A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp122-143

Palavras-chave:

Gêneros Orais, Interação, Sequências Didáticas

Resumo

O presente artigo situa-se em uma concepção interacionista de linguagem e tem como objetivo relatar de que forma a utilização da sequência didática (SD), em um contexto de Ensino Médio, contribui para o ensino-aprendizagem do gênero oral debate público regrado. Nosso referencial teórico está sustentado nas teorias relacionadas a gêneros textuais e orais, a partir de Dolz e Schneuwly (2004), Bentes (2010), Marcuschi (2008), Travaglia (2017), entre outros. Metodologicamente, a partir do recurso da gravação e da transcrição, especificamente, do primeiro e do último debate, adotamos como critérios de análise: a) a apropriação do gênero debate público regrado de uma aluna, a partir da mobilização de aspectos linguísticos extralinguísticos e paralinguísticos característicos do texto oral; b) as atividades realizadas nas oficinas, sobretudo nos módulos da SD. Como resultado, apresentamos a relevância da didatização dos gêneros textuais orais, por meio das sequências didáticas, de modo que tais atividades contribuíram efetivamente para o desenvolvimento comunicativo dos estudantes e para a aprendizagem de um gênero oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luane Guerra Vitorino, UFSM

Mestre em Letras Estudos Linguísticos pela UFSM. Doutoranda em Letras Estudos Linguísticos pela UFSM.

Luciane Carlan da Silveira, UFSM

Mestre em Letras Estudos Linguísticos pela UFSM. Doutoranda em Letras Estudos Linguísticos pela UFSM. 

Gil Roberto Costa Negreiros, UFSM

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Santa Maria. 

Referências

BAUMGÄRTNER, C. T. Grupo de estudos de língua portuguesa – GELP: uma experiência de formação continuada e professores com foco em gêneros orais e ensino. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. C. Gêneros orais no ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

BENTES, A. Linguagem oral no espaço escolar: rediscutindo o lugar das práticas e dos gêneros orais na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino)

DOLZ, J.; GAGNON, R. O gênero de texto, uma ferramenta didática para desenvolver a linguagem oral e escrita. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. C. Gêneros orais no ensino. Campinas: Mercado das Letras, 2015.

DOLZ, J.; MABILLARD, J. P. Enseigner la compréhensionde l’oral: un projet d’ingénierie didactique. In: DE PIETRO, J.; FISHER, C.; GAGNON, R. (org.). L’oral aujourd’hui: perspectives didactiques. Namur: Presses universitaires de Namur, 2017. p. 109-130.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; HALLER, S. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 149-214.

FRIEDRICH, J. Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento, uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas: Mercado das Letras, 2012.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

LIBERALI, F. C. Argumentação em contexto escolar. Campinas: Pontes Editores, 2013.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

PRETTI, D. (org.). Análise de textos orais. 4. ed. São Paulo: Humanitas Publicações, 1999.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

TRAVAGLIA, L. C. Gêneros orais e caracterização. Olhares e Trilhas, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 13-24, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/issue/view/1521/Edi%C3%A7%C3%A3o%20completa> Acesso em: 20 nov. 2022.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

VITORINO, Luane Guerra; SILVEIRA, Luciane Carlan da; NEGREIROS, Gil Roberto Costa. A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 122–143, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp122-143. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47122. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz