A produção do artigo de opinião por meio de sequência didática em aulas de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp144-165

Palavras-chave:

Sequência didática, Intervenção pedagógica, Ensino médio

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar uma experiência de intervenção pedagógica realizada em práticas de produção de textos, em contexto pandêmico, na educação básica. Como ancoragem teórica, procuramos estabelecer diálogos com estudos sobre produção textual como atividade processual e interlocutiva (ANTUNES, 2009; GERALDI, 2015; 2017; MORETTO, 2013) e com a abordagem de gêneros e a metodologia de sequência didática propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Do ponto de vista metodológico, o trabalho configura-se uma pesquisa de campo, de viés interventivo, realizada junto a alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte. Para o trabalho analítico realizado neste estudo, selecionamos textos escritos produzidos no decorrer da proposta de intervenção implementada. Os resultados da análise interpretativa e qualitativa apontaram que, a despeito das dificuldades enfrentadas no contexto de aulas remotas, um trabalho de produção textual bem sistematizado, a partir de uma proposta de intervenção cuidadosamente elaborada e executada, contribui efetivamente e positivamente para a finalidade de desenvolver a capacidade argumentativa do alunado.

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Biografia do Autor

José Jilsemar da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros. Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Joseilda Alves de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

 Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros. Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino das cidades de Condado e Malta, PB.

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Araraquara. Professor do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado de Pau dos Ferros. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED) e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET).

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

SILVA, J. J. da; OLIVEIRA, J. A. de; BESSA, J. C. R. A produção do artigo de opinião por meio de sequência didática em aulas de língua portuguesa. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 144–165, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp144-165. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47137. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz