O booktube no ensino médio: uma proposta de Sequência Didática de Gêneros no contexto remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp213-233

Palavras-chave:

Sequência Didática de Gêneros, booktube, ensino remoto

Resumo

Durante a pandemia causada pelo Coronavírus, o ensino migrou de forma emergencial para a modalidade remota. Não obstante, buscaram-se estratégias alternativas para a manutenção do processo de ensino-aprendizagem nas escolas. A partir desse contexto, o presente estudo buscou avaliar o desenvolvimento das capacidades de linguagem de estudantes do ensino médio com o gênero roteiro de booktube, levando em consideração os contextos sociodiscursivos da cultura digital. A presente proposta foi desenvolvida com discentes da 3ª série do ensino médio, em conformidade com as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018a), tendo como base a modelização de gêneros textuais (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006) e o procedimento Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Para sistematização deste estudo de cunho qualitativo, de viés bibliográfico e documental, a análise foi realizada a partir dos registros da produção de roteiros de booktubers produzidos pelos estudantes. À luz dos estudos de Levy (1993, 1999), Marcuschi (2005, 2008), Santaella (2013), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) e Barros (2015), pôde-se notar que os estudantes conseguiram atuar como agentes-produtores e mobilizaram adequadamente as capacidades de linguagem para o planejamento do roteiro do booktube

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PROCADI e do Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS, ambos  da UPE. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (CNPq/UPE).

Maiara Coelho Rodrigues , Centro Universitário FAVENI

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa (UPE). Residente bolsista do Programa Residência Pedagógica da CAPES (2020 - 2022). Especialização em andamento em Educação Especial e Inclusiva (Centro Universitário FAVENI).

Gustavo Justino Pamplona, Universidade de Pernambuco

Graduando em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa (UPE). Bolsista do Programa Residência Pedagógica - CAPES/UPE (2020 - 2022). Integrante do grupo de pesquisa ITESI/CNPq.

Referências

ARAÚJO, D. L. O que é (e como faz) sequência didática. Entrepalavras, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 322-334, 2013. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148. Acesso em: 17 dez. 2022.

BARRETO, L. O homem que sabia javanês e outros contos. Curitiba: Polo Editorial do Paraná, 1997. Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/Javanes%20e%20Outros%20Contos.pdf. Acesso em: 17 dez. 2022.

BARROS, E. M. D. A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 54, n. 1, p. 109-136, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/zKKL8v8BDJFwG6PTDWVDXgR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-18134438146041

BARROS, E. M. D. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012. 366 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000171939. Acesso em: 31 jul.2021

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018a

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de residência pedagógica. Brasília: MEC, 2018b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 17 dez. 2022.

BRITTO, F. T. A. Videorresenhas em ambientes digitais. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8274971. Acesso em: 26 jul. 2021.

BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

FELTRIN, T. [S. l.: s. n.], 23 set. 2007. Youtube: @tatianafeltrin. Disponível em: https://www.youtube.com/@tatifeltrin/about. Acesso em: 17 dez. 2022.

O HOMEM que sabia javanês, Lima Barreto: nocautes literários. São Paulo: Ler Antes de Morrer, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ewDEU6_c3DQ. Acesso em: 17 dez. 2022.

JEFFMAN, T. M. W. Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. 2017. 395 f. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/6337/Tauana%20Mariana%20Weinberg%20Jeffman_.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 17 dez. 2022.

KARLO-GOMES, G.; MUNIZ, A. O.; SOUZA, S. J. P. As TDICS no campo de atuação social vida pública: uma sequência didática do gênero textual linha do tempo com o Canva. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 26, p. 1-21, 2021. Número Especial. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36379. Acesso em: 17 dez. 2022.

LEITE, T. [S. l.: s. n.], 23 jul. 2015. Youtube: @Valerumlivro. Disponível em: https://www.youtube.com/@Valerumlivro/videos. Acesso em: 17 dez. 2022.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aporte e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem e (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, 2006. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/349. Acesso em: 17 dez. 2022.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (org.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p.19-36.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MODELIZAÇÃO do gênero booktube. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1hkCjDOd7ybi_1zCYEEfVB-5l_j_iynV5/edit. Acesso em: 18 dez. 2022.

PIETRO, J. F.; ERARD, S.; KANEMAN-POUGATCH, M. Un modèle didactique du “débat”: de l’objet social à la pratique scolaire. Enjeux, Namur, v. 39, n. 40, p. 100-129, 1996-1997.

RIOS, R. F.; KARLO-GOMES, G. Sequência didática do gênero artigo científico na formação de professores: percepção da função social na relação escola-universidade. In: BARRICELLI, E.; KARLO-GOMES, G.; DOLZ, J. Sequências didáticas na escola e na universidade: planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros. Campinas: Mercado de Letras, 2020. p.167-188.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e escrita: apresentação de um procedimento. In:______. Gêneros orais e escritos na escola.Trad. e Org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.

[SEQUÊNCIA didática do booktube]. [2022]. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1BWIO3EEbwcV_rJAdAEWcXbWv2g_78rpz/edit?usp=sharing&ouid=116628746053348108680&rtpof=true&sd=true. Acesso em: 20 dez. 2022.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

KARLO-GOMES, Geam; RODRIGUES , Maiara Coelho; PAMPLONA, Gustavo Justino. O booktube no ensino médio: uma proposta de Sequência Didática de Gêneros no contexto remoto. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 213–233, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp213-233. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47199. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz