Escrita/ reescrita de textos: o gênero dissertação escolar e a metodologia da sequência didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp166-188

Palavras-chave:

Sequência Didática, Gêneros textuais, Dissertação escolar

Resumo

O presente trabalho trata do processo de escrita/reescrita de textos a partir do gênero dissertação escolar, tendo a metodologia da sequência didática (SD) como parâmetro para o processo de produção textual. Nosso objetivo é demonstrar que a SD, como processo de intervenção nos textos escolares, pode estabelecer um momento de interlocução entre alunos e professores, além de dar aos estudantes orientações sobre as questões micro e macrotextuais. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática em torno do gênero dissertação escolar, buscando proporcionar uma verdadeira situação de interação verbal. Assim, nos embasamos, principalmente, na teoria textual de Bronckart (2007) e Bakhtin (2010) e nos estudos de Dolz (2010) a respeito da didatização de gêneros textuais. Nosso trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio de uma escola pública, em que foram analisadas as habilidades linguístico/discursivas desenvolvidas por eles durante o processo de aplicação da SD. Ao final do estudo, pudemos constatar que houve uma evolução entre a primeira e a última produção dos alunos e que a SD conscientiza o educando a respeito da importância da reescrita para uma produção textual mais proficiente. Além disso, a intervenção da SD ajudou os estudantes a internalizar as principais características e funções sociocomunicativas do gênero.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonia Luziane Silva de Castro, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Letras – Português pela Universidade Federal do Maranhão (2020), especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão (2022) e discente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus Bacabal, atuando na linha de estudo Texto e Discurso. Possui experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, texto, leitura e análise do discurso.

Paulo da Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008) e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Bacabal. É professor do Mestrado acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. É docente do Mestrado Acadêmico em Letras da UFMA/Campus de Bacabal, atuando na Linha de Pesquisa: "Texto, Discurso e seus Múltiplos Objetos.

Referências

ADAM, J. M. Linguistique textuelle: des genres de discours aux textes. Paris: Nathan, 1999.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo. São Paulo: EDUC, 2007.

DOLZ, J. Sequências didáticas para o oral e escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

GONÇALVES, A. V.; BAZARIM, M. (org.). Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. 2. ed. Campinas: Pontes, 2013.

JESUS, C. A. Reescrita: para além da higienização. 1995. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras Português) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269381. Acesso em: 4 fev. 2023.

LIMA, P. S. A reescrita de textos na escola: trabalhando com gêneros e sequências didáticas. 2014. 289 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.

LIMA, P. S.; LIMA, L. Q. Ferramentas didáticas na re (escrita) de resenha de filme em sala de aula. In: SILVA, W.R; LIMA, P.S; MOREIRA, M.T (org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escola e universidades. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 199-228

LIMA, P. S.; SOUSA, I. V. Produção de artigo de opinião em sequência didática. In: SILVA, W. R.; LIMA, P. S.; MOREIRA, M. T. (org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escola e universidades. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 167-198.

MAINGUENEAU, D. Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

SOUZA, E. G. Dissertação: gênero ou tipo textual?. In: DIONISIO, A. P.; BESERRA, N. S. (org.). Tecendo textos, construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

SWALES, J. M. Genre analysis: english in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

CASTRO, A. L. S. de; LIMA, P. da S. Escrita/ reescrita de textos: o gênero dissertação escolar e a metodologia da sequência didática. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 166–188, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp166-188. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47140. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz