O booktube no ensino médio: uma proposta de Sequência Didática de Gêneros no contexto remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp213-233

Palavras-chave:

Sequência Didática de Gêneros, booktube, ensino remoto

Resumo

Durante a pandemia causada pelo Coronavírus, o ensino migrou de forma emergencial para a modalidade remota. Não obstante, buscaram-se estratégias alternativas para a manutenção do processo de ensino-aprendizagem nas escolas. A partir desse contexto, o presente estudo buscou avaliar o desenvolvimento das capacidades de linguagem de estudantes do ensino médio com o gênero roteiro de booktube, levando em consideração os contextos sociodiscursivos da cultura digital. A presente proposta foi desenvolvida com discentes da 3ª série do ensino médio, em conformidade com as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018a), tendo como base a modelização de gêneros textuais (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006) e o procedimento Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Para sistematização deste estudo de cunho qualitativo, de viés bibliográfico e documental, a análise foi realizada a partir dos registros da produção de roteiros de booktubers produzidos pelos estudantes. À luz dos estudos de Levy (1993, 1999), Marcuschi (2005, 2008), Santaella (2013), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) e Barros (2015), pôde-se notar que os estudantes conseguiram atuar como agentes-produtores e mobilizaram adequadamente as capacidades de linguagem para o planejamento do roteiro do booktube

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Biografia do Autor

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PROCADI e do Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS, ambos  da UPE. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (CNPq/UPE).

Maiara Coelho Rodrigues , Centro Universitário FAVENI

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa (UPE). Residente bolsista do Programa Residência Pedagógica da CAPES (2020 - 2022). Especialização em andamento em Educação Especial e Inclusiva (Centro Universitário FAVENI).

Gustavo Justino Pamplona, Universidade de Pernambuco

Graduando em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa (UPE). Bolsista do Programa Residência Pedagógica - CAPES/UPE (2020 - 2022). Integrante do grupo de pesquisa ITESI/CNPq.

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

KARLO-GOMES, G.; RODRIGUES , M. C.; PAMPLONA, G. J. O booktube no ensino médio: uma proposta de Sequência Didática de Gêneros no contexto remoto. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 213–233, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp213-233. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47199. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz