A produção do artigo de opinião por meio de sequência didática em aulas de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp144-165

Palavras-chave:

Sequência didática, Intervenção pedagógica, Ensino médio

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar uma experiência de intervenção pedagógica realizada em práticas de produção de textos, em contexto pandêmico, na educação básica. Como ancoragem teórica, procuramos estabelecer diálogos com estudos sobre produção textual como atividade processual e interlocutiva (ANTUNES, 2009; GERALDI, 2015; 2017; MORETTO, 2013) e com a abordagem de gêneros e a metodologia de sequência didática propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Do ponto de vista metodológico, o trabalho configura-se uma pesquisa de campo, de viés interventivo, realizada junto a alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte. Para o trabalho analítico realizado neste estudo, selecionamos textos escritos produzidos no decorrer da proposta de intervenção implementada. Os resultados da análise interpretativa e qualitativa apontaram que, a despeito das dificuldades enfrentadas no contexto de aulas remotas, um trabalho de produção textual bem sistematizado, a partir de uma proposta de intervenção cuidadosamente elaborada e executada, contribui efetivamente e positivamente para a finalidade de desenvolver a capacidade argumentativa do alunado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jilsemar da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros. Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Joseilda Alves de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

 Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros. Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino das cidades de Condado e Malta, PB.

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Araraquara. Professor do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado de Pau dos Ferros. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED) e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET).

Referências

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BESSA, J. C. R.; OLIVEIRA, J. A. A constituição dialógica na produção textual do gênero carta do leitor no ensino médio. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 9, n. 16, p. 170-193, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/6570. Acesso em: 5 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.170-193

DOLZ, J. M. Learning argumentative capacities: a study of the effects of a systematic and in-tensive teaching of argumentative discourse in 11-12 year old children. Argumentation, Netherlands, n. 10, p. 227-251, 1996. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00180727. Acesso em: 5 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00180727

DOLZ, J. M.; GAGNON, R.; DEC NDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

DOLZ, J. M.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

DOLZ, J. M.; SCHNEUWLY, B.; PIETRO, J. F. Relato da elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. p. 247-278.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015.

GERALDI, J. W. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: GEGe - GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões de metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. p. 19-39.

GERALDI, J. W. Passando em revista ideias sobre o ensino de língua portuguesa: uma entrevista com João Wanderley Geraldi. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 6, n. 1, p. 490-496, 2017. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/968. Acesso em: 05 fev. 2023.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

MAFRA, G. M.; BARROS, E. M. D. Revisão coletiva, correção do professor e autoavaliação: atividades mediadoras da aprendizagem da escrita. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 6, n. 1, p. 33-62, 2017. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/872. Acesso em: 05 fev. 2023.

MORETTO, M. Produção de textos em sala de aula: momento de interação e diálogo. Jundiaí: Paco editorial, 2013.

OLIMPÍADA de língua portuguesa. São Paulo: Escrevendo o Futuro, [2023]. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. Acesso em: 10 nov. 2022.

OLIVEIRA, J. A.; BESSA, J. C. R. A construção argumentativa do dizer do aluno na produção textual escrita no ensino médio. (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 801-820, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32357. Acesso em: 5 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32357

SANTOS-MARQUES, I. B. A. Argumentação, cidadania e participação social: o gênero discursivo artigo de opinião na olimpíada. São Paulo: Escrevendo o futuro, 2020. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2745/argumentacao-cidadania-e-participacao-social-o-genero-discursivo-artigo-de-opiniao-na-olimpiada. Acesso em: 5 fev. 2023.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 71-94.

SILVA, J. J. da. Proposta de intervenção para o ensino de escrita do gênero artigo de opinião: entre relatos e reflexões em perspectiva dialógica. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10958555. Acesso em: 5 fev. 2023.

SUASSUNA, L.; LEITÃO, A. K. G. A didatização da escrita por licenciandos do curso de Letras-Português da UFPE. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 12-39, 2018. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1195. Acesso em: 5 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22168/2237-6321-31195

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

SILVA, José Jilsemar da; OLIVEIRA, Joseilda Alves de; BESSA, José Cezinaldo Rocha. A produção do artigo de opinião por meio de sequência didática em aulas de língua portuguesa. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 144–165, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp144-165. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47137. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz