O booktube no ensino médio: uma proposta de Sequência Didática de Gêneros no contexto remoto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp213-233Palavras-chave:
Sequência Didática de Gêneros, booktube, ensino remotoResumo
Durante a pandemia causada pelo Coronavírus, o ensino migrou de forma emergencial para a modalidade remota. Não obstante, buscaram-se estratégias alternativas para a manutenção do processo de ensino-aprendizagem nas escolas. A partir desse contexto, o presente estudo buscou avaliar o desenvolvimento das capacidades de linguagem de estudantes do ensino médio com o gênero roteiro de booktube, levando em consideração os contextos sociodiscursivos da cultura digital. A presente proposta foi desenvolvida com discentes da 3ª série do ensino médio, em conformidade com as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018a), tendo como base a modelização de gêneros textuais (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006) e o procedimento Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Para sistematização deste estudo de cunho qualitativo, de viés bibliográfico e documental, a análise foi realizada a partir dos registros da produção de roteiros de booktubers produzidos pelos estudantes. À luz dos estudos de Levy (1993, 1999), Marcuschi (2005, 2008), Santaella (2013), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) e Barros (2015), pôde-se notar que os estudantes conseguiram atuar como agentes-produtores e mobilizaram adequadamente as capacidades de linguagem para o planejamento do roteiro do booktube.
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