Sequência didática do gênero carta de reclamação: validação com foco na transposição didática externa

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Samandra de Andrade Corrêa Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) https://orcid.org/0000-0002-1412-6718

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp77-100

Palavras-chave:

Validação didática, Material didático, Sequência didática de gêneros

Resumo

Os dados analisados neste trabalho são gerados pela pesquisa de mestrado de XX (2021), cujo objetivo foi validar a elaboração de uma sequência didática do gênero (SDG) carta de reclamação elaborada pela pesquisa. Neste trabalho, a finalidade é apresentar a análise realizada a partir de duas categorias selecionadas para o processo de validação da SDG, no âmbito da transposição didática externa: o princípio da indução e a variação das atividades; categorias essas depreendidas, na etapa exploratória da pesquisa, da sistematização teórica que fundamenta a metodologia das SDG (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS, 2020). O aporte teórico da pesquisa é, consequentemente, a vertente didática dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), sobretudo, no que se refere ao ensino da língua por meio das SDG. Metodologicamente, a pesquisa ancora-se no campo da Linguística Aplicada, na abordagem qualitativa-interpretativa do tipo documental. Os resultados apontam a importância da validação didática no processo de formação docente, mesmo no nível da transposição didática externa, ou seja, validação do material elaborado para a condução da SDG, antes da implementação em um contexto de ensino, uma vez ela proporciona um processo metacognitivo de reflexão muito importante para a formação docente.

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Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutorado em estudos da Linguagem (UEL). Professora associada da UENP. Atua na graduação em Letras, Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, Mestrado profissional em Letras em Rede (ProfLetras) e Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN). Líder do Grupo de Pesquisa DIALE. Membro do Projeto em Rede LILA - Laboratórios Integrados de Letramentos Acadêmicmo-Científicos. 

Samandra de Andrade Corrêa, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestre em Ensino pela UENP.

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

BARROS, E. M. D.; CORRÊA, S. de A. Sequência didática do gênero carta de reclamação: validação com foco na transposição didática externa. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 77–100, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp77-100. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47438. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz