Escrita/ reescrita de textos: o gênero dissertação escolar e a metodologia da sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp166-188Palabras clave:
Sequência Didática, Gêneros textuais, Dissertação escolarResumen
O presente trabalho trata do processo de escrita/reescrita de textos a partir do gênero dissertação escolar, tendo a metodologia da sequência didática (SD) como parâmetro para o processo de produção textual. Nosso objetivo é demonstrar que a SD, como processo de intervenção nos textos escolares, pode estabelecer um momento de interlocução entre alunos e professores, além de dar aos estudantes orientações sobre as questões micro e macrotextuais. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática em torno do gênero dissertação escolar, buscando proporcionar uma verdadeira situação de interação verbal. Assim, nos embasamos, principalmente, na teoria textual de Bronckart (2007) e Bakhtin (2010) e nos estudos de Dolz (2010) a respeito da didatização de gêneros textuais. Nosso trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio de uma escola pública, em que foram analisadas as habilidades linguístico/discursivas desenvolvidas por eles durante o processo de aplicação da SD. Ao final do estudo, pudemos constatar que houve uma evolução entre a primeira e a última produção dos alunos e que a SD conscientiza o educando a respeito da importância da reescrita para uma produção textual mais proficiente. Além disso, a intervenção da SD ajudou os estudantes a internalizar as principais características e funções sociocomunicativas do gênero.
Descargas
Citas
ADAM, J. M. Linguistique textuelle: des genres de discours aux textes. Paris: Nathan, 1999.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo. São Paulo: EDUC, 2007.
DOLZ, J. Sequências didáticas para o oral e escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.
GONÇALVES, A. V.; BAZARIM, M. (org.). Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. 2. ed. Campinas: Pontes, 2013.
JESUS, C. A. Reescrita: para além da higienização. 1995. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras Português) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269381. Acesso em: 4 fev. 2023.
LIMA, P. S. A reescrita de textos na escola: trabalhando com gêneros e sequências didáticas. 2014. 289 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
LIMA, P. S.; LIMA, L. Q. Ferramentas didáticas na re (escrita) de resenha de filme em sala de aula. In: SILVA, W.R; LIMA, P.S; MOREIRA, M.T (org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escola e universidades. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 199-228
LIMA, P. S.; SOUSA, I. V. Produção de artigo de opinião em sequência didática. In: SILVA, W. R.; LIMA, P. S.; MOREIRA, M. T. (org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escola e universidades. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 167-198.
MAINGUENEAU, D. Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
SOUZA, E. G. Dissertação: gênero ou tipo textual?. In: DIONISIO, A. P.; BESERRA, N. S. (org.). Tecendo textos, construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
SWALES, J. M. Genre analysis: english in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Antonia Luziane Silva de Castro, Paulo da Silva Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.