O booktube no ensino médio: uma proposta de Sequência Didática de Gêneros no contexto remoto

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp213-233

Keywords:

Sequência Didática de Gêneros, booktube, ensino remoto

Abstract

During the pandemic caused by the Coronavirus, teaching has shifted towards a virtual environment emergencially. Furthermore, alternative strategies were sought to assure the teaching-learning process in schools. That being said, the present study aimed at assessing the development of language skills in high school students through the booktube genre, taking into account the socio-discursive contexts embedded in the digital culture. This proposition was developed with 3rd grade high school students, in accordance with the BNCC (BRASIL, 2018), based on the textual genres modeling  (MACHADO, CRISTOVÃO, 2006) and the didactic sequence procedures of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). In order to systematize this qualitative study, with a bibliographic and documental leaning, the analysis was carried out from the booktubers' scripts produced by the students. Subsidized by the studies of Levy (1993, 1999), Bronckart (1999), Santaella (2013), Dolz and Schneuwly (2004) and Barros (2015), it could be noted that students were able to act as agent-producers and performed the linguistic-discursive operations for planning the booktube script.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PROCADI e do Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS, ambos  da UPE. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (CNPq/UPE).

Maiara Coelho Rodrigues , Centro Universitário FAVENI

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa (UPE). Residente bolsista do Programa Residência Pedagógica da CAPES (2020 - 2022). Especialização em andamento em Educação Especial e Inclusiva (Centro Universitário FAVENI).

Gustavo Justino Pamplona, Universidade de Pernambuco

Graduando em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa (UPE). Bolsista do Programa Residência Pedagógica - CAPES/UPE (2020 - 2022). Integrante do grupo de pesquisa ITESI/CNPq.

References

ARAÚJO, D. L. O que é (e como faz) sequência didática. Entrepalavras, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 322-334, 2013. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148. Acesso em: 17 dez. 2022.

BARRETO, L. O homem que sabia javanês e outros contos. Curitiba: Polo Editorial do Paraná, 1997. Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/Javanes%20e%20Outros%20Contos.pdf. Acesso em: 17 dez. 2022.

BARROS, E. M. D. A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 54, n. 1, p. 109-136, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/zKKL8v8BDJFwG6PTDWVDXgR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-18134438146041

BARROS, E. M. D. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012. 366 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000171939. Acesso em: 31 jul.2021

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018a

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de residência pedagógica. Brasília: MEC, 2018b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 17 dez. 2022.

BRITTO, F. T. A. Videorresenhas em ambientes digitais. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8274971. Acesso em: 26 jul. 2021.

BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

FELTRIN, T. [S. l.: s. n.], 23 set. 2007. Youtube: @tatianafeltrin. Disponível em: https://www.youtube.com/@tatifeltrin/about. Acesso em: 17 dez. 2022.

O HOMEM que sabia javanês, Lima Barreto: nocautes literários. São Paulo: Ler Antes de Morrer, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ewDEU6_c3DQ. Acesso em: 17 dez. 2022.

JEFFMAN, T. M. W. Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. 2017. 395 f. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/6337/Tauana%20Mariana%20Weinberg%20Jeffman_.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 17 dez. 2022.

KARLO-GOMES, G.; MUNIZ, A. O.; SOUZA, S. J. P. As TDICS no campo de atuação social vida pública: uma sequência didática do gênero textual linha do tempo com o Canva. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 26, p. 1-21, 2021. Número Especial. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36379. Acesso em: 17 dez. 2022.

LEITE, T. [S. l.: s. n.], 23 jul. 2015. Youtube: @Valerumlivro. Disponível em: https://www.youtube.com/@Valerumlivro/videos. Acesso em: 17 dez. 2022.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aporte e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem e (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, 2006. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/349. Acesso em: 17 dez. 2022.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (org.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p.19-36.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MODELIZAÇÃO do gênero booktube. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1hkCjDOd7ybi_1zCYEEfVB-5l_j_iynV5/edit. Acesso em: 18 dez. 2022.

PIETRO, J. F.; ERARD, S.; KANEMAN-POUGATCH, M. Un modèle didactique du “débat”: de l’objet social à la pratique scolaire. Enjeux, Namur, v. 39, n. 40, p. 100-129, 1996-1997.

RIOS, R. F.; KARLO-GOMES, G. Sequência didática do gênero artigo científico na formação de professores: percepção da função social na relação escola-universidade. In: BARRICELLI, E.; KARLO-GOMES, G.; DOLZ, J. Sequências didáticas na escola e na universidade: planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros. Campinas: Mercado de Letras, 2020. p.167-188.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e escrita: apresentação de um procedimento. In:______. Gêneros orais e escritos na escola.Trad. e Org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.

[SEQUÊNCIA didática do booktube]. [2022]. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1BWIO3EEbwcV_rJAdAEWcXbWv2g_78rpz/edit?usp=sharing&ouid=116628746053348108680&rtpof=true&sd=true. Acesso em: 20 dez. 2022.

Published

2023-04-14

How to Cite

KARLO-GOMES, Geam; RODRIGUES , Maiara Coelho; PAMPLONA, Gustavo Justino. O booktube no ensino médio: uma proposta de Sequência Didática de Gêneros no contexto remoto. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 213–233, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp213-233. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47199. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz