A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp122-143

Palavras-chave:

Gêneros Orais, Interação, Sequências Didáticas

Resumo

O presente artigo situa-se em uma concepção interacionista de linguagem e tem como objetivo relatar de que forma a utilização da sequência didática (SD), em um contexto de Ensino Médio, contribui para o ensino-aprendizagem do gênero oral debate público regrado. Nosso referencial teórico está sustentado nas teorias relacionadas a gêneros textuais e orais, a partir de Dolz e Schneuwly (2004), Bentes (2010), Marcuschi (2008), Travaglia (2017), entre outros. Metodologicamente, a partir do recurso da gravação e da transcrição, especificamente, do primeiro e do último debate, adotamos como critérios de análise: a) a apropriação do gênero debate público regrado de uma aluna, a partir da mobilização de aspectos linguísticos extralinguísticos e paralinguísticos característicos do texto oral; b) as atividades realizadas nas oficinas, sobretudo nos módulos da SD. Como resultado, apresentamos a relevância da didatização dos gêneros textuais orais, por meio das sequências didáticas, de modo que tais atividades contribuíram efetivamente para o desenvolvimento comunicativo dos estudantes e para a aprendizagem de um gênero oral.

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Biografia do Autor

Luane Guerra Vitorino, UFSM

Mestre em Letras Estudos Linguísticos pela UFSM. Doutoranda em Letras Estudos Linguísticos pela UFSM.

Luciane Carlan da Silveira, UFSM

Mestre em Letras Estudos Linguísticos pela UFSM. Doutoranda em Letras Estudos Linguísticos pela UFSM. 

Gil Roberto Costa Negreiros, UFSM

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Santa Maria. 

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

VITORINO, L. G.; SILVEIRA, L. C. da; NEGREIROS, G. R. C. A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 122–143, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp122-143. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47122. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz