A produção do artigo de opinião por meio de sequência didática em aulas de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp144-165Palavras-chave:
Sequência didática, Intervenção pedagógica, Ensino médioResumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar uma experiência de intervenção pedagógica realizada em práticas de produção de textos, em contexto pandêmico, na educação básica. Como ancoragem teórica, procuramos estabelecer diálogos com estudos sobre produção textual como atividade processual e interlocutiva (ANTUNES, 2009; GERALDI, 2015; 2017; MORETTO, 2013) e com a abordagem de gêneros e a metodologia de sequência didática propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Do ponto de vista metodológico, o trabalho configura-se uma pesquisa de campo, de viés interventivo, realizada junto a alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte. Para o trabalho analítico realizado neste estudo, selecionamos textos escritos produzidos no decorrer da proposta de intervenção implementada. Os resultados da análise interpretativa e qualitativa apontaram que, a despeito das dificuldades enfrentadas no contexto de aulas remotas, um trabalho de produção textual bem sistematizado, a partir de uma proposta de intervenção cuidadosamente elaborada e executada, contribui efetivamente e positivamente para a finalidade de desenvolver a capacidade argumentativa do alunado.
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BESSA, J. C. R.; OLIVEIRA, J. A. A constituição dialógica na produção textual do gênero carta do leitor no ensino médio. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 9, n. 16, p. 170-193, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/6570. Acesso em: 5 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.170-193
DOLZ, J. M. Learning argumentative capacities: a study of the effects of a systematic and in-tensive teaching of argumentative discourse in 11-12 year old children. Argumentation, Netherlands, n. 10, p. 227-251, 1996. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00180727. Acesso em: 5 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00180727
DOLZ, J. M.; GAGNON, R.; DEC NDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado das Letras, 2010.
DOLZ, J. M.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
DOLZ, J. M.; SCHNEUWLY, B.; PIETRO, J. F. Relato da elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. p. 247-278.
GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015.
GERALDI, J. W. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: GEGe - GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões de metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. p. 19-39.
GERALDI, J. W. Passando em revista ideias sobre o ensino de língua portuguesa: uma entrevista com João Wanderley Geraldi. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 6, n. 1, p. 490-496, 2017. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/968. Acesso em: 05 fev. 2023.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
MAFRA, G. M.; BARROS, E. M. D. Revisão coletiva, correção do professor e autoavaliação: atividades mediadoras da aprendizagem da escrita. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 6, n. 1, p. 33-62, 2017. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/872. Acesso em: 05 fev. 2023.
MORETTO, M. Produção de textos em sala de aula: momento de interação e diálogo. Jundiaí: Paco editorial, 2013.
OLIMPÍADA de língua portuguesa. São Paulo: Escrevendo o Futuro, [2023]. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. Acesso em: 10 nov. 2022.
OLIVEIRA, J. A.; BESSA, J. C. R. A construção argumentativa do dizer do aluno na produção textual escrita no ensino médio. (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 801-820, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32357. Acesso em: 5 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32357
SANTOS-MARQUES, I. B. A. Argumentação, cidadania e participação social: o gênero discursivo artigo de opinião na olimpíada. São Paulo: Escrevendo o futuro, 2020. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2745/argumentacao-cidadania-e-participacao-social-o-genero-discursivo-artigo-de-opiniao-na-olimpiada. Acesso em: 5 fev. 2023.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 71-94.
SILVA, J. J. da. Proposta de intervenção para o ensino de escrita do gênero artigo de opinião: entre relatos e reflexões em perspectiva dialógica. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10958555. Acesso em: 5 fev. 2023.
SUASSUNA, L.; LEITÃO, A. K. G. A didatização da escrita por licenciandos do curso de Letras-Português da UFPE. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 12-39, 2018. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1195. Acesso em: 5 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22168/2237-6321-31195
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Jilsemar da Silva, Joseilda Alves de Oliveira, José Cezinaldo Rocha Bessa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.