Sequência didática do gênero carta de reclamação: validação com foco na transposição didática externa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp77-100Palavras-chave:
Validação didática, Material didático, Sequência didática de gênerosResumo
Os dados analisados neste trabalho são gerados pela pesquisa de mestrado de XX (2021), cujo objetivo foi validar a elaboração de uma sequência didática do gênero (SDG) carta de reclamação elaborada pela pesquisa. Neste trabalho, a finalidade é apresentar a análise realizada a partir de duas categorias selecionadas para o processo de validação da SDG, no âmbito da transposição didática externa: o princípio da indução e a variação das atividades; categorias essas depreendidas, na etapa exploratória da pesquisa, da sistematização teórica que fundamenta a metodologia das SDG (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS, 2020). O aporte teórico da pesquisa é, consequentemente, a vertente didática dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), sobretudo, no que se refere ao ensino da língua por meio das SDG. Metodologicamente, a pesquisa ancora-se no campo da Linguística Aplicada, na abordagem qualitativa-interpretativa do tipo documental. Os resultados apontam a importância da validação didática no processo de formação docente, mesmo no nível da transposição didática externa, ou seja, validação do material elaborado para a condução da SDG, antes da implementação em um contexto de ensino, uma vez ela proporciona um processo metacognitivo de reflexão muito importante para a formação docente.
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