. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), na graduação em Letras, no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UENP) e no Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN/UENP). Pesquisadora do grupo de Pesquisa DIALE (CNPQ/UENP).

Citas

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Publicado

2023-04-14

Cómo citar

SOUZA, Carla Aparecida Nunes de; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 101–121, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp101-121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47042. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz

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